Sábado, 22 de fevereiro de 2025

Postado às 10h24 | 28 Jul 2016 | Edinaldo Moreno Governo pretende cortar internet de 740 unidades de universidades do interior do Paí­s, diz rádio

Crédito da foto: Foto: EBC

O Governo Federal pode cortar até setembro a internet de 740 unidades de universidades do interior do País. A informação foi publicada no site da Rádio CBN nesta quinta-feira, 28.

Segundo a emissora, a verba destinada à Rede Nacional de Pesquisas caiu de R$ 258 milhões em 2015 para R$ 126 milhões em 2016, o que representa um corte de 51%. 

“O pior: o aporte que costuma ser feito em maio ainda não foi realizado. Os cofres vazios fizeram com que o diretor geral da rede, Nelson Simões, enviasse uma carta aos diretores de vários centros de ensino do interior do Brasil e ministros avisando da possibilidade do fim das pesquisas acadêmicas. Até 4 milhões de pessoas poderiam ser atingidas diretamente pelos cortes, como professores, pesquisadores, estudantes e pacientes de hospitais universitários. “, diz um trecho da publicação.

Os pesquisadores já foram avisados da possibilidade de corte da internet em várias universidades.

A Rede Nacional de Pesquisas está presente em todos os estados brasileiros. O cabeamento de alto desempenho é responsável por levar conectividade a mais de 1.200 campi universitários. Mas são os polos do interior dos estados que causam preocupação, já que a sua internet possui um pagamento individualizado, por causa das instalações feitas sob encomenda, explica a matéria. 

Leia aqui matéria completa.

Tags:

voltar