Postado às 08h27 | 26 Mai 2017 | Edinaldo Moreno
Petrobras reduz preço da gasolina em 5,4% e do diesel em 3,5% nas refinarias
O aumento nas importações em abril contribuiu
Crédito da foto: Foto: Divulgação/Petrobrás
O Grupo Executivo de Mercados e Preços (GEMP) da Petrobrás decidiu reduzir o preço médio nas refinarias em 5,4% para a gasolina e em 3,5% para o diesel. A medida se deu após avaliação e acompanha a política de preços anunciada em outubro do ano passado.
Segundo a estatal, caso o ajuste seja repassado integralmente e não haja alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o custo do diesel para o consumidor final pode cair 2,2%, ou cerca de R$ 0,07 por litro, em média; e o da gasolina, 2,4%, ou R$ 0,09 por litro, em média.
Conforme a empresa, o aumento significativo nas importações no último mês, contribuiu, predominantemente, para a redução, porque obrigou ajustes de competitividade da Petrobras no mercado interno. A empresa acrescentou que a política seguida tem como princípio a sua participação de mercado, que é também um dos componentes de análise considerado pelo GEMP.
A Petrobras informou que a importação de gasolina por terceiros para o mercado interno passou de 240 mil metros cúbicos (m3), em fevereiro, para 419 mil, em abril, e a previsão é que se mantenha em torno deste nível em maio. Já com relação ao diesel, a importação subiu de 564 mil m3, em fevereiro, para 811 mil, em abril. A expectativa é superar 1 milhão de metros cúbicos em maio.