[caption id="attachment_54056" align="alignleft" width="300"] Vereador Francisco Carlos criou a Frente Parlamentar em Defesa da Uern (foto: Jornal de Fato)[/caption]
A Frente Parlamentar em Defesa da Uern está criada oficialmente, com objetivo único de fortalecer a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e preservar de qualquer processo que não seja a seu favor.
A iniciativa do vereador eleito Francisco Carlos (PP) recebeu a adesão de autoridades públicas, políticos, representantes de vários segmentos da sociedade e da atual administração da Uern.
Na solenidade realizada nesta quinta-feira (1), na Câmara Municipal de Mossoró, os discursos fortaleceram a luta em defesa da Uern e foram além do combate à privatização, sugerida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Cláudio Santos.
"Essa ameaça não existe, está superada. A Frente Parlamentar tem o objetivo de lutar pelo fortalecimento da nossa Universidade, pelo avanço do ensino, pesquisa e graduação", justificou Francisco Carlos. "É importante a participação de todos porque a Uern não é apenas um patrimônio de Mossoró, mas de todo o Rio Grande do Norte."
[caption id="attachment_54057" align="alignright" width="300"]
Prefeita eleita Rosalba Ciarlini fez defesa da Uern (foto: Carlos Costa)[/caption]
A prefeita eleita Rosalba Ciarlini (PP) reafirmou o seu apoio e a participação na Frente Parlamentar em Defesa da Uern. Disse que a universidade precisa receber atenção dos governantes, dos políticos e de todas as autoridades, dada a sua importância na formação de novas gerações de profissionais, mestres, doutores.
"Quando fui governadora abri mão se emenda parlamentar que seria destinada para o governo em prol da Uern, porque eu não aceitava que na hora de definir as emendas ao orçamento da União era priorizada apenas a Universidade Federal", disse Rosalba.
O reitor Pedro Fernandes elogiou a iniciativa do vereador Francisco Carlos e apresentou números que confirmam a importância da Uern para o ensino superior do Rio Grande do Norte. Ele repetiu que a Universidade do Estado não é culpada ou representa ameaça às finanças públicas e que o seu orçamento é até modesto para o papel que desempenha.
Veja os membros da Frente Parlamentar em Defesa da Uern:
Câmara Municipal: vereadores Francisco Carlos (presidente), Izabel Montenegro, Tassyo Mardonny, Genivan Vale.
Associação dos Docentes da Uern (ADUERN): Alcivan Nunes, Lemuel Rodrigues
Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern: Fábio Bentes e Francisco Elineudo.
Reitoria da Uern: Maria Ivonete Soares e Erison Natércio.
Diretório Central dos Estudantes (DCE): Maria Andrezza da Silva.
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): Igor Bernardino.
Assembleia Legislativa do RN: deputados Souza (PHS) e Fernando Mineiro (PT).
A oficialização da Frente Parlamentar contou também com a presença de vereadores atuais como Izabel Montenegro (PMDB), Alex Moacir (PMDB), Lairinho Rosado (PSB), e eleitos em 2 de outubro como Petras Vinícius (DEM), Sandra Rosado (PSB), Didi de Arnor (PRB), Raério Cabeça (PRB), João Gentil (PV), Ozaniel (PR), Emílio Ferreira (PSD) e Zé Peixeiro (PSC). Todos afirmaram apoio ao trabalho que a frente desenvolverá em defesa da Uern.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.