O clima está tenso na Câmara Municipal de Mossoró nesta terça-feira (6). Confronto entre o presidente da Casa, Jório Nogueira (PSD) e detentores de cargos comissionados exonerado por ele está sendo travado com acusações, insultos, gritos e ameaças.
A galeria do Palácio Rodolfo Fernandes está tomado pelos exonerados que cobram seriedade ao presidente na condução da crise e exigem o retorno ao trabalho ou o pagamento de indenização.
A revolta da categoria foi “apimentada” pela denúncia do procurador da Casa, advogado Kennedy Salvador, de que eles não trabalhavam e serviam de “laranja” para os vereadores.
Os servidores exonerados estão cobrando provas e ameaçam levar o caso à Justiça para que o presidente Jório e o procurador Salvador possam provar ou desmentir a acusação.
[caption id="attachment_54197" align="aligncenter" width="310"] Servidor exibe cartaz criticando Jório Nogueira em carnaval fora de época (foto: Carlos Costa)[/caption]
Eles também se dizem revoltados com a forma que Jório decidiu encarar o momento de crise, saindo de Mossoró para curtir o Carnaval – carnaval fora de época de Natal. Inclusive, eles levaram um litro de whisky e o cartaz com a frase: “Jório, eu trouxe o seu whisky do Carnatal.”
O presidente, por sua vez, afirmou que não vai aceitar intimidações, que tomou a decisão correta ao exonerar 143 cargos comissionados e que, se for preciso, levará o caso à Justiça.
Em entrevista ao repórter Agenor Melo, da Rede Potiguar de Comunicação (RPC), Jório Nogueira fez duras críticas aos vereadores que emitiram nota o acusando de não zelar com os recursos públicos, e disse que esses vereadores não tratam o mandato com seriedade.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.