[caption id="attachment_56252" align="aligncenter" width="631"] Homens trabalho na instalação da Estação Permissionária de Telecomunicações (EPTA) no aeroporto de Jericoacoara (foto cedida)[/caption]
Os aeroportos de Jericoacoara e de Aracati, no Ceará, estão recebendo as Estações Permissionárias de Telecomunicações (EPTA), para fortalecer o processo de implantação de voos comerciais.
A EPTA tem a fundação de coordenar as operações de tráfego aéreo para o aeroporto. Ela dispõe de uma estação meteorológica de superfície e uma estação de rádio VHF aeronáutica para fazer comunicação com pilotos no ar e auxiliar em manobras na pista.
O DER-CE divulgou a empresa que irá operar as estações prestadoras de serviços de telecomunicações e de tráfego aéreo (EPTA) dos aeroportos de Jericoacoara e Aracati.
A Braxton ficará responsável pelo controle do tráfego aéreo, informação de voo, informação de voo do aeródromo, entre outros. O valor vencedor da licitação de Jericoacoara foi de R$ 2,7 milhões, enquanto o de Aracati atingiu R$ 2,5 milhões.
[caption id="attachment_56253" align="aligncenter" width="631"]
Equipamentos serão instalados no Aeroporto de Aracati a partir desta quinta-feira (foto: cedida)[/caption]
Com essas instalações, por exemplo, o aeroporto de Aracati passa a superar o velho Aeroporto Dix-sept Rosado de Mossoró em classificação. O de Mossoró foi rebaixado para 2C (aviões pequenos) enquanto o da cidade cearense será elevado para 3C (aviões de grande porte).
A FORÇA DOS CEARENSES
A companhia aérea Gol solicitou uma frequência de voo direto de Jericoacoara para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O pedido, conhecido como Autorização de Voos Regulares (Hotran), foi protocolado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A solicitação ocorreu no dia 10 de fevereiro. A expectativa é que o voo entre em operação a partir do dia 1 de março.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.