A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde e da Coordenadoria de Comunicação, está iniciando a campanha “Filhos de Upanema”. O objetivo é incentivar o registro de recém-nascidos como naturais de Upanema.
A campanha começa a ser desenvolvida no momento em que a Medida Provisória 776/2017, publicada na última quinta-feira (27) no Diário Oficial da União (DOU), permite, a partir de agora, os pais escolherem entre registrar o local de sua residência ou o local de nascimento da criança.
A Medida Provisória, além de beneficiar o lado emocional e estimativo das pessoas, permitirá que o Governo Federal controle melhor as natalidades, os dados de epidemiologia e mapear todos os municípios brasileiros para desenvolvimento de ações e políticas públicas, facilitando o trabalho de acompanhamento por parte dos profissionais que atuam pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Upanema deixou de receber o Selo Unicef Município Aprovado no ano passado, justamente, em razão de muitas crianças serem registradas como naturais de outras cidades, especialmente Mossoró.
A campanha “Filhos de Upanema” será desenvolvida inicialmente nas redes sociais e contempla também
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.