Mobilidade, acessibilidade, segurança e valorização dos equipamentos turísticos. Esse é o novo conceito do Pingo da Mei Dia deste ano. O evento que é considerado uma das principais atrações do Mossoró Cidade Junina (MCJ) vai passar por algumas mudanças para que os mossoroenses e visitantes aproveitem melhor a festa.
Para ter um corredor mais livre, a Secretaria Municipal de Cultura não permitirá a instalação de camarotes, barracas ou tendas nas praças do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, Memorial da Resistência e Praças da Convivência e dos Skates.
O decreto autoriza a instalação de camarotes nas calçadas das casas e outros imóveis que ficam no Corredor Cultural. Basta que o proprietário procure fazer o licenciamento do uso e ocupação do solo na Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente.
No decreto são feitas algumas recomendações para que seja respeitado o direito de ir e vir das pessoas, ou seja, não pode haver vedação dos acessos e dos vãos de iluminação e ventilação. O proprietário do imóvel, que tem prioridade, poderá solicitar até o dia 26 de maio o licenciamento dos espaços do passeio público.
Os espaços já estão mapeados e a seleção será por ordem de chegada da pessoa interessada em instalar o camarote ou tenda. É cobrado um preço público dado pelo uso e ocupação do solo de R$ 10,00 por metro quadrado. Os recursos são para aumentar o efetivo da limpeza, atrações e ações de segurança e saúde no Mossoró Cidade Junina.
O credenciamento dos permissionários será realizado de a 23 a 31 de maio de 2017, das 14h às 18h, no Auditório Dorian Jorge Freire da Estação das Artes Elizeu Ventania – Centro, Mossoró/RN, ofertando-se prioridade aos proprietários dos bens imóveis localizados ao longo do percurso oficial do evento objeto deste Decreto.
Percurso maior e mais livre
Pela primeira vez a Estação das Artes Eliseu Ventania vai ser incluída no percurso do Pingo da Mei Dia. Os trios sairão da Estação e percorrerão pela Avenida, fazendo a volta na Praça de Convivência. Com isso, a expectativa é que a presença dos comerciantes seja descentralizada, com a ocupação também do espaço interno da Estação.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.