A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (24) a Medida Provisória (MP 763/16) que prorroga a isenção de tributo sobre transporte fluvial de mercadorias.
A MP prorroga até 8 de janeiro de 2019 a isenção do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) beneficiando mercadorias cuja origem ou cujo destino final seja portos localizados nas regiões Norte ou Nordeste do país.
A medida favorece, entre outros setores, o de alumínio, granéis líquidos e indústria salineira.
De acordo com Sindicato da Indústria da Extração do Sal no Estado do Rio Grande do Norte (SIESAL), sem a isenção do AFRMM, o custo de transporte do sal marinho brasileiro ficaria mais caro em pelo menos 10% e, consequentemente, haveia dificuldades no setor responsável por 15 mil empregos diretos e 50 mil indiretos.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.