A semana começa com a condenação a 12 anos de prisão do ex-ministro Antônio Palocci, da fina flor do PT, por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Palocci pegou 12 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão. A canetada foi do juiz federal Sérgio Moro, na Lava Jato.
Ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Antônio Palocci foi preso na 35ª fase da operação deflagrada em setembro do ano passado. Atualmente, está detido no Paraná.
É acusado de intermediar propinas pagas pela Odebrecht ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ex-executivos da empreiteira afirmaram que o codinome “Italiano”, que aparece em uma planilha ao lado de valores, fazia referência a Palocci.
Ele nega ser o “Italiano”.
O juiz Moro se prepara, agora, para sentenciar o ex-presidente Lula, no processo do Tríplex. O petista pode pegar até 22 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.