Terça-Feira, 29 de abril de 2025

Postado às 09h00 | 27 Jun 2017 | Coluna - 27 de junho de 2017

Dinheiro público não pode pagar bola murcha

A partir da metade da década de 2000, firmada a parceria da Prefeitura de Mossoró com Potiguar e Baraúnas, criou-se de forma perigosa a ideia de que o dinheiro público deve bancar os clubes profissionais do futebol local. A parceria passou a ser vista como obrigação. Sem chance para o erário. E se o gestor decidir que não tem recursos para os clubes, logo é chamado de “inimigo” do futebol.

Como o futebol mexe com paixão, logo o desportista – passional por natureza – compra a ideia. Daí, os clubes têm o reforço dos torcedores para pressionar a Prefeitura a liberar o cofre.

E setores da imprensa vão juntos, fazendo ecoar o discurso dos dirigentes. Quem já não ouviu em alguma resenha alguém questionar: “se tem dinheiro para festa (leia-se Mossoró Cidade Junina), por que não tem para o futebol?” Como se uma coisa tivesse ligação à outra. E não é nada disso.

Primeiro, deve ser dito que os clubes não podem sobreviver do dinheiro público. São instituições privadas, como qualquer outra, que devem buscar seu alicerce financeiro de forma profissional. Caso contrário, fecham-se. É assim que funciona.

Segundo, observado sob o ponto de vista legal, o dinheiro público não pode ser usado para pagar salários de funcionários de empresas privadas. É crime, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). E todos sabem que Potiguar e Baraúnas sempre usam os recursos liberados para a Prefeitura para pagar folha salarial. Invariavelmente.

Terceiro, não é sequer razoável aceitar o argumento de que se a Prefeitura não liberar dinheiro, o futebol vai se acabar, transferindo para o Município a responsabilidade que é dos clubes. O clube profissional não pode ser extensão da coisa pública, muito menos depender dela. Inadmissível essa conta.

Outro ponto que se mostra bastante frágil é o argumento de que o Município pode ter retorno da publicidade que o clube faz ao disputar uma competição em nível nacional. Questionável.

Veja, por exemplo, a participação do Potiguar no Brasileiro da Série D 2017, que não passou da primeira fase, sequer conquistou uma vitória e foi saco de pancadas de adversários modestos, como o Guarany de Sobral (CE).

Qual empresa colocaria a sua logomarca em um produto fraco?

A campanha bisonha e vergonhosa do alvirrubro depõe contra. Portanto, está mais do que na hora de acabar com esse vício. Os clubes têm que ter vida própria, suas fontes de receita. Do contrário, não devem transferir o "fardo" para o cofre público.

É como dizem os especialistas: futebol é caro e só se faz com muito dinheiro. Se não tem, melhor ir para as arquibancadas.

 

McDia Feliz

A Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região está inserida, mais uma vez, no McDia Feliz. Receberá parte da renda da venda de Big Mac, no dia 26 de agosto, nas lojas do McDonalds.

 

Sem limite

A Secretaria do Planejamento de Mossoró não teve expediente no primeiro dia da semana. É que os bandidos arrombaram o caixa eletrônico do local e levaram todo o dinheiro. A polícia isolou a área, para iniciar as investigações.

 

Condenação de Palocci é aperitivo

Em condenação ao ex-ministro Antônio Palocci (PT) a 12 anos de prisão, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, citou o ex-presidente Lula (PT) 75 vezes.

Para os advogados de defesa, o juiz acenou como será o julgamento de Lula no caso do triplex, deixando a entender que a condenação é fato consumado.

A decisão de Moro está no "forno" para sair a qualquer hora. Ele é acusado de ter se beneficiado com R$ 87,6 milhões para ter facilitado a vida da construtora OAS, conforme acusação feita pelo Ministério Público Federal (MPF).

Lula jura que é inocente.

 

Hora de pular fogueira

Qual o político que mais brincou quadrilhas, pulou fogueira, soltou foguetões e encheu o bucho de comidas típicas no último final de semana? Disparadamente, a deputada federal Zenaide Maia (PR).

De São Gonçalo, na Grande Natal, a Assú, na região do Vale, ela mostrou disposição e o desejo de cair nos braços do povão matuto. O Senado da República é bem aí e o ano de 2018 também.

O senador José Agripino Maia também caprichou.

 

Pra rir...

Lula lidera corrida presidencial com 30% da intenção de votos, segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira, 26. Supera o deputado Jair Bolsonaro (PSC), que tem 16% e a ex-senadora verde Marina Silva (Rede), com 15%.

 

...e pra chorar

Se a liderança abre sorriso, amarelo que se diga, a situação de Lula é bem delicada no quesito rejeição. Pelo menos 46% dos brasileiros responderam que não votam nele. Consequência da marca da corrupção estampada no réu da Lava Jato.

 

Pau dos Ferros terá santuário

A Câmara Municipal de Pau dos Ferros autorizou a abertura de crédito suplementar para a gestão do prefeito Leonardo Rêgo construir o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. O projeto visa fortalecer a economia através do turismo religioso.  Apesar de o prefeito ter dificuldades de relacionamento com a Câmara, prevaleceu o interesse coletivo.

 

Tabajara

O deputado federal Beto Rosado (PP) levantou voz pela retomada das obras de duplicação da Reta Tabajara, que liga Natal ao interior do RN. As obras foram paralisadas há meses, sem reação do Governo Federal.

 

Sob pressão, FGTS será preservado

Sob pressão e com popularidade de apenas 7%, conforme pesquisa Ibope, o presidente Michel Temer orientou a equipe econômica a arquivar o projeto de usar o FGTS no seguro-desemprego.

A reação foi negativa quando o ministro Henrique Meirelles admitiu a possibilidade na semana passada.

No retorno ao Brasil, o presidente mandou enterrar o assunto.

 

É NOTÍCIA

1- As centrais sindicais bancam nova parada geral na próxima sexta-feira, 30, contra o governo Temer. A escolha da sexta-feira é para esticar o fim de semana dos servidores públicos.

2- A previsão da inflação oficial caiu de 3,64% para 3,48%, neste ano. Para 2018, a estimativa desceu de 4,33% para 4,30%. Já o crescimento do PIB caiu mais de uma vez, de 0,40% para 0,39%.

3- O fim de semana foi de luto para a imprensa mossoroense, com a morte de Praxedes Júnior, ex-diretor da Rádio Difusora. E o futebol chorou a morte de Dedé Praxedes, ex-dirigente da LDM.

4- A cantora cearense Eliane, a Rainha do Forró, será a atração do "Boca da Noite",  que encerrará o Mossoró Cidade Junina. No estilo do Pingo da Mei Dia, o comboio acontecerá sábado, às 19h.

5- A Faculdade Diocesana realiza hoje o vestibular para os cursos de Teologia, Fisioterapia, Ciências Contábeis e Psicologia. As provas serão aplicadas das 19h às 22h. Aulas em agosto.

 

FRASE

"Nada nos destruirá. Nem a mim nem a nossos ministros."

MICHEL TEMER – Presidente “tampão” do Brasil.

Tags:

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO