Assembleia Legislativa do RN é assim…
Cena 1: o deputado Dibson Lisboa (PSD) caminha no plenário e nos corredores da Assembleia Legislativa do RN usando uma vistosa tornozeleira eletrônica.
Cena 2: o deputado Ricardo Motta (PSB) assiste de casa, via TV Assembleia, as sessões e os trabalhos da Assembleia Legislativa, porque a Justiça o afastou do mandato por 180 dias e o proibiu de se aproximar do Palácio José Augusto.
O primeiro, condenado a cinco anos de prisão por ter desviado dinheiro público quando foi prefeito do município Goianinha, na Grande Natal. Teve, também, os direitos políticos suspensos pela Justiça.
O segundo, investigado na Operação Candeeiro, que desmantelou uma quadrilha que roubou, pelo menos, R$ 19 milhões do Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente (IDEMA-RN).
Os dois juram inocência. As provas, incontestáveis, afirmam o contrário.
E a sociedade assiste a tudo esperando uma posição firme do presidente da Casa Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). Ele, porém, faz de conta que nada está acontecendo. Aliás, sequer fala sobre o assunto. Pior: nos bastidores da Casa, as pisadas do presidente não oferecem o mínimo de confiança.
Não é só isso.
No rastro da Candeeiro, outra operação descortinou a farra do dinheiro público no Legislativo potiguar. A Dama de Espadas, comandada pela ex-procuradora Rita das Mercês, desviou, pelo menos, R$ 5 milhões através de servidores fantasmas. Pelo menos, uma dezena de deputados está sendo investigada.
“Ritinha”, como é mais conhecida a ex-procuradora, passou a ser vista como uma ‘bomba-relógio”, prestes a explodir no momento que se sentir abandonada por seus companheiros de negócio.
Curioso é que, mesmo descoberta pelo Ministério Público e respondendo a processo criminal, a ex-procuradora ganhou a aposentadoria como prêmio. A bondade tem as digitais do presidente Ezequiel e dos demais membros da mesa diretora.
Vivendo agora nas sombras, mas igualmente poderosa, Rita das Mercês parece revelar à opinião pública como funciona a Assembleia Legislativa. Poucos ou quase nenhum inquilino do Palácio José Augusto tem a coragem de peitá-la. Muito pelo contrário.
Portanto, é essa a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. Uma Casa formada por um presidiário, outro afastado por corrupção, mas igualmente recebendo subsídios, e uma dezena de investigados.
Tudo isso na cara do povo, sem qualquer cerimônia.
Não custa nada lembrar que daqui a pouco tem eleições.
Fique de olho
Até o final do ano, Natal terá seis bairros 100% saneados: Capim Macio, Ponta Negra, Lagoa Nova, Lagoa Seca, Dix-sept Rosado e Alecrim. É o “Sanear RN”, iniciado na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini.
Governadoráveis
O presidente do PSDB de Natal, Dickson Nasser Júnior, diz que o partido terá candidato próprio ao Governo do Estado do RN em 2018, citando três “pré-candidatos”: Ezequiel Ferreira, Rogério Marinho ou Tião da Prest.
Walter Alves bota a mão no fogo
O deputado federal Walter Alves ignorou o sentimento popular e deu de ombros à crise que afeta o PMDB potiguar desde a prisão do ex-ministro Henrique Alves, seu primo.
Ao ter falado pela primeira vez como presidente estadual do partido, cargo que era de Henrique, o parlamentar disse que o primo é “inocente” e que o PMDB está firme e forte para as eleições de 2018 e definiu a prioridade número 1: reeleição do senador Garibaldi Filho, seu pai.
Walter lembrou que na última eleição do seu pai, ele obteve mais de 1 milhão de votos em 2010.
A prioridade número 2 ele não citou, mas é a renovação do seu mandato.
Câmara acata parecer do TCE
A Câmara Municipal de Mossoró (CMM) aprovou as contas dos dois últimos exercícios da gestão da ex-prefeita Fafá Rosado (2011/2012).
Seguiu os pareceres do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), que recomendaram a aprovação das contas, com ressalvas.
A decisão foi acatada com 14 votos favoráveis, um voto contra e quatro abstenções.
O Legislativo entra em recesso de meio de ano, mas mantém plantão na Casa.
Casa própria
O projeto que autoriza o Executivo doar terreno para a construção da sede do Legislativo mossoroense passou pelo crivo do plenário da Câmara Municipal. Aprovado por unanimidade, segue para a sanção da prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Daí, a Câmara tem prazo de dois anos para iniciar a obra em terreno público.
Segue
A presidente Izabel Montenegro (PMDB) parte para a segunda etapa do projeto, que é buscar financiamento para a construção do novo Palácio Rodolfo Fernandes. Tem “caixa”.
Carnaval pode ter Formato do “Pingo”
O formato do “Pingo da Mei Dia” e do “Boca da Noite”, que abre e encerra o Mossoró Cidade Junina, pode ser copiado para resgatar o carnaval da cidade. A Secretaria de Cultura deve analisar a proposta e elaborar o projeto. A imensidão do Corredor Cultural permite o formato de “micareta”, sem perder as raízes e tradições culturais de blocos, maracatus, tribos de índios.
Amigo de Temer
Em sua peça acusatória, o Ministério Público Federal cita o ex-ministro Geddel Vieira Lima como um “criminoso em série”. Ele, assim como os outros, diz que é inocente, perseguido e vítima da imprensa golpista.
Bancada potiguar tem 2 contra Temer
Dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte, dois anunciaram voto a favor da abertura de inquérito para investigar o presidente Michel Temer: Zenaide Maia (PR) e Rafael Motta (PSB).
Os outros seis, até aqui, não disseram “sim” nem “não”. Vão esperar o clima na Câmara e no país no momento do voto.
A defesa de Temer será apresentada hoje à Câmara dos Deputados.
É NOTÍCIA
1- Os servidores da Saúde, em greve, realizam ato público em frente à Secretaria de Saúde do Estado, às 9h. A categoria reclama atraso de salários, entre outras demandas represadas.
2- A Prefeitura está pagando os cachês dos artistas que se apresentaram no Mossoró Cidade Junina. Basta regularizar documentação e questões burocráticas e procurar a Secretaria de Finanças.
3- Há 50 anos, era lançado “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márques. Prêmio Nobel de Literatura, a obra é considerada uma das mais importantes da literatura latino-americana.
4- Hoje, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Foi criado em 1972, na Conferência da ONU, em Estocolmo (Suécia), como forma de alertar o mundo para salvar o planeta.
5- O empresário Fred Queiroz, em delação, entregou seus patrões nas eleições de 2010, 2012, 2014 e 2016. Falou tudo para sair da cadeia e atingiu de morte a fina flor da política potiguar. Anote.
FRASE
“Eu sou inocente.”
DISSON LISBOA – Deputado estadual do RN, que anda com tornozeleira eletrônica.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.