“Pies para qué los quiero si tengo alas pa’ vola”
A frase acima (pés, para que te quero, se tenho asas para voar) é uma das mais célebres da pintora mexicana Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, “Frida Kahlo”. Teria feito 100 anos de vida na última quinta-feira (6). Foi no dia 6 de julho de 1907 que a artista, considerada uma das mais importantes do século XX, nasceu na cidade de Coyacá/México.
Frida começou a pintar quando, aos 18 anos de idade, sofreu um acidente de ônibus e encontrou na pintura uma atividade produtiva e libertadora durante a sua recuperação. Única e intensa: são com esses adjetivos que muitos denominam a trajetória de Frida.
Uma mulher à frente do seu tempo, que não se importava com aqueles que estavam a lhe julgar. Juntava-se aos homens para beber e fumar, “bebi porque queria afogar minhas mágoas, mas agora as coisas malditas aprenderam a nadar”; além disso, falava o que pensava sem medo de repreensões e, dessa forma, foi rompendo com todos os estereótipos impostos pela sociedade da época.
Apesar de ter tido uma vida rodeada de tragédias, acidentes, preconceitos, abortos não desejados, amputação, desgostos e traições, conseguiu extrair delas uma beleza singular e que foi traduzida em suas obras e roupas, cheias de cores vibrantes e flores. E foi desse modo que retratou a realidade na sua arte e a viveu intensamente.
“A pintura tem ocupado minha vida. Perdi três filhos e uma série de coisas que poderiam ter preenchido a minha vida horrível. A pintura substituiu tudo. Eu acho que não há nada melhor do que trabalhar.”
Outra marca nas suas pinturas foram os diversos autorretratos que ela pintou. “Eu pinto autorretratos porque estou muitas vezes sozinha e porque eu sou a pessoa que eu conheço melhor.”
No ano de 1929, Frida casou com Diego Rivera, pintor e muralista mais importante do século XX, que ajudou a pintora a se revelar como artista. E, apesar de ter sido um casamento tumultuado e conturbado, Frida o viveu com intensidade, deixando transparecer um amor incondicional, como ela dizia: “Onde não puderes amar, não te demores.”
E foi aos 47 anos de idade apenas que ela partiu, deixando no seu diário as suas últimas palavras: “Espero alegre a minha partida – e espero não retornar nunca mais.” Esse caderno, que continha diversas anotações secretas da pintora, virou um livro. Frida Kahlo foi uma mulher que rompeu com todos os paradigmas do seu tempo, e será, para sempre, lembrada.
(Brena Santos – Advogada)
Greve
Os servidores da Saúde do Estado avaliam nesta segunda-feira, 10, a primeira semana de greve. A assembleia será realizada na sede do Sindsaúde em Natal, às 9h. A categoria reclama melhoria salarial.
Sucessão
A Associação dos Docentes da Uern (ADUERN) inicia o processo de escolha da nova diretoria para o biênio 2017/2019. As eleições estão marcadas para o dia 19 de agosto. As chapas poderão se inscrever entre os dias 18 e 19 de julho.
Sandra não tira a Câmara da cabeça
A vereadora Sandra Rosado (PSB) já disse: a prioridade para as eleições de 2018 é a renovação do mandato da deputada Larissa Rosado (PSB). A possibilidade é bem palpável e bem mais real do que foi nas eleições de 2014, quando Larissa acabou ficando na primeira suplência de sua coligação. O rosadismo trabalha para não ter surpresa. No entanto, se o quadro no momento das convenções for favorável, Sandra colocará o seu nome à Câmara dos Deputados, na qual cumpriu três mandados consecutivos. Ela sonha voltar a ocupar a cadeira herdada do pai, saudoso deputado Vingt Rosado. E quer.
Os tempos são outros
Hoje habitando o campo do rosalbismo, grupo liderado pelo ex-deputado Carlos Augusto, a vereadora Sandra Rosado sabe que a prioridade é a renovação do mandato do deputado federal Beto Rosado (PP). Não há como comportar duas candidaturas federais dentro do mesmo grupo. No passado, a família Rosado chegou a eleger dois deputados federais em eleições seguidas, mas em grupos diferentes. Hoje, é difícil repetir a dose dupla.
Placar na CCJ
O ex-reitor Josivan Barbosa ressurge nos corredores da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA) com o projeto de voltar a comandar a instituição. Assume a linha de frente da oposição ao reitor José de Arimatea e, mesmo distante do processo sucessório, trabalha o futuro.
Segue
Josivan Barbosa era diretor da Esam quando a instituição foi transformada em universidade federal. Foi o primeiro reitor eleito e reeleito. Depois, sonhou com a política partida, fracassando com a estrela do PT.
A semana da Reforma Trabalhista
A Reforma Trabalhista será votada no plenário do Senado na terça-feira, 11. O relator Romero Jucá (PMDB-RR) deu parecer contrário a todas as 178 emendas apresentadas ao texto aprovado na Câmara dos Deputados. Não haverá mais debates sobre o tema; apenas a votação do texto principal e de destaques de bancadas apresentados. A sessão promete ser intensa.
1.ª eleitora
Hoje, completa 45 anos da morte da professora Celina Guimarães, a primeira mulher eleitora da América Latina, fato ocorrido em Mossoró, em 1927. Era a esposa do professor Eliseu Viana.
Emílio Santiago no Fest Boss 2017
O cantor cearense Marcos Lessa, que ficou famoso após ter participado do The Voice Brasil, foi confirmado no Fest Bossa & Jazz 2017, em Mossoró. Ele prepara um tributo a Emílio Santiago. A grande atração do evento será o músico luso-brasileiro Nuno Mindelis, considerado pela crítica o principal guitarrista de blues do país. O festival será nos dias 22 e 23 de setembro.
É NOTÍCIA
1- As 12 vagas para o cargo de oficial do Corpo de Bombeiros do RN são disputadas por 4.649 candidatos. As provas serão realizadas neste domingo, 9, em Mossoró, Natal e Caicó.
2- A Universidade Regional da Bahia (UNIRB) investiu na estruturação do campus em Mossoró, instalado à margem da BR-110, saída para Areia Branca. Substitui a Faculdade Mater Christi.
3- O médico Milton Marques de Medeiros completaria 77 anos hoje. O ex-reitor da Uern e fundador do São Camilo de Lellis e da TV a Cabo Mossoró (TCM) morreu no último dia 22 de abril.
4- O coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, estará em Mossoró na terça-feira, 11, para lançar a “Frente Ampla pelas Diretas Já”. O evento será realizado no Hotel VillaOeste, às 9h.
5- Nesta data, em 2006, era inaugurada a nova sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) em Mossoró, ocupando área do Sesc, no concorrido bairro Nova Betânia.
FRASE
“Serei leal e correto com o presidente Temer.”
RODRIGO MAIA – Presidente da Câmara, o “sucessor” de Michel Temer.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.