Quarta-Feira, 30 de abril de 2025

Postado às 10h30 | 24 Jul 2017 | Operação Luz afasta o presidente da Câmara Municipal de Natal

Crédito da foto: Arquivo Raniere Barbosa sempre foi visto como homem forte do prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves

Quem conhece detalhes da Operação Luz, detonada nesta manhã (24) pelo Ministério Público Estadual do RN (MPRN), não ficou surpresa com o afastamento de Raniere Barbosa da presidência da Câmara Municipal de Natal. As suas digitais estariam bem vivas na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da capital, de onde teriam saído pelo ralo mais de 22 milhões de reais

Veja reportagem completa do defato.com clicando AQUI.

Há indícios que o desvio de recursos é decorrente de superfaturamento e pagamento de propina relativos a contratos firmados entre empresas e a Semusur para a prestação de serviços referentes à manutenção e à decoração do parque de iluminação pública de Natal.

A secretaria assinou e pagou e mais de 73 milhões de contratos com empresas para iluminação pública, com faturamento em torno de 30%, segundo o MPRN.

Além de ter sido afastado do mandato, Raniere está proibido de ir à Câmara Municipal, à Semsur e à Controladoria do Município, para não prejudicar as investigações.

15 mandados de prisão, busca e apreensão estão sendo cumpridos em Natal e Parnamirim, no Rio Grande do Norte; Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Fernando de Noronha, em Pernambuco.

O OUTRO LADO

Raniere Barbosa emitiu nota afirmando que respeita o trabalho das instituições fiscalizadoras, mas disse que é inocente. Ele destaca que deixou a titularidade da Semsur em 2013. Disse ainda que sempre colaborou com as investigações.

Raniere vai recorrer da decisão para voltar ao cargo de presidente do Legislativo natalense.

Tags:

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO