Devolva o Brasil aos índios
A manchete é da Gazeta de Campinas: “Os deputados, entregues à mais criminosa vadiagem, desertam de seus postos...” Edição do dia 30 de julho de 1882.
Hoje, 135 anos depois, pergunta-se: o que foi que mudou?
Do Brasil Imperial à República contemporânea, a política e os políticos mostram-se os mesmos. Mudaram-se nomes, personagens, siglas, cores, mas o comportamento ético e moral permanece o mesmo. Sem tirar nem pôr.
Não há diferença da manchete centenária da Gazeta de Campinas para a manchete recente do site Congresso em Foco, em 17 de maio de 2017: “Denúncias contra Temer e Aécio esvaziam Congresso e interrompem sessões do Senado e da Câmara.”
A semana que está começando deve produzir nova manchete com teor igual. É que deputados ameaçam “desertar” para não votar a autorização de investigação contra o presidente Michel Temer (PMDB), apanhado em atividade suspeita com o delinquente Joesley Batista, o dono da Friboi. De um lado, os governistas, loucos para salvar a pele do patrão; do outro, os oposicionistas, em minoria, querendo evitar a votação para esticar a crise política que castiga o Brasil e os brasileiros.
Qual a diferença de uns para os outros? Nenhuma.
Eles não estão nem aí para o país. Querem mais é que a nação se exploda, em nome de seus interesses inconfessáveis, e a luta insana pelo poder. Sem limite, sem vergonha, sem dó nem piedade.
Aliás, não há nada mais sem vergonha do que o corrupto condenado a nove anos e meio de cadeia percorrendo o país em campanha à Presidência da República. Na certeza de que discursa para uma massa, em sua grande maioria, despolitizada, sem educação e cultura, e cada vez mais refém do Bolsa Família e de esmolas eleitorais, ele acredita que é possível se eleger com o voto popular para voltar roubar a pátria.
Tão vergonhoso quanto é a nação aceitar que esses delinquentes agridam as autoridades sérias deste país, como os membros do Ministério Público Federal, Polícia Federal e Justiça Federal, na tentativa de desqualificar as investigações, denúncias e condenações.
Pior ainda é a porção “estudada”, devidamente remunerada, com dinheiro público, transformada em instrumento de alienação do povo carente. Defender Lula, Aécio, Temer, Dilma, Renan, Sarney, Gleisi, Jucá, PT, PSDB, PMDB, DEM e outros elementos e siglas da mesma classe é tão criminoso quanto a prática delituosa desses políticos.
O fato é que nada mudou do Brasil Imperial para cá. E a chance de mudar é rasa, quase nada.
Melhor devolver o Brasil aos índios e pedir desculpas.
Defato.com
A cobertura em tempo real dos acontecimentos deste domingo, 30, o leitor acompanha no defato.com. O plantão de notícia acompanhará tudo de perto, deixando você bem informado. Acesse o portal defato.com.
Farra das passagens
A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai apurar envolvimento de 199 políticos com a "farra das passagens". Do Rio Grande do Norte, três deputados envolvidos: Felipe Maia (DEM), Rogério Marinho (PSDB) e Fábio Faria (PSD).
Eles dão "corda" para evitar Tião
O deputado federal Rogério Marinho, "dono" do PSDB no Rio Grande do Norte, e o ex-deputado João Maia, "dono" do PR, se juntaram para tirar o empresário Tião da Prest (PSDB) do caminho à Câmara dos Deputados. Sem bater de frente. A estratégia é incentivar Tião à disputa majoritária, com apoio de tucanos, republicanos e um braço do empresariado potiguar – leia-se Marcelo Alecrim. Como Tião está montado no "cacau", Marinho e Maia entendem que não teriam como concorrer com ele uma vaga à Câmara. Ademais, Tião na "cabeça da chapa" bancaria o palanque PSDB/PR.
Pros pode ser nova opção
Apesar de a disputa majoritária massagear o seu ego, Tião da Prest decidiu que não entrará em nova aventura. Só tentará o Governo se tiver chance de vitória. Do contrário, será candidato à Câmara dos Deputados. E se o PSDB colocar obstáculos, ele tem outra opção partidária. Recebeu convite do Pros, presidido no estado pelo deputado Albert Dickson. Os dois se reuniram recentemente em Mossoró.
Salários
Os salários de julho dos servidores públicos municipais de Mossoró serão depositados nesta segunda-feira, 31, cumprindo em dia o calendário estabelecido pela gestão Rosalba Ciarlini (PP). Paralelamente, está pagando os salários atrasados pela gestão anterior, como os meses de novembro, dezembro e 13.º.
Segue
Além dos salários, a atual gestão segue pagando outras dívidas herdadas como gratificações, o 14.º salário da educação, previsto em lei, e o PMAQ do pessoal da saúde.
Esqueceram-se de mim
Há exatos 24 anos, o Cine Cid abria a bilheteria para exibir o último filme – "Esqueceram de Mim – 2". Depois, adquirido pelo Estado, transformou-se no Teatro Lauro Monte Filho. Hoje, destruído, espera pela reconstrução.
Presidente
Ney Lopes Júnior (PSD) assume a presidência da Câmara Municipal de Natal nesta segunda-feira, 31. Substitui Raniere Barbosa (PDT), afastado pela Operação Cidade Luz, do Ministério Público (MPRN).
UPA surgiu como solução à saúde
A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel completa hoje 15 anos. A primeira do país, idealizada na terceira gestão da prefeita Rosalba Ciarlini na Prefeitura de Mossoró. Serviu de modelo para fortalecer a assistência à saúde nos bairros e desafogar os grandes hospitais. A cidade ganhou outras duas UPAs nos bairros Santo Antônio e Belo Horizonte.
É NOTÍCIA
1- Terminou o mês de julho, sem que os servidores públicos estaduais que ganham acima de R$ 4 mil tenham recebido o salário integral de junho. Eles entram agosto lisos e com contas.
2- O Caic do Carnaubal completa 25 anos nesta segunda-feira, 31. Foi inaugurado pelo embaixador Sérgio Paulo Rouanet, representando o presidente Collor. Hoje, sofre com o abandono.
3- A Brisanet está investindo na instalação de um canal local para a sua TV a cabo. Faz parte do projeto de ampliação no mercado local, fazendo frente à TCM. Deverá estrear em setembro.
4- A Diocese de Caicó está aguardando 50 mil fiéis na tradicional procissão de Sant'Ana, que encerra hoje a festa da padroeira dos seridoenses. A procissão será realizada no final da tarde.
5- Hoje, completa 29 anos da morte de José Abelardo Barbosa de Medeiros, o saudoso "Chacrinha". O maior animador da história da televisão brasileira. Não apareceu outro igual, até hoje.
FRASE
"Os deputados, entregues à mais criminosa vadiagem, desertam de seus postos.”
GAZETA DE CAMPINAS – Manchete no dia 30 de julho de 1882.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.