São todos iguais, sem tirar nem pôr
Às vésperas da votação do pedido de autorização para Michel Temer (PMDB) ser investigado por crime de corrupção, conforme denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a senadora Fátima Bezerra (PT) engrossou o coro de que o Planalto “rasga” dinheiro público para salvar o presidente. A parlamentar potiguar refere-se ao volume de emendas parlamentares liberadas nos últimos dias, beneficiando sobremaneira os deputados da base governista.
A senadora abriu o bocão: “Temer tem transformado o Palácio do Planalto e o Jaburu em um balcão de negócios. São negociatas atrás de negociatas, usando de forma espúria e seletiva o orçamento público. Ou seja: comprando os votos dos deputados em troca de liberação de emendas, cargos e favores. Apenas em junho, segundo a ONG Contas Abertas, foram liberados mais de R$ 2 bilhões em emendas.”
Fátima Bezerra reclamou, de punhos fechados, ao seu estilo, que os recentes cortes orçamentários divulgados pelo Governo vão prejudicar fortemente o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A parlamentar citou o Rio Grande do Norte como castigado, “onde mais de 800 obras estão em risco, todas essenciais para a população, como a duplicação da Reta Tabajara, a finalização da barragem de Oiticica e a continuidade do programa Água para Todos, que vai levar segurança hídrica para cerca de 4.500 famílias.”
Fátima observou: “Enquanto falta dinheiro para garantir o funcionamento das universidades, para garantir os investimentos no PAC, para fazer que o Brasil não desça ladeira abaixo para voltar ao chamado mapa da fome, o Governo tem escancarado os cofres públicos para comprar o voto dos parlamentares a fim de salvar o próprio pescoço.”
O discurso de Fátima tem dois ângulos bem definidos:
1 - a petista está correta quando acusa o Governo de transformar o Planalto em balcão de negócios a fim de salvar a pele de Temer. Realmente, esdrúxula a forma como o presidente distribuiu recursos vias emendas parlamentares, com único critério de comprar votos a seu favor.
2 - A petista se esquece que essa mesma prática o Planalto fez, há pouco tempo, na tentativa de livrar a companheira Dilma Rousseff (PT) do impeachment. Inclusive, não custa lembrar que Lula montou um QG para as negociatas com parlamentares, a fim de comprar os votos necessários para "salvar" Dilma
O fato é que o que Temer faz agora, Dilma, Lula, e outros governantes fizeram. A única diferença é que uns negociam melhor do que outros.
Porém, são todos iguais.
Fora, Temer!
Servidores públicos, estudantes e bancários participam de um ato público hoje em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, para gritar: "Fora, Temer!". Eles dizem que são contra a corrupção de Temer.
Meu Deus!
Mossoró fechou o mês de julho com 19 assassinatos e nenhum autor preso. No ano, já são 147 homicídios. No mesmo período, em 2016, foram 140 mortes na cidade. Os números confirmam o avanço da criminalidade.
Não há ligação de Fafá com Robinson
"Não houve nenhum contato com Fafá, nem comigo." A afirmação é do ex-deputado Leonardo Nogueira, esposo da ex-prefeita Fafá Rosado, sobre a notícia de aproximação política com o governador Robinson Faria (PSD). Ele afirmou, em conversa com o titular da coluna, que o casal nunca recebeu convite ou marcou reunião política com a primeira-dama Juliane Faria. O que houve, segundo ele, foi um assessor, identificado como Klebinho, que disse que "Dona Juliane" queria falar com Fafá. No mais, Leonardo diz que ele e Fafá devem participar do processo eleitoral da melhor maneira possível.
Dia D para Michel Temer
O presidente Michel Temer (PMDB) termina o dia da terça-feira (1.º), na certeza que a oposição não terá os 342 votos mínimos para aprovar o pedido de investigação contra ele, na votação do plenário da Câmara nesta quarta-feira (2). A base governista foi "passada a limpo" um por um. E o líder do governo, senador Romero Jucá, mandou o recado para os companheiros do PMDB. Quem votar contra o presidente, sofrerá as consequências.
Em atraso
O novo diretor da Liga Mossoroense de Estudo e Combate ao Câncer, Marcondes Diógenes, reclama que o Estado continua acumulando dívidas com a instituição. Mais de R$ 2 milhões em atraso. Por consequência, afeta o equilíbrio financeiro da Liga, respingando nos pacientes.
Segue
A Liga atende a pacientes de 62 municípios do Oeste, Vale do Açu e Região Salineira. São realizadas 130 cirurgias oncológicas por mês, 700 tratamentos em quimioterapia e 120 em radioterapia. É muita coisa.
Lula, o eterno candidato
Há exatos 30 anos, o PT lançava Lula à Presidência do Brasil. Na primeira disputa pelo cargo, em 1989, o ex-sindicalista perdeu para Fernando Collor. Depois, mais duas derrotas, para Fernando Henrique Cardoso em 1994 e 1998, até se eleger em 2002 e renovar o mandato em 2006. No próximo dia 16, Lula passa por Mossoró, em campanha à presidência, mais uma vez.
Líder
A vereadora Nina Souza (PEN) se torna a primeira mulher a assumir liderança de um prefeito na Câmara Municipal de Natal. Nina substitui o vereador Ney Júnior (PSD), que assumiu a presidência da Casa.
Equoterapia na Festa do Bode
Uma das novidades da Festa do Bode 2017 será uma sessão demonstrativa de equoterapia com profissionais de Zooterapia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). A demonstração vai contar com participação de um animal e estagiários do projeto de extensão, sob coordenação de Aracely Ricarte. A Festa do Bode acontecerá de 10 a 13 de agosto.
É NOTÍCIA
1- A 13.ª edição da Feira do Livro de Mossoró e o Oratório de Santa Luzia estão contemplados na política de incentivo à cultura da Cosern. A companhia patrocinará os dois eventos da cidade.
2- A prefeita Rosalba Ciarlini será homenageada durante o evento científico Celebrar, que marcará os 20 anos da Oral Clínica de Mossoró. Será sexta e sábado, com debate da odontologia do país.
3- A Caern promete para sábado, 5, o retorno dos poços 11 e 14. Até lá, os moradores dos Abolições I e II, Santo Antônio, Nova Betânia, Santa Helena e adjacências continuarão sem água.
4- O Colégio Sagrado Coração de Maria completa hoje 105 anos. Foi fundado em 2 de agosto de 1912, pelas irmãs Franciscanas Hospitaleiras Portuguesas. Eram refugiadas de Portugal.
5- Há exatos 30 anos, o PT lançava o sindicalista Lula à Presidência do Brasil. Na sua primeira disputa, em 1989, perdeu para Fernando Collor, mas ele perseguiu o cargo até ser eleito em 2002.
FRASE
"Estou tranquilo."
MICHEL TEMER – Presidente, na cidade que o plenário da Câmara o salvará hoje.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.