Quarta-Feira, 30 de abril de 2025

Postado às 05h15 | 08 Ago 2017 | Coluna - 8 de agosto de 2017

Apesar das vaias...

Coube ao jornalista Josias de Souza tornar público o plano do Democratas, do senador José Agripino Maia, para as eleições de 2018, que consiste em se libertar das amarras do ninho tucano para tentar ser protagonista na disputa para presidente.

"Por trás da colheita de deputados que o DEM realiza em outras legendas esconde-se um objetivo ambicioso. O partido do presidente da Câmara Rodrigo Maia tenta estruturar um projeto presidencial para 2018, abandonando a condição de coadjuvante perpétuo do PSDB. No comando do DEM, o senador Agripino Maia vende aos interlocutores a tese segundo a qual há espaço no Brasil para reproduzir o movimento político que alçou Emmanuel Macron, 39, à Presidência da França, em maio passado.

O plano do DEM é conquistar a terceira ou segunda maior bancada de deputados federais, elevando suas atuais 30 cadeiras para algo entre 50 e 60 assentos na Câmara. A articulação envolve descontentes do PSB, do PSD, do PMDB e até do PSDB. Mais gordo, o partido ampliaria seu tempo de propaganda na TV. E passaria a abocanhar uma fatia mais generosa do fundo que financia as legendas com verbas públicas", escreveu Josias.

O plano foi confirmado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ): "As eleições de 2018 serão diferentes, acabou a polarização PT-PSDB." E deixou evidenciadas as intenções democratas, porém, se posicionando de forma modesta, bem diferente de seu perfil arrogante: "Todo político busca ascensão na carreira, mas acho que estou longe disso (disputar a Presidência). Não tenho votos majoritários no meu Estado, mas o caminho está aberto."

As entrelinhas de Maia confirmam as linhas escritas por Josias:

"O esforço para revitalizar o DEM inclui outro rebatismo e uma nova roupagem para o ideário do partido. O novo nome, ainda por escolher, daria conforto aos potenciais novos filiados. Suavizaria, por exemplo, o salto triplo carpado que os supostos socialistas do PSB terão de dar para entrar no ex-PFL.

A remodelagem programática empurraria a legenda para o centro ideológico. Nas palavras de Agripino, a ideia é produzir uma força política capaz de se contrapor ao ultradireitismo encarnado por Jair Bolsonaro e ao populismo representado por Lula.

Sem um líder de expressão nacional, o DEM sonha em atrair a filiação de um nomão que tenha projeção e disposição suficientes para disputar a Presidência. Pode ser um outsider, costuma dizer Agripino. Essa versão brasileira de Macron ainda não apareceu. Mas a legenda se equipa para recepcioná-la. O DEM imagina que, tornando-se maior e mais organizado do que o tucanato, chegará à campanha presidencial  como uma alternativa real."

 

É o caos

Natal teve 38 carros tomados de assalto em 24 horas, no fim de semana. A bandidagem comandou as ruas, se aproveitando do sucateamento do aparelho policial. É o caos na segurança pública do RN.

 

É o caos II

Além de roubos de carros, o Rio Grande do Norte registrou 27 assassinatos no primeiro fim de semana de agosto. O Estado chega a 1.466 homicídios no ano, aumento de 26,3% em relação ao mesmo período em 2016.

 

Toma que o senador é teu

O prefeito de Portalegre, Neto da Emater, que estava no grupo do senador José Agripino (DEM) na hora das vaias em Martins, escalou assessores para afirmar que não votou nele em 2010 e muito provavelmente não votará em 2018. Os assessores afirmam que o prefeito estava atendendo convite da prefeita-anfitriã Olga Fernandes (DEM). A reação de Neto não surpreende. Os prefeitos têm feito o mesmo para descolar seus nomes de políticos tradicionais, principalmente daqueles alcançados pelo noticiário da corrupção. Quem diria, né? Mas, nenhuma surpresa, apenas sinal dos novos tempos.

 

Coerência só com Jácome e Rafael

Dos deputados federais do RN, apenas Antônio Jácome (Podemos) e Rafael Motta (PSB) mostraram coerência no julgamento contra a corrupção, votando pelo afastamento de Temer, Dilma e Eduardo Cunha. A deputada Zenaide Maia (PDT), mostrou-se "meia-coerente", votando contra Temer e Cunha, mas a favor de Dilma. Outros cinco, também, votando contra Dilma e Cunha, mas salvando Temer.

 

Quem avisa...

Atenção senhores políticos, com mandato ou não, não convém, nesse momento, visitar ambientes de concentração popular, como festivais, feiras, festas de padroeira. O risco de sofrer vaias, xingamentos e outras reações de indignação, é grande. Enorme, até.

 

...amigo é

O que aconteceu com o senador José Agripino (DEM) em Martins e o governador Robinson Faria (PSD) na serra de São Bento, pode ocorrer com qualquer outro político, principalmente da velha política do RN.

 

Caern castiga zona norte de Mossoró

Os moradores do bairro Santo Antônio e de áreas adjacentes, na zona norte de Mossoró, estão tomando banho de pincel. A Caern não manda água há quase um mês. Quem tem condições, está pagando até R$ 80,00 por um carro-pipa. Quem não tem, carrega lata d'água na cabeça. Enquanto isso, o papel da água continua chegando, religiosamente em dia. Revolta inevitável.

 

Conta-gotas

O governador Robinson Faria (PSD) marcou para sexta-feira, 11, o pagamento dos salários de julho aos servidores que ganham até R$ 3 mil. E diz que está se esforçando para honrar a folha completa depois.

 

Foi quase tudo bem em Martins

Sucesso o Festival de Gastronomia e Cultura de Martins, na região serrana do Alto Oeste potiguar. Organização quase perfeita. Faltou um detalhe importante: atendimento e cozinha para atender ao grande público. No sábado, antes das 22h, a escassez nos restaurantes era reclamada. Nada que não possa ser corrigido para a edição do próximo ano. No mais, foi tudo bem.

 

 É NOTÍCIA

1- O mercado elevou pela terceira semana seguida a previsão de inflação para 2017, agora em 3,45%, e ainda dentro da meta do governo. A alta no preço dos combustíveis influencia os números.

2- Nesta data em 1996, o prefeito Dix-huit Rosado fazia a entrega do Centro de Zoonose de Mossoró, bem estruturado próximo ao clube Aspetro. A obra importante acabou sendo esquecida.

3- Se depender do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), a reforma da previdência será aprovada até o início de setembro. Ele recebeu do Planalto a tarefa de articular a votação.

4- Amazonino Mendes (PDT) e Eduardo Braga (PMDB) passaram para o segundo turno das eleições suplementares do Amazonas. O novo governador será eleito no 2.º turno, dia 27.

5- O Hapvida realiza hoje e amanhã, em Fortaleza, a 2.ª Convenção Comercial, reunindo representantes dos 11 estados onde atua. A operadora tem 3,8 milhões de beneficiários no Norte/Nordeste.

 

FRASE

"As eleições de 2018 serão diferentes, acabou a polarização PT-PSDB."

RODRIGO MAIA – Presidente da Câmara, achando que chegou a hora da antiga Arena.

Tags:

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO