Sexta-Feira, 02 de maio de 2025

Postado às 05h30 | 17 Ago 2017 | Coluna - 17 de agosto de 2017

Conversa pra boi dormir

O senador José Agripino Maia (DEM-RN), no plenário do Senado Federal, sentenciou: “O Governo do Rio Grande do Norte perdeu o controle da segurança.” Referência à crise na segurança pública, comprovada nos altos índices de assassinatos, assaltos, roubos de carros, arrastões, explosões de agências bancárias e a completa falência do sistema prisional. Agora, convenhamos, a frase de Agripino é requentada.

O cidadão potiguar está cansado de ouvir a mesma coisa nas últimas décadas, inclusive no tempo em que o próprio Agripino governou o RN. Ele foi duramente criticado pela oposição por não garantir segurança pública. Depois, quando saiu do governo, criticou o sucessor por também fracassar. Garibaldi Filho (PMDB) que sofreu as mesmas críticas quando era governador, passou a repetir quando foi jogado para a oposição do governo Wilma de Faria e Wilma fez o mesmo.

Mais recentemente, Robinson Faria (PSD) usou do mesmo expediente ao atacar o governo da antecessora Rosalba Ciarlini (PP), afirmando que o problema da segurança pública no estado não era financeiro, mas sim de gestão. No palanque, garantiu que resolveria quando assumisse o governo, inclusive, jurando que expulsaria todos os bandidos do território potiguar.

Hoje, sofre a saraivada da oposição, que nada mais faz do que repetir o discurso de Robinson na época de oposição. Sem tirar nem pôr.

O fato é que os políticos repetem a ladainha para atingir o governo do momento e, por consequência, tirar algum proveito político. As críticas ganham ainda mais força em ano pré-eleitoral, como acontece agora. Agripino gritou no plenário do Senado e os seus companheiros reverberam no RN. Daqui a pouco, quando passar mais uma eleição, a turma se cala, mas a insegurança continuará castigando o cidadão.

Pois bem.

Todos eles sabem, sem exceção, que o caos da segurança pública não foi criado pelo atual ou pelo governo anterior. Muito menos é consequência da falta de investimento no setor, aliás, é uma das áreas que mais consomem dinheiro público no RN.

O problema é histórico, atravessa décadas, desafia governos e, infelizmente, não tem perspectiva de resolução, por um entendimento simples: trata-se de uma chaga social que só se resolverá quando o País oferecer melhores índices sociais para o seu povo, como saúde e educação de qualidade, geração de emprego e renda, respeito e dignidade. O Rio Grande do Norte é parte disso.

Portanto, não leve a sério o discurso e promessa de ocasião, porque eles não estão com as melhores das intenções, e sim querendo tirar proveito nas urnas. Só.

 

Antirrábica

Iniciada a campanha antirrábica em Mossoró. A meta é imunizar 28.849 cães e 12.690 gatos. A vacinação ocorre no Centro Administrativo, bairro Aeroporto, no horário normal de expediente. Até outubro.

 

Presidenciável

Em Natal para receber o título de cidadão, o prefeito João Dória (PSDB), de SP, respondeu se será candidato à presidência do Brasil em 2018: "O futuro a Deus pertence." E ouviu os gritos da esquerda: "fascista, fascista, fascista".

 

Insegurança leva bancada a Temer

A bancada federal do Rio Grande do Norte sobe hoje a rampa do Palácio do Planalto. Na pauta com o presidente Michel Temer (PMDB) o pedido de permanência das Forças Nacionais no Estado, para o enfrentamento ao avanço da criminalidade. A audiência está marcada para as 15h. Todos os membros da bancada confirmaram presença, exceto a senadora Fátima Bezerra (PT) que desde o impeachment da companheira Dilma deixou de ser companheira de Temer e não suporta a sua "chapa". A bancada federal convidou o governador Robinson Faria (PSD) para a audiência. Tem obrigação de ir.

 

De olho no lance

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e a primeira-dama Julianne Faria (PSD) mostraram afinidade na inauguração do posto avançado da Central do Cidadão, ontem. E Rosalba assumiu a condição de "escudo" para atenuar os protestos contra a esposa do governador Robinson Faria (PSD). Tudo, claro, sob o olhar atento de velhas raposas da política. No discurso, porém, apenas destaque para a parceria administrativa.

 

A força do querer

Quem descreve é o juiz Ítalo Moreira: "Um simples mas significativo exemplo de ousadia em tempo de crimes por atacado. Há pouco, durante júri popular em que atuei, a esposa do acusado que iria a julgamento foi pega dentro do fórum, no momento em que trazia droga para o réu." Ela foi presa. Bibi da vida real.

 

Segue

O réu foi julgado e condenado por crime de homicídio. A sua companheira, que retrata a vida de quem é levada para o crime, geralmente por amor, segue o torto destino.

 

Mossoró terá o quinto restaurante popular

Mossoró receberá mais uma unidade de restaurante popular, para contemplar moradores e trabalhadores no Abolição IV (zona oeste). Um pedido feito pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP), prontamente atendido pela primeira-dama Julianne Faria, titular da Sethas. Hoje, a cidade já conta quatro restaurantes no Centro, campus da Uern, Santo Antônio e São Manoel.

 

Exemplo

O padre Sátiro Cavalcanti Dantas qualificou as eleições na Aduern com o seu voto. Aos 88 anos, o ex-reitor e professor aposentado da Uern fez questão de exercer a sua cidadania. Exemplo vivo de luta pela instituição.

 

"Plus" acabará com fila na saúde

A Secretaria de Saúde de Mossoró prevê a realização de 250 cirurgias eletivas por mês, com o "plus" que será pago pelo Governo do Estado. Se confirmado, em seis meses acabará a fila de espera que tem hoje 1.400 pacientes. O "plus" é uma necessidade antiga de Mossoró, que recebe pacientes de toda a região, mas só agora, depois de anos, será pago pelo governo estadual.

 

É NOTÍCIA

1- A Câmara de Mossoró realiza hoje sessão solene em homenagem aos 10 anos da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense. Por iniciativa da presidente Izabel Montenegro. Às 18h.

2- A Academia Feminina de Letras e Artes foi fundada no dia 17 de agosto de 2007, por iniciativa da poetisa Fátima Castro. Hoje reúne escritoras, desenhistas, jornalistas, atrizes, musicistas...

3- A secretária Lorena Ciarlini recepciona hoje os participantes da 10.ª Conferência Municipal da Assistência Social. O SUAS (lembra?) está na pauta de debate. Às 13h, no Requinte Buffet.

4- A Cosern aparece entre as 35 melhores empresas para trabalhar no Brasil, no ranking da GPTW/Época. É a terceira vez que a concessionária potiguar recebe o Great Place to Work.

5- O governo Michel Temer reduziu para R$ 969 a proposta para o salário mínimo em 2018. Também vai cortar 60 mil cargos e fixar teto salarial de servidores em R$ 33.763. E vai piorar.

 

FRASE

"O futuro a Deus pertence."

JOÃO DÓRIA – Prefeito de SP, sobre candidatura à Presidência do Brasil em 2018.

Tags:

Segurança pública
RN
José Agripino Maia
Robinson Faria
Garibaldi Filho
Rosalba Ciarlini
Wilma de Faria

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO