Sexta-Feira, 02 de maio de 2025

Postado às 05h00 | 24 Ago 2017 | Coluna - 24 de agosto de 2017

Há 63 anos

Em 1950, Getúlio Vargas ganhava as eleições presidenciais. Após 15 anos de governo ditatorial, o gaúcho deveria governar o Brasil por um período de 5 anos em um regime democrático. Ao iniciar o seu governo, Getúlio sente as primeiras dificuldades encontradas em não ter uma bancada totalmente favorável no Congresso que apoiasse os seus atos nacionalistas

. A construção da Petrobras, com apoio popular, após a Campanha “O Petróleo é nosso”, fez com que a rivalidade entre o presidente e o Congresso aumentasse, já que essa decisão ia contra os setores empresariais - a indústria nascida era totalmente estatal.

Além disso, com ações cada vez mais independentes, como o aumento em 100% do salário mínimo em 1954, as críticas dos adversários continuavam a aumentar, de modo particular, vindas de setores da UDN, lideradas pelo jornalista Carlos Lacerda, declarado opositor de Vargas.

O fato culminante da crise que antecede o suicídio do presidente acontece em agosto de 1954.

Na madrugada do dia 5, o jornalista Carlos Lacerda sofre um atentado, no qual sai ferido e um major da Força Aérea Brasileira, Rubens Vaz, é assassinado. Após uma investigação, chega-se ao mandante do crime que era o chefe da guarda-pessoal do presidente, um ex-policial, chamado Gregório Fortunato.

Esse crime, chamado de atentado da Rua Toneleros, é decisivo para que a campanha contra Vargas aumentasse e ganhasse mais adeptos no Brasil. Diante disso, o presidente começa a ser pressionado por políticos, pelos militares, pelos setores empresariais. O vice-presidente, Café Filho, une-se aos opositores para fazer com que Vargas renuncie ao cargo.

Mas, na madrugada do dia 24 de agosto, Vargas toma a decisão que mudaria totalmente o rumo de sua trajetória na história do Brasil. Sozinho, em seu quarto, no Palácio do Catete, Vargas pega uma arma e dispara contra o próprio peito.

A situação tinha transformado-se completamente, os adversários do presidente, que até horas antes comemoravam a vitória, agora estavam do lado oposto. Na manhã de 24 de agosto de 1954, à medida que a carta testamento era transmitida pelas rádios, a população manifestava-se com indignação e revolta contra os adversários de Getúlio, tomando as ruas do Brasil. 

Lacerda foi obrigado a fugir para o exterior, sendo considerado o “principal responsável” pela morte do presidente. Assim, os que conspiraram contra ele tiveram que esperar dez anos para, só então, concretizar seus planos. (Ana Paulo Araújo - Brasil Republicano).

O suicídio de Vargas completa hoje 63 anos.

 

Dilma em Natal

A presidente cassada Dilma Rousseff (PT) faz palestra hoje em Natal. Vai chorar o "golpe",  mais uma vez. A petista é convidada da Associação dos Docentes (ADURN) da UFRN. A palestra será no Holiday Inn, às 19h.

 

Qual o motivo?

O Sindicato dos Servidores Públicos de Mossoró aprovou indicativo de greve para o dia 5 de setembro. O movimento faz parte do projeto político eleitoral do PT para 2018. Sem causa palpável para paralisar o serviço público.

 

Justiça mais longe do alcance popular

O Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) decidiu pela extinção das comarcas de Janduís e Governador Dix-sept Rosado, no Médio Oeste potiguar. A primeira será agregada à Comarca de Campo Grande e a segunda será absorvida por Mossoró. Outras seis comarcas foram extintas: São Rafael vinculando-se a Assú; Serra Negra do Norte à de Caicó; Afonso Bezerra à de Angicos; Pedro Avelino agrega-se à de Lajes; a de Poço Branco ficará vinculada à de João Câmara; e Taipu indo para Ceará-Mirim. Não é razoável a manutenção de comarcas com 20 processos novos por ano, justifica a Corte.

 

Contagem regressiva

A sentença com a condenação do ex-presidente Lula a nove anos e seis meses de prisão, assinada pelo juiz Sérgio Moro, chegou à segunda instância nesta quarta-feira, 23. Foi distribuído no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS), onde deve tramitar entre 10 meses a um ano até sair a decisão. Se confirmada a condenação de primeiro grau, Lula terá que cumprir a pena e torna-se inelegível.

 

Números que assustam

O Brasil tem um estupro coletivo a cada duas horas e meia. Em 2016, segundo o Ministério da Saúde, 3.526 casos foram registrados pelas unidades de saúde de todo o país – alta de 12,5% em relação aos 3.132 de 2015. Na comparação com 2011, o aumento de casos é de 124%.

 

Segue

O índice maior de incidência desse tipo de crime está nos estados do Acre, Tocantins e Distrito Federal. O Rio Grande do Norte, felizmente, aparece na outra ponta, com menor número de estupros coletivos.

 

Suicídio reverte opinião popular

Os brasileiros queriam a renúncia de Getúlio Vargas, mas o suicídio virou o jogo. Após lida a carta-testamento em que Vargas denuncia "forças ocultas" e termina com a frase "saio da vida para entrar na história", os protestos populares ganharam as ruas das grandes cidades. O Globo e a Tribuna da Imprensa foram atacados. O jornalista Carlos Lacerda teve que deixar o País.

 

Prefeita

Nayara Gadelha governará Mossoró pelos próximos 11 dias. A vice assume a titularidade hoje, com a viagem internacional da prefeita Rosalba Ciarlini, que vai cuidar da saúde de um neto na Alemanha.

 

Defato.com leva ao Balança Mossoró

As redes sociais do Defato.com vão levar você para o "Balança Mossoró", neste final de semana. Basta acompanhar  as páginas (twitter@defato_rn, instagram@jornaldefato e Facebook Jornal de Fato) para concorrer aos passaportes. O sorteio será feito na manhã de sábado, 26, dia do Balança Mossoró. A festa vai rolar com Márcia Felipe e Jonas Esticado, na arena Partage.

 

É NOTÍCIA

1- Túlio Ratto apresenta hoje a "Caricatto 2", exposição com 100 caricaturas de personalidades de várias segmentos da sociedade. A exposição acontece no salão da OAB-RN, em Natal, às 19h.

2- Hoje, completa 12 anos da morte do jornalista Dorian Jorge Freire, que fez história na redação do Última Hora, Brasil Urgente e nos jornais do RN. É lembrado com estátua na Praça da Liberdade.

3- Há 10 anos Mossoró recebia o segundo conjunto de casas construído pelo Programa de Arrendamento Residencial (PAR): o Márcio Marinho, com 188 casas, próximo ao Abolição III.

4- Nesta data, em 1992, é apresentado o relatório final da CPI do PC Faria, incriminando Fernando Collor de favorecer-se do esquema. O povo já estava nas ruas exigindo o impeachment.

5- A inflação oficial é de 0,35% na prévia de agosto. A alta é influenciada pelo aumento dos impostos dos combustíveis. A inflação acumula taxa de 1,79% no ano e de 2,68% em 12 meses.

 

FRASE

"Saio da vida para entrar na história."

GETÚLIO VARGAS – Presidente do Brasil, dia 24 de agosto de 1954.

Tags:

Coluna
Getúlio Vargas
suicídio
o petróleo é nosso
Carlos Lacerda

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO