A nova cara do governo
Vágner Araújo não será apenas o substituto da primeira-dama Julianne Faria no comando da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS). A sua missão, acumulando o cargo de coordenador do programa Governo Cidadão, o “RN Sustentável”, vai além do zelo pelo Restaurante Popular, Café do Trabalhador, Sopão e o Vila Cidadã.
Experiente, tendo se destacado nos governos Wilma de Faria e Iberê Ferreira, de quem foi candidato a vice-governador nas eleições de 2010, Vágner tem a difícil tarefa de conduzir o projeto político-eleitoral do governador Robinson Faria (PSD), com vistas à sucessão de 2018. Dois pontos são primordiais:
1 – Recuperar os índices de popularidade do governo, a partir da reestrutura da máquina e o bom funcionamento dos serviços públicos essenciais. Nesse ponto, Vágner tem a garantia de que os salários dos servidores públicos serão atualizados, embora, até aqui, não haja uma sinalização confiável nesse sentido.
Ele vai tocar os programas sociais, fazendo o prato popular e o café da manhã a R$ 0,50 chegarem ao maior número possível de potiguares. Paralelamente, conduzirá a agenda de inauguração e lançamento de obras e ações do Governo Cidadão, da capital ao interior do Estado.
2 – A articulação política para construir uma aliança capaz de garantir um palanque forte para o governador. Vágner Araújo, reconhecidamente, sabe os caminhos e conhece bem os bastidores da política. Inclusive, é ele quem está promovendo encontros do governador com líderes de partidos. PSDB e PR se aproximaram bastante de Robinson nas últimas semanas, inclusive, o PSDB indicou o novo diretor-geral do Detran, Luiz Eduardo Machado.
Vágner surgiu para a política no pequeno município de Lucrécia, no Alto Oeste potiguar, pelas mãos do seu pai, Amaro Araújo. Foi prefeito ainda jovem e logo apareceu no cenário estadual, ocupando a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social nos nove meses do governo Vivaldo Costa (1994).
Foi nas mãos de Wilma que ele escalou degraus, sendo secretário de Ação Social da Prefeitura de Natal, depois acompanhando Wilma no governo, primeiro como titular da Sethas, em seguida na oxigenada pasta do Planejamento e Finanças.
Wilma confiou a Vágner a articulação política nas eleições de 2002 e 2006, quando ela se elegeu e renovou o mandato de governadora. Agora, é Robinson quem aposta na sua capacidade.
FRASE
"O governador está focado nessa solução e em pouco tempo deverá anunciar alguma medida.”
VÁGNER ARAÚJO – Novo titular da Sethas, falando sobre os salários atrasados dos servidores públicos do RN.
SANTA LUZIA
Mais de 100 mil fiéis acompanharão a procissão de Santa Luzia pelas ruas de Mossoró, nesta quarta-feira, 13. Sairá da igreja matriz de São João Batista, no bairro Doze Anos, às 17h, rumo à catedral de Santa Luzia. A procissão é o ponto alto da festa da padroeira, que neste ano superou todas as expectativas, de público e de qualidade da programação religiosa, social e cultural. Acompanharemos a Santa dos Olhos.
BOLOTA
Os vereadores de oposição protocolaram pedido de instalação de uma CEI para apurar possíveis irregularidades na gestão do prefeito Antônio Bolota (PHS), de Governador Dix-sept Rosado. Afirmam que tem entrado muito dinheiro, principalmente de royalties da Petrobras, mas o papel bordado está sumindo em passe de mágica. O caso é grave e exige a presença do Ministério Público.
PRESSÃO
Os agentes penitenciários entram em greve nesta quarta-feira, 13, por tempo indeterminado. Exigem do governo a implantação do nível de carreira. Já os policiais militares ameaçam paralisar as atividades para ter atualizados os salários de novembro. Pressão grande.
LUTO
O coração de Tasso parou de bater. 12 de dezembro de 2017. O empresário e ex-senador estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde o início de novembro, para rigoroso tratamento do coração. Não suportou. Jerônimo Tasso de Góis Rosado morreu aos 74 anos, deixando viúva Elizenir Jales Rosado, com quem teve os filhos Andréia, Frediano e Gregório. Nosso abraço de solidariedade.
ADIADO
Ficou para a próxima terça-feira, 19, a votação em segundo turno do orçamento do município de Mossoró. Seria ontem, mas um projeto do Executivo, de interesse fiscal, precisa ser votado antes do recesso.
BICO LONGO
Na posse do novo diretor do Detran, Luiz Eduardo, o governador Robinson (PSD) anunciou que a indicação foi do PSDB, fazendo a turma sair de cima do muro.
É NOTÍCIA
1 - Há 14 anos, a então governadora Wilma de Faria autorizava o início das obras da Faculdade de Medicina da Uern, em Mossoró. Hoje, bem instalada em anexo do Hospital Tarcísio Maia.
2 - Nesta data, em 1966, era inaugurada a Casa de Saúde e Maternidade Santa Luzia, concebida pelas mãos dos médicos Leodécio Fernandes Néo, Sebastião Maltez, José Mário e César Alencar. Na solenidade, presença do governador Walfredo Gurgel.
3 - Nesta data, em 1981, o Flamengo conquistava o título mundial de clubes ao golear o Liverpol por 3 a 0. Hoje, 36 anos depois, o Mengão tenta o título da Sul-Americana diante do Independiente.
4 - A advogada Samantha Ribeiro Meyer foi nomeada pelo presidente Temer para o Conselho de Itaipu. Nada demais, não fosse um pequeno detalhe: ela é ex-mulher do ministro Gilmar Mendes.
5 - O defato.com acompanha o último dia da Festa de Santa Luzia em tempo real. Também os acontecimentos do feriado em Mossoró. O JORNAL DE FATO impresso retorna na sexta-feira, 15.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.