PACOTE "VIÚVA PORCINA"
O Governo do Estado do RN desistiu da criação do abono (recurso extra para os servidores) para atenuar o atraso do décimo terceiro salário de 2017. Não vai sancionar o projeto aprovado na Assembleia Legislativa. O governador Robinson Faria (PSD) fez nova promessa: até a próxima quarta-feira, 28, anunciará o calendário do pagamento (escalonado) do décimo.
Ao sepultar o abono, que se transformou em “viúva porcina” – aquela que foi sem nunca ter sido –, o governador justificou que enfrentou “dificuldades nas tratativas com os bancos para o financiamento direto” e que uma nova proposta está sendo elaborada pela equipe econômica para atender os servidores castigados.
Na realidade, trata-se de mais um fracasso do pacote batizado de “RN Urgente”, que o governador Robinson lançou no momento agudo da crise com os servidores públicos, para amenizar a situação, sem, contudo, ter planejado as medidas anunciadas e/ou construído um ambiente político para viabilizar a aprovação dos projetos.
Das 18 mensagens encaminhadas à Assembleia Legislativa, apenas oito foram aprovadas, mesmo assim com emendas, e de importância menor. Dentro dos projetos aprovados, como citado acima, estava a criação do abono que agora não será sancionada pelo Governo, ou seja, não serviu de nada.
Outros oito projetos sequer foram a plenário:
1 - Venda de imóveis, como Centro de Convenções, Centro de Turismo e Ceasa;
2 - Venda da participação do RN na Potigás;
3 - Extinção de órgãos estaduais e fusão de pastas do Poder Executivo;
4 - Extinção da Emprotur e da Engern;
5 - Refis (desconto de dívidas) para devedores da Engern, que acumula ativos do BDRN e Bandern;
6 - Aumento da contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 14%;
7 - Compensação no duodécimo do déficit previdenciário de cada poder;
8 - Desconto no duodécimo de salários de servidores cedidos pelo Executivo.
Ainda tem um projeto retirado da pauta, o que extinguia a concessão dos benefícios por tempo de serviço dos servidores, tais como: quinquênio e anuênio.
Paralelamente, foi realizado um estudo por uma equipe técnica do Ministério da Fazenda para sugerir outras medidas de enfrentamento à crise financeira e, igualmente, a iniciativa desceu ao degrau menor e saiu da pauta do Governo e do noticiário.
FRASE
"O calendário de pagamento será anunciado até o dia 28 deste mês."
ROBINSON FARIA – Governador do RN, renovando promessa de pagamento do 13° salário de 2017.
TALENTO DA TERRA
Pouca gente se dá conta que "Rato", o vilão da novela "O Outro Lado do Paraíso", é interpretado por um ator mossoroense: César Ferrário, o filho de Vânia Leite e do saudoso Luiz Aquino. O ator foi revelado pelo grupo Clowns de Shakespeare, em Natal, e "cavou" seu espaço na Platinada em novelas e minisséries como "O Rebu", "Cheia de Charme", "Amores Roubados". Puro talento.
DEMISSÕES
A Caixa Econômica Federal espera a adesão de três mil funcionários ao programa de demissão voluntária. Quem aderir, receberá um valor equivalente a 9,8 remunerações base do atual. O dinheiro será pago em parcela única, sem incidência de imposto de renda e sem recolhimento de encargos sociais. Se cumprir a meta, a Caixa economizará R$ 500 milhões ao ano.
É OU NÃO É?
O Solidariedade quer o nome do deputado Kelps Lima, seu presidente, em pesquisas para o Governo do RN. Daí, pergunta-se: Kelps é pré-candidato a governador? Ele tem dito e repetido que disputará a reeleição. Não cabe, então, testá-lo ao Governo com a pesquisa alheia. Que o SDD faça a sua ou lance Kelps ao Governo.
PRESSÃO
Os professores da Uern vão amanhecer a segunda-feira na rampa da Governadoria. Pressão para o governador Robinson Faria (PSD) apresentar proposta de atualização dos salários da categoria. Tem audiência marcada de auxiliares do Governo com a Aduern.
TÁ RUIM
O RN teve 8.326 roubos de carros e motos em 2017; um aumento de 13% em relação aos 7.346 veículos roubados em 2016. Agora em 2018, até o dia 21 de fevereiro, 380 veículos foram levados pelos bandidos.
SEGUE
O RN tem limitações para investigar roubo de veículos. São apenas dois delegados e nove agentes na delegacia especializada. A falta de estrutura é outro problema grave na Deprov.
É NOTÍCIA
1 - Nesta segunda-feira, 26, completa 17 anos da morte do poeta mossoroense Onésimo Maia, o maior da história. O repentista fazia estrofe em sete segundos e tinha o domínio da cantação.
2 - O escritor Clauder Arcanjo será empossado na sexta-feira, 2, na Academia Norte-rio-grandense de Letras. Assumirá a cadeia 12, cujo patrono é Amaro Cavalcanti, e que tem como fundador Juvenal Lamartine. Posse na sede da ANRL, em Natal.
3 - O Instituto Pasteur completa hoje 130 anos de fundação, dedicada ao estudo da biologia dos micro-organismos. Criada por Louis Pasteur, que produziu a primeira vacina contra a raiva, em 1885.
4 - Os carros-fumacê iniciam nesta segunda-feira, 26, o trabalho de aplicação de inseticida em Mossoró. Atenderão, inicialmente, os bairros Bom Jardim, Paredões, Barrocas e Santo Antônio.
5 - O projeto do Mossoró Cidade Junina 2018 será lançado na primeira quinzena de março. Tem novidades. Uma delas é que o evento começará em maio, antes do Pingo da Mei Dia.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.