CEI DEVE PROVOCAR O MPRN
O Ministério Público Estadual (MPRN) deve se interessar pela investigação de contratos da limpeza urbana de Mossoró. Deve se sentir provocado, para usar o termo da moda. E foi a Câmara Municipal que assim o fez, ao ter instalado uma comissão especial de inquérito (CEI), batizada de “CEI do Lixo”, com assinatura dos sete membros da oposição.
A presença do MPRN, com as suas mãos zelosas, se faz necessária, para reforçar o trabalho da comissão e, por consequência, não permitir que desejos alheios ao interesse coletivo impeçam a devida apuração de eventuais irregularidades, que justificaram o pedido de criação da CEI.
Os ruídos nos corredores do Palácio Rodolfo Fernandes, sede do Legislativo, que sugerem arrependimento de quem subscreveu o documento que deu origem à CEI, reforçam ainda o dever de o Ministério Público se envolver na causa. Pouco importa agora se houve interesse político na demanda ou se o açodamento de uns atropelou o desejo de outros. Não vem ao caso. O que importa é que uma comissão de inquérito foi criada, sugerindo eventuais danos ao bem público, e que deve ser investigada com toda lisura.
E mais: a investigação não deve se prender aos anos 2016 e 2017, período em que foram assinados quatro contratos emergenciais com dispensa de licitação. Precisa ser ampliada para alcançar os últimos nove anos, a partir de 2009, quando foram assinados 17 contratos que envolveram um volume de R$ 250 milhões.
Aliás, a oposição deve uma explicação à sociedade sobre o fato de ter deixado sete anos fora do pedido de investigação e resumido a sua veia ética a apenas dois anos (2016 e 2017). Se é para investigar, e de fato é, que investigue tudo e todos, sem escudo, para que realmente a limpeza seja feita de forma honesta e ética.
Não vai daqui o prejulgamento. Longe disso. O que estamos dizendo é que a investigação deve cumprir o seu dever, para que não reste qualquer dúvida ao cidadão. Se ao final do trabalho for comprovado que a limpeza pública é limpa, que seja dito; e se apresentar erros cometidos em intermináveis contratos emergenciais, que seja revelado da mesma forma, e os culpados, punidos.
Não vale colocar o lixo para debaixo do tapete, como foi feito no passado recente. Em 2016, um pedido de uma CEI para investigar os mesmos contratos foi enterrado pela bancada do então prefeito Silveira Jr.. Ficou o dito pelo não dito.
Que o MPRN, agora, suba os degraus da Casa do Povo.
FRASE
"A Arena das Dunas foi o único estádio da copa que não teve nem aditivo de prazo e nem de preço."
DEMÉTRIO TORRES – Ex-secretário da Copa no RN, ao ser ouvido no processo da operação Manus, defendendo a lisura na construção da Arena das Dunas de Natal.
BATEU ASAS
O Governo do Estado descartou a Consultaer, empresa contrata por quase R$ 1 milhão para administrar o aeroporto Dix-sept Rosado. Atendeu recomendação do TCE-RN. A Consultaer, a bem verdade, nunca cumpriu o seu dever. O Governo abriu licitação para contratar nova empresa, com prazo de 12 de junho, um dia antes do voo inaugural Mossoró–Recife–Mossoró pela Azul.
TEATRO
O produtor cultural Amaury Jr. assumiu a presidência da Fundação José Augusto, para concluir os 7 meses que restam ao governo Robinson Faria. É o tempo que ele tem para fazer sair do papel a obra de reconstrução do Teatro Estadual Lauro Monte Filho, em Mossoró. Há mais de uma década que a obra não conseguiu ultrapassar os tapumes do velho teatro da praça da catedral.
LANÇAMENTO
A vereadora Isolda Dantas (PT) reservou o próximo sábado, 26, para lançamento de sua pré-candidatura a deputado estadual. O evento ocupará o VillaOeste, às 9h. A patuense, que faz carreira em Mossoró, é um dos nomes do PT para substituir o deputado Mineiro, que tentará chegar à Câmara.
O PREFERIDO
Na quinta-feira, 25, um dia antes do lançamento de Isolda, o PT estadual traz a Mossoró o seu preferido à Assembleia Legislativa: Francisco Medeiros, "Francisco do PT". O ex-prefeito de Parelhas cumprirá agenda extensa na cidade, com a "madrinha" Fátima Bezerra.
GAMA
O ex-deputado Carlos Augusto, líder do rosalbismo, já está devidamente municiado por números para sentar à mesa da sucessão. Uma gama de informações qualitativas que aponta para Mossoró e região os rumos da disputa eleitoral. Estudo que saiu do forno agora.
TÁ DITO
O eleitor da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) mandou recado: não terá o seu voto se optar pelo apoio ao senador José Agripino (DEM). Pode ser qualquer outro, menos o líder dos Maias.
É NOTÍCIA
1 - A Festa de São João Batista será especial neste ano para os moradores do bairro Doze Anos, porque celebrará os 50 anos da paróquia. A festa será realizada entre os dias 14 e 24 de junho.
2 - O colunista Lisboa Batista agendou para o dia 2 de junho a sua tradicional Festa dos Destaques, em que ele homenageia profissionais e personalidades com serviços prestados a Pau dos Ferros. Thásya e Skema Sertanejo são as atrações musicais. Agende.
3 - Hoje, é o aniversário do maior nome da música brega brasileira, Bartô Galeno. O paraibano que adotou Mossoró como sua terra completa 68 anos, com sucesso em todo o país.
4 - O advogado Wellington Barreto ocupará a cadeira 38 da Academia Mossoroense de Letras (AMOL), que tem como patrono Walter Fonseca Wanderley. Solenidade de posse no dia 8 de junho.
5 - A obra de reconstrução da Praça da Criança no Corredor Cultural de Mossoró deverá ficar pronta em setembro e a inauguração, certamente, marcará o Dia da Criança, 12 de outubro.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.