VAMOS VOTAR NA UERN
A Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vai realizar uma série de encontros regionais para fortalecer a luta. Os encontros acontecerão em municípios polo, onde existem campi avançados da instituição.
A mobilização terá largada em Mossoró, nesta quinta-feira, 21, no miniauditório do Departamento de Comunicação (DECOM), Campus Central, às 8h. Depois, será a vez do Campus Avançado Walter de Sá Leitão, em Assú, Vale do Açu, na sexta-feira, 22.
Na sequência, o movimento ocupará as estruturas dos campi de Pau dos Ferros (região do Alto Oeste), Caicó (Seridó) e Natal.
Os encontros regionais têm o objetivo de divulgar a luta em defesa da Uern e, sobretudo, motivar a sociedade para ter uma participação mais efetiva.
O coordenador da Frente, vereador Francisco Carlos (PP), que também é professor doutor da instituição, lançará nos encontros regionais o “voto em quem defende a Uern”. Ele aproveita o ano eleitoral para fidelizar o apoio da classe política à Universidade.
A ideia é importante e deve ter o apoio da sociedade. Talvez, e provavelmente, essa é a primeira vez que um movimento colocará a Uern no debate eleitoral. Momento oportuno e decisivo, diria, já que há um desejo deliberado de setores da elite potiguar no fechamento da instituição. Não custa lembrar que há um tempo o desembargador Cláudio Santos, quando estava no cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJRN), colocou em pauta de debate a privatização da Uern. O governador Robinson Faria (PSD), embora não tenha compartilhado da ideia, afirmou, na ocasião, que a instituição é um “peso” no orçamento do Estado, ao invés de defender a importância da Universidade sob o ponto de vista da educação, da formação profissional e econômico.
Observe que essa posição de Robinson não é isolada, muito menos seja o primeiro governador a reclamar do "custo" da Uern. Seus antecessores fizeram o mesmo, principalmente em período de greve dos professores e técnicos por melhores salários.
Também é preciso observar que o próprio corpo universitário sempre foi ausente da verdadeira luta da Universidade, uma vez que só se mobiliza para defender reajuste de salários e outras questões individuais.
A mobilização da Frente Parlamentar em Defesa da Uern deve ser fortalecida por toda a sociedade. O momento é agora. Ou a Universidade do Estado se renderá àqueles que querem fechar as suas portas.
FRASE
"Queremos conhecer as propostas para a Uern dos candidatos ao Governo."
FRANCISCO CARLOS – Coordenador da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Uern.
QUE PAIS É ESTE?
O desalento com o País da bandalheira atinge 62% dos jovens brasileiros. Segundo pesquisa Datafolha, esse universo entre 16 e 24 mudaria de país se pudesse. O percentual equivale a 19 milhões de pessoas, uma Minas Gerais inteira. Os jovens estão sem perspectivas e revoltados com tudo de ruim que acontece no Brasil. O mau humor se estende a outras faixas de brasileiros.
VIOLÊNCIA SEM FIM
O Rio Grande do Norte teve o segundo fim de semana mais violento do ano, com 31 assassinatos em 29 municípios. Chamou a atenção a morte de uma criança de apenas 10 anos, com um tiro na cabeça. A capital Natal registrou 10 homicídios. No ano, o Estado já conta 971 assassinatos, sem nenhum autor ou suspeito preso. Em Mossoró, já são 114 homicídios desde o mês de janeiro.
SOLIDARIEDADE
Mossoró recebe hoje mais um pré-candidato a governador. Breno Queiroga, do Solidariedade se reunirá com possíveis apoiadores e cumprirá agenda nas redações de jornal e emissoras de rádio. O ex-prefeito de Olho D’água do Borges estará acompanhado do pré-candidato a deputado federal Lawrence Carlos.
RADICAL
O PT não aceitará imposição para abrir coligação para deputado estadual. O partido tem nominata própria e priorizará a manutenção da cadeira na Assembleia Legislativa, hoje ocupada por Mineiro que sairá à Câmara Federal. PHS e PC do B ameaçam não apoiar Fátima Bezerra para o governo, se o PT não abrir a proporcional.
DIVIDIDOS
Quatro deputados estaduais do PSDB querem subir no palanque do governador Robinson Faria (PSD). Outros quatro querem distância. E qualquer decisão, os tucanos não voarão juntos.
CONJUNTIVITE
Sem consenso, o PSDB adiou a reunião decisiva marcada para esta segunda-feira, 18. Na versão oficial, o presidente Ezequiel Ferreira pediu adiamento para tratar de uma conjuntivite. Ok.
É NOTÍCIA
1 - Mossoró alcançou 99% do público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza. E até sexta-feira, 22, continuará vacinando para chegar aos 100%. Basta procurar as Unidades de Saúde.
2 - Nesta data, em 1984, Tancredo Neves era escolhido pelos dez governadores de oposição para concorrer à presidência no Colégio Eleitoral. Venceu a disputa em 1985, a última ocorrida de forma indireta, superando Maluf. O resto da história todos conhecem.
3 - A Cultura Afro-brasileira – da coligação aos dias atuais – será o tema do 16º Seminário Literário do Mater Christi. Uma semana inteira de arte, música, teatro e literatura – de 2 a 6 de julho.
4 - A Câmara Cidadã se instala nesta quarta-feira, 20, no Nova Vida, por indicação dos vereadores Tony Cabelo (PSD) e Isolda Dantas (PT). Um dia de cidadania na Escola Maria do Céu.
5 - Parte da Avenida Rio Branco e Boa Vista ficarão sem energia elétrica das 8h às 13h desta quarta-feira, 20. A Cosern desligará a energia para serviços de melhoria na rede elétrica.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.