Sexta-Feira, 28 de fevereiro de 2025

Postado às 08h30 | 29 Jun 2018 | Coluna César Santos - 29 de junho

Crédito da foto: Reprodução Newton Brasil de Souza Júnior tinha apenas 38 anos

CADÊ O GOVERNO DA SEGURANÇA?

A bandidagem matou mais um policial. Newton Brasil de Araújo Júnior tinha apenas 38 anos de idade, era agente civil. Tentou evitar um assalto no bairro Lagoa Nova em Natal, foi baleado e morto, deixando a viúva e cinco filhos.

Ninguém foi preso.

Newton Brasil é o 17º policial assassinado neste ano no Rio Grande do Norte. Homens da farda que não representam medo aos meliantes. Simplesmente estão na alça de mira, tanto faz se trabalhando ou à paisana.

No mesmo dia que eliminaram o jovem policial, em Mossoró foi registrado o 123º assassinato do ano. Crime ocorrido no bairro Santo Antônio, zona norte da cidade. Autor desconhecido, diz a polícia, e que certamente não será alcançado, afinal, a vítima era “apenas” um viciado em drogas.

As estatísticas da impunidade, porém, impressionam de forma bem negativa. Apenas 0,8% dos mais de mil assassinatos já ocorridos no Rio Grande do Norte em 2018 tiveram seus autores descobertos. A quase totalidade caminha para a impunidade.

Isso ocorre porque o sistema de segurança pública não funciona sob todos os aspectos. A polícia investigativa não tem estrutura, nem ânimo para trabalhar, diante do caos. Sem investigação, fortalece-se a impunidade. Por consequência, o trabalho de repressão fica totalmente comprometido.

O quadro de falência desafia o governador Robinson Faria (PSD), que prometeu ser o “governador da segurança”. Discursou em palanque nas eleições de 2014 e repetiu o discurso na posse em 1º de janeiro de 2015: “Estudei segurança pública, estou preparado para resolver o problema; serei o governador da segurança.”

Não cumpriu a promessa, nem cumpriria, por simples explicação: incapacidade. Robinson – está comprovado – não tem a menor noção do que seja segurança pública. Basta observar as suas entrevistas sobre o tema, quando limita-se a falar que comprou coletes, munição e carros para a polícia, como se isso fosse um plano de combate à violência ou de restabelecimento da segurança pública.

O mais grave, no entanto, é que ele está convicto que faz uma grande gestão em segurança pública, ignorando os números recordes de assassinatos, de assaltos, arrombamentos, arrastões, fugas e outros crimes.

Pois bem...

Daqui a pouco, começa a campanha eleitoral. Certamente, no palanque, no rádio ou na televisão, o governador vai pedir uma nova chance para resolver a segurança pública.

Aí mata, como diz o ditado.

 

FRASE

"Estou preparado para ser o governador da segurança pública."

ROBINSON FARIA – Na campanha eleitoral de 2014.

 

TEMPLO DA CULTURA

 Há 18 anos, a prefeita Rosalba Ciarlini, em sua segunda gestão, assinava o projeto de criação do Teatro Municipal Dix-huit Rosado. E na terceira gestão, em 2004, Rosalba inaugurava o que ela batizou de "templo da cultura" mossoroense. O teatro, fincado no Corredor Cultural da cidade, hoje necessita de reforma para reparar estragos que surgiram por falta de manutenção.

 

A TAÇA É NOSSA

 Hoje, completa 60 anos do primeiro título mundial da Seleção Brasileira. Foi na Copa do Mundo da Suécia, com o Brasil tendo goleado os donos da casa por 5 x 2 na final, com show de Pelé (tinha apenas 17 anos), Garrincha, Vavá, Zito, Zagallo, Didi e outros. Quatro anos depois, no Chile, o Brasil conquistava o bicampeonato mundial, também nesta data, tendo vencido a Tchecoslováquia por 3 a 1.

 

GOLPE DURO

 A agência da Receita Federal de Pau dos Ferros está entre as 26 que serão fechadas pelo órgão a partir do dia 6 de julho. A medida é motivada pelo cancelamento de parte da verba destinada à Secretaria da Receita. O impacto das demissões no orçamento deve ser anunciado no dia 4 de julho. Golpe duro no Alto Oeste.

 

VAI COM ROBINSON

 Se a madrugada não tiver produzido um fato novo, o PSDB deve anunciar hoje apoio ao projeto de reeleição do governador Robinson Faria (PSD). Ajustes feitos e martelo batido. O tucanato potiguar se reunirá no Tirol Way, às 10h, para fazer o anúncio.

 

DIA D

 O PT marcou para este domingo (1º) a decisão sobre coligação na proporcional. A resistência ao PHS, do deputado estadual Souza, é grande. Mas, há abertura para se coligar com o PC do B, do também deputado Carlos Augusto Maia.

 

PARECIDOS

 Segundo o Ibope, o governo Temer é reprovado por 79%. Temer não acredita e diz que a história vai provar o contrário. A mesma reação do governador Robinson Faria, quando apareceu com 85% de reprovação.

 

 É NOTÍCIA

1 - Trabalhadores que nasceram em julho e dezembro fiquem atentos: os pagamentos do Abono Salarial ano-base 2017 começam em 26 de julho. Serão destinados R$ 18,1 bilhões.

2 - Os servidores públicos estaduais só voltam a trabalhar na terça-feira, 3. O Governo decretou ponto facultativo hoje, Dia de São Pedro, e na segunda-feira, 2, em virtude do jogo Brasil x México pelas oitavas da Copa do Mundo da Rússia. Eita nós!

3 - Nesta data, em 1984, luto na imprensa brasileira. Os jornalistas Samuel Wainer Filho e Felipe Ruiz morriam em acidente quando voltavam da cobertura do desastre que matou 14 jornalistas.

4 - O policial civil Nilton Brasil de Araújo Júnior é o 17º agente de segurança pública do Rio Grande do Norte assassinado neste ano. Ele tinha apenas 38 anos de idade. É a violência sem fim.

5 - O corpo do jornalista Luís Fausto foi cremado nesta quinta-feira, 28, em Valparaíso de Goiás, próximo a Brasília (DF). Ele faleceu aos 59 anos. Era filho do mestre Dorian Jorge Freire.

Tags:

Coluna César Santos
violência
insegurança
RN
Governo do Estado
Robinson Faria

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO