Sexta-Feira, 28 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 20 Jul 2018 | Coluna César Santos - 20 de julho

Crédito da foto: Carlos Costa Kadu e Carlos Eduardo caminharam juntos no Mossoró Cidade Junina

SUCESSÃO PASSA POR MOSSORÓ

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a governador Carlos Eduardo (PDT) ganhou o apoio da prefeita Rosalba Ciarlini e do PP. O anúncio foi feito no finalzinho da tarde desta quinta-feira, 19, depois de longos e intermináveis dias de diálogo entre eles.

Na disputa para ter o apoio de Rosalba, o pedetista superou o governador e candidato à reeleição Robinson Faria (PSD), e foi beneficiado pela pouca importância que a pré-candidata do PT ao governo, senadora Fátima Bezerra, deu à líder do segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte.

Rosalba e o PP tiveram duas opções colocadas à mesa de discussão.

1 – Se fosse com Robinson Faria, teria melhor coligação proporcional para renovar o mandato do deputado federal Beto Rosado, mas, por outro lado, o rosalbismo absorveria o fardo de carregar nas costas o peso da impopularidade do atual governador. Como Rosalba e o PP convenceriam seus eleitores a votar pela permanência de um governo que sequer consegue honrar os salários dos servidores públicos? Indicar o seu vice, jamais, porque não seria saudável a projetos futuros colocar na testa o selo da derrota. Risco enorme.

2 – Com Carlos Eduardo, a coligação proporcional não é tão interessante, embora a aliança entre PDT, PP, DEM, MDB e Podemos elegerá, mesmo com dificuldades, pelo menos três deputados federais, entre eles, Beto Rosado. Os cálculos, que precisam ser confirmados pelas urnas, lógico, apontam para esse sentido. O fato positivo é que apoiando Carlos Eduardo, o rosalbismo teria, como de fato terá, as condições ideais para participar da chapa majoritária, indicando o candidato a vice-governador, que muito provavelmente será o publicitário Kadu Ciarlini, filho de Rosalba e do líder do rosalbismo Carlos Augusto.

A decisão não foi fácil. Havia pontos divergentes entre membros do rosalbismo. Questões políticas e pessoais, que precisavam ser superadas. Prevaleceu a máxima que diz que não se faz política com o fígado. É o caso, por exemplo, do senador José Agripino (DEM), que saiu da chapa majoritária para Carlos Eduardo ter o apoio da prefeita de Mossoró.

O rosalbismo é consciente da importância do seu papel no processo sucessório. Sabe da força de Mossoró, que pode decidir o pleito, como aconteceu nas últimas disputas estaduais. Também sabe dos riscos que enfrenta.

Mas, uma decisão teria que ser tomada. E foi. Agora, é jogar o jogo eleitoral.

 

FRASE

"Fizemos a opção de apoiar o melhor nome para o Rio Grande do Norte."

ROSALBA CIARLINI – Prefeita de Mossoró, ao ter anunciado o apoio a Carlos Eduardo para governador.

 

ASSUSTA

 O Ministério da Saúde revela que foram confirmados 677 casos de sarampo até esta terça-feira, 17, em seis estados: Amazonas, Roraima, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O número de casos em investigação assusta: chegou a 2.724. Dois surtos da doença são enfrentados em Roraima e no Amazonas. A baixa cobertura vacinal contribuiu para a volta da doença no País.

 

POETA POPULAR

 Elizeu Ventania completaria hoje 94 anos de idade. Nasceu na cidade serrana de Martins, em 1924, onde aprendeu a tocar rabeca e violão. No final da década de 40 escolheu Mossoró para viver da cultura popular. Foi radialista da Rádio Difusora e tornou-se respeitado com o primeiro folheto 'Pavão Misterioso". O poeta popular é lembrado no nome da Estação das Artes Elizeu Ventania.

 

SALÁRIOS

 O Governo do Estado publicou "declaração de inexigibilidade de licitação" para acelerar o contrato de empréstimo com o Banco do Brasil. Trata-se da antecipação de receitas de royalties de petróleo e gás natural no valor de R$ 162 milhões. O governador Robinson Faria (PSD) espera ter os recursos em agosto para pagar salários e o 13º de 2017.

 

BECO SEM SAÍDA

 Como os credores não aceitaram o plano de recuperação da Itagres, caberá à Justiça catarinense decidir se aceita - ou não - a proposta apresentada pela empresa catarinense. A outra alternativa é decretar falência, só que a venda dos ativos da empresa não é suficiente para pagar os credores.

 

SEGUE

 A reabertura da fábrica Porcellanati no Distrito Industrial de Mossoró depende da recuperação judicial da Itagres. A intenção é retomar a produção na primeira quinzena de janeiro de 2019.

 

LIVRO

 O advogado Erick Pereira lança hoje em Mossoró o livro “Reforma Política – Brasil República”, às 19h, no Memorial da Resistência. A arrecadação com a venda do livro será revertida para a Apae de Mossoró. Confira!

 

 É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1973, o aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, recebia o busto de Santos Dumont, em homenagem aos 100 anos do "Pai da Aviação", o inventor do 14 Bis.

2 - O Tribunal de Justiça do RN abriu 18 vagas de estágio para estudantes de pós-graduação em Direito. A atuação será nos gabinetes dos desembargadores. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 deste mês, na secretaria geral do TJRN, em Natal.

3 - Será aberta hoje mais uma edição do Festival de Gastronomia e Cultura de Martins, cidade serrana do Alto Oeste potiguar. A programação vai até domingo, 22, no friozinho de 14 graus.

4 - Nova promessa: o edital de licitação do ramal Apodi–Mossoró da transposição do rio São Francisco será publicado dentro de três meses. Você acredita? Claro que não, né?

5 - O conjunto Jardim das Palmeiras receberá investimento de R$ 1,5 milhão em infraestrutura. As obras vão beneficiar também os bairros Malvinas, Dom Jaime Câmara e Nova Vida, em Mossoró.

Tags:

Kadu Ciarlini
Carlos Eduardo
eleições 2018
sucessão estadual
RN
Rosalba Ciarlini
PP
PDT

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO