Quarta-Feira, 14 de maio de 2025

Postado às 08h00 | 21 Jul 2018 | Coluna César Santos - 21 de julho

Crédito da foto: Reprodução Deputado Jair Bolsonaro lidera as pesquisas

BOLSONARO É AMEAÇA CONCRETA

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) chega à antessala da eleição numa situação paradoxal. Cavalgando o desalento do eleitorado, foi guindado ao topo das pesquisas. Mas não consegue compor uma coligação que lhe forneça estrutura de campanha e tempo na propaganda eleitoral do rádio e da TV.

Tentou uma coligação suja com o PR do ex-presidiário do mensalão Valdemar Costa Neto. Não prosperou. Projetou uma chapa verde-oliva, com o general Augusto Heleno na vice. O nanico PRP, partido do general, vetou o arranjo.

Submetido a um isolamento, Bolsonaro reage com esperteza. Ele faz pose de candidato puro e fala o que o eleitor quer ouvir. Diz coisas definitivas. Por exemplo: “Vou governar sem toma-lá-dá-cá.” Mas não define muito bem as coisas, abstendo-se de informar como faria para lidar com um Congresso onde não há inocentes, apenas culpados e cúmplices.

Mantido esse quadro, Bolsonaro terá menos de 10 segundos para vender o seu peixe na propaganda do horário eleitoral. Ele avalia que derrotará estruturas partidárias tradicionais promovendo uma guerrilha eletrônica na internet. Não será fácil. Mas suponha que dê certo. Nessa hipótese, vai ao Planalto um filiado do nanico PSL. O Congresso será igual ao atual — se não for pior. De duas, uma: ou capitão bate continência ou será mais um presidente com a cabeça a prêmio.

No Brasil, os congressistas desenvolveram uma tecnologia para derrubar presidentes. Dos quatro que foram eleitos diretamente desde a redemocratização, caíram dois. A taxa de mortalidade é de 50%.

O comentário acima foi feito em seu blog pelo jornalista Josias de Souza, com rara competência e conhecimento do cenário da política central.

É verdade. Bolsonaro chega à porta da sucessão presidencial sem companhia que possa potencializar o seu palanque, mesmo liderando as pesquisas. A explicação é simples: os partidos não acreditam nele, nem querem a sua companhia, quase sempre ditatorial e sangrenta.

No entanto, é preciso ser dito que Bolsonaro é uma ameaça consolidada, independentemente de eleito ou não nas eleições de 7 de outubro.

Com uma votação que certamente alcançará dois dígitos, Bolsonaro mandará para o Congresso Nacional uma bancada capaz de fazer o futuro presidente se ajoelhar no café da manhã.

Ou seja, qualquer que seja o presidente, terá que sentar com Bolsonaro para definir a pauta do dia. Que Deus nos proteja.

 

BRASIL

"Ninguém é dono da verdade. Vamos acabar com a cultura do ódio."

CIRO GOMES – Em discurso light na convenção do PDT que oficializou a sua candidatura à Presidência.

 

SABATINA

A Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Uern vai propor sabatinas com os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte. A ideia é ouvir os postulantes sobre a educação de um modo geral e o compromisso com o fortalecimento da Universidade. O projeto será coordenado pelo advogado Herbert Motta, que é membro do Conselho Universitário (CONSUNI).

 

SABATINA II

 Será formado um pool de veículos de comunicação para transmitir ao vivo as sabatinas. O formato ainda não foi definido, mas a Frente Parlamentar pretende convidar representantes de todos os segmentos da sociedade. As instituições signatárias da Frente devem formular as perguntas que serão feitas aos candidatos. As sabatinas seriam realizadas entre agosto e setembro.

 

OFICIALIZADOS

 Três candidatos a presidente do Brasil foram oficializados no primeiro dia de convenções partidárias, nesta sexta-feira, 20: Ciro Gomes, do PDT; Vera Lúcia, do PSTU; e Paulo Rabello, do PSC. Hoje será a vez do Psol realizar convenção para confirmar a candidatura de Guilherme Boulos (MST).

 

PRIMEIRA CHAPA

 Solidariedade e PSC oficializaram a primeira chapa para governador e vice-governador do RN, formada por Breno Queiroga (ex-prefeito de Olho D'água do Borges) e o delegado Sérgio Leocádio, respectivamente. A convenção foi realizada nesta sexta-feira, 20.

 

PESQUISA

 A edição deste domingo, 22, da Tribuna Norte publicará a primeira pesquisa Ibope sobre a corrida eleitoral do Rio Grande do Norte. Números para o Governo do Estado e para o Senado. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral.

 

O VICE

 O PR, do ex-deputado João Maia, foi chamado para indicar o vice-governador na chapa do governador Robinson Faria (PSC). De preferência, um nome de Mossoró. Até o fechamento da edição, na havia definição.

 

 É NOTÍCIA

1 - O cantor e sanfoneiro Waldonys é a atração da noite do Festival Gastronômico e Cultural de Martins. Se apresentará na praça do evento às 22h. A cidade serrana está com friozinho de 14 graus.

2 - A inscrição ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) se encerra neste domingo, 22, para os candidatos ao crédito no segundo semestre deste ano. Serão ofertadas, pelo menos, 155 mil vagas, das quais 50 mil com juro zero. Acesse o site do Fies.

3 - O jornalista Allan Darlyson ganhou ação na Justiça contra ataques que sofreu nas redes sociais. O acusado, Edmo Sinedino, foi condenado a pagar R$ 3 mil, por danos morais.

4 - Trecho da Reta Tabajara, entre os quilômetros 284/285, será interditado por quatro meses a partir de hoje, para obras do viaduto na Estaca 149. Quem for para Natal, observe o desvio.

5 - O tucano Eduardo Azeredo vai continuar preso, pagando pena de mais de 20 anos de cadeia, por crime de corrupção. O Tribunal de Justiça de MG rejeitou o pedido de liberdade. Amém!

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
Jair Bolsonaro
eleições

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO