Sexta-Feira, 28 de fevereiro de 2025

Postado às 10h15 | 24 Jul 2018 | Coluna César Santos - 24 de julho

Crédito da foto: Ilustração Pesquisas eleitorais revelam o retrato do momento

O QUE DISSE A PESQUISA IBOPE?

A pesquisa Ibope/Tribuna do Norte sacudiu a sucessão estadual no fim de semana, quebrando o clima frio que vinha reinando. Os números para governador e senador agitaram da capital ao interior e, também, provocaram corre-corre nos bastidores.

E o que os números disseram?

Se as eleições fossem hoje, a senadora Fátima Bezerra (PT), com 31% de intenção de votos, e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT), com 15%, passariam para o segundo turno. E Garibaldi Filho (MDB) e Geraldo Melo (PSDB) estariam eleitos para as duas vagas do Rio Grande do Norte no Senado da República.

E qual o cenário que o Ibope sugere para o 7 de outubro, dia de o eleitor depositar seu voto nas urnas?

As projeções apontam para Fátima Bezerra e Carlos Eduardo no segundo turno, e que o governador e candidato à reeleição Robinson Faria (PSD) fará a corrida como “azarão”. É pouco provável que esse cenário mude, mas não é impossível. Robinson aposta na força da máquina para conquistar apoios de prefeitos e lideranças regionais, que seriam os seus soldados na caça ao voto.

A situação de Robinson é bem delicada. Os 9% de intenção de votos, revelados pelo Ibope, não preocupam tanto, até porque a campanha eleitoral – em si – sequer começou. O que preocupa mesmo são a reprovação do governo e a rejeição pessoal a Robinson. Segundo a pesquisa, 80% dos norte-rio-grandenses desaprovam a atual gestão; e 54% responderam que não votam em Robinson de jeito nenhum.

O desgaste em alta escala, que é consequência do caos instalado no RN, beneficia por consequência as candidaturas de Fátima e Carlos. Pode-se afirmar, nesse momento, que muito provavelmente ocorrerá a polarização entre esses dois nomes, embora deva-se observar que pesquisa é o retrato do momento.

Quanto ao Senado da República, a pesquisa Ibope/Tribuna sugere uma disputa bem acirrada entre cinco nomes: Garibaldi Filho (24%), Geraldo Melo (22%), Styvenson Valentim (19%), Zenaide Maia (18%) e Antônio Jácome (12%). Entre o primeiro e o quinto, a diferença é de apenas 12 pontos, com números colados em escala. Além disso, o Ibope mostra que o primeiro voto tem 20% de indecisos e o segundo voto tem 40% de indecisos, mesmo na pergunta estimulada.

Tudo pode acontecer entre esses cinco postulantes ao Senado Federal.

Portanto, esse é o cenário do momento revelado pelo Ibope, à porta da campanha eleitoral.

 

FRASE

"É um resultado bastante animador para quem estava afastado da vida pública."

GERALDO MELO – Pré-candidato ao Senado, que aparece na pesquisa Ibope em segundo lugar, com 22%.

 

SEGURANÇA

 Os lojistas de Mossoró querem que a Secretaria de Segurança Pública do Estado permita o acesso do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) às câmeras particulares em vários pontos da cidade e comércio local. O videomonitoramento pode atenuar a ação dos marginais em pontos importantes. A cidade receberá mais 40 câmeras para reforçar o sistema.

 

BIN LADEN

 A turma da pesada do PCC iria invadir o presídio de Presidente Wenceslau para resgatar líderes da facção criminosa. Eles usariam um caminhão blindado para derrubar o muro. O plano foi abortado pela polícia inteligente. Felizmente. Um dos líderes, o Bin Laden, braço direito de Marco Camacho, o Marcola, será transferido para o presídio federal de Mossoró. Infelizmente.

 

DIA D

 A deputada estadual Larissa Rosado e a vereadora Sandra Rosado terão conversa definitiva com o presidente do PSDB, Ezequiel Ferreira, sobre a posição que o grupo seguirá nas eleições deste ano. Será amanhã, em Natal. O PSDB apoia o governador Robinson Faria (PSD); o rosadismo não tem essa disposição.

 

PRESSÃO

 O governador Robinson Faria pediu ao presidente do PR, João Maia, para convencer o empresário Jorge do Rosário, a aceitar ser o seu vice. Robinson precisa de palanque em Mossoró. Jorge, que é pré-candidato a deputado estadual, disse que não apoia nenhum candidato a governador e que só tem uma palavra. Tá dito.

 

PLANO B

 Se Jorge do Rosário não ceder à pressão, Robinson Faria partirá para convencer Carla Dickson, esposa do deputado Albert Dickson, presidente do Pros. Carla é pré-candidata à Câmara.

 

SALÁRIOS

 O governador Robinson Faria (PSD) anunciou que pagará os salários de julho a partir do dia 31 e concluirá no dia 10 de agosto. Quanto ao décimo terceiro salário de 2017, ainda não tem qualquer previsão positiva.

 

 É NOTÍCIA

1 - A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite será realizada em Mossoró entre os dias 6 e 31 de agosto. Vai imunizar criança de 1 ano a menores de 5 anos.

2 - Os servidores da Ufersa vão debater hoje planos de luta para o serviço público federal, no 3º Seminário de Integração Sintest/Ufersa. Três palestras abordarão direitos e deveres dos servidores. O seminário será aberto às 8h, no auditório do campus Mossoró.

3 - A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 4,15% para 4,11%. Já a previsão de crescimento do PIB foi mantida em 1,50%, neste ano.

4 - A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, assumiu a presidência da República, com a viagem de Michel Temer ao México e à África do Sul. A ministra ficará no cargo até sexta-feira, 26.

5 - Hoje, completa 13 anos da partida de Seu Teobaldo, o sertanejo que educou seus 10 filhos na cidade grande, ao lado de Dona Cristina. Os dois fazem muita falta. Saudade imensa.

Tags:

Pesquisa
eleições
Ibope
RN
Senado
Governo do Estado

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO