Sexta-Feira, 28 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 26 Jul 2018 | Coluna César Santos - 26 de julho

Crédito da foto: Reprodução Fake news ameaça a boa informação nas eleições deste ano

INDÚSTRIA DA CONTRA VERDADE

A notícia é da Veja:

"O Facebook removeu nesta quarta-feira 196 páginas e 87 perfis brasileiros que, segundo comunicado da rede, “violavam as políticas de autenticidade” da plataforma. Essas páginas e perfis faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação", diz o texto. E segue:

"Dentro dessa rede coordenada para a divulgação de fake news estão diversas contas associadas ao Movimento Brasil Livre (MBL), entre elas o perfil de Renan Santos, um dos coordenadores do grupo. Pelo Twitter, o MBL se posicionou, dizendo que foram “derrubados perfis de pessoas reais”, que, se tratavam, dizem, de “blogs e perfis que eram públicos e apresentavam fontes de tudo que diziam”.

O Facebook não divulgou, em seu comunicado, os nomes das páginas nem os conteúdos excluídos. Entre as páginas que estão fora do ar estão as dos sites Jornalivre e O Diário Nacional e a do Movimento Brasil 200, grupo de empresários liderado pelo empresário Flávio Rocha, que até a semana passada era pré-candidato à Presidência da República pelo PRB com o apoio do MBL.

Facebook nega que a exclusão se deveu pela divulgação de fake news e cita violação às suas políticas de autenticidade. A rede não especifica quais foram os pontos violados, mas elenca quais ações ferem as regras. São contas com nomes falsos ou que participem de “comportamentos não autênticos coordenados”, como enganar os usuários sobre origem do conteúdo, destino de links externos e tentativas fraudulentas de incentivar compartilhamentos, curtidas ou cliques."

O material jornalístico da revista diz ainda que "o Facebook tem sofrido cobranças em todo o mundo por ser uma plataforma crucial na divulgação de notícias falsas. Em janeiro, reportagem de VEJA mostrou quais são os maiores alvos de fake news na política dentro de posts da plataforma. Neste mês, um novo levantamento exclusivo da revista mostrou os temas mais usados em textos mentirosos com orientações de saúde que também se espalham pela rede social."

Por fim, a Veja lembra que "no ano passado, a empresa reconheceu que sua plataforma havia sido usada para o que chamou de “operações de informação” que usaram perfis falsos e outros métodos para influenciar a opinião pública durante a eleição norte-americana de 2016."

Não há dúvida, portanto, de que o fake news é o 'monstro' da hora.

 

FRASE

"Kadu é a prova de que há jovens extremamente preparados na sociedade."

ROSALBA CIARLINI – Prefeita de Mossoró, confirmando a pré-candidatura de Kadu Ciarlini a vice-governador.

 

ASSEPSIA

 A Previdência Social deve cortar mais de R$ 5 bilhões de benefícios irregulares até o final do ano. A apuração está sendo feita por técnicos da Controladoria-Geral da União (CGU). O governo já havia anunciado a suspensão de 341.746 auxílios-doença e 108.512 aposentadorias por invalidez, que totalizam R$ 9,6 bilhões no pagamento de auxílios-doença acumulado.

 

TEM QUE DEMITIR

 O prefeito Gustavo Soares (PR) entupiu a Prefeitura de Assú de gente. Por efeito, a folha de pessoal subiu às nuvens e alcançou o percentual de 59,40% da receita líquida, ultrapassando o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Agora, por determinação do Ministério Público, vai ter que enxugar para abaixo do limite de 48,6%. Demissão de comissionados, em massa.

 

SEM ESTEIRAS

 Fora da disputa majoritária, com a retirada da pré-candidatura do vice-governador Fábio Dantas, o PSB vai para coligação com PSD, PSDB, PR e Pros, que juntos somam 15 deputados estaduais. As siglas nanicas que apoiam o governador Robinson Faria partiram para coligações entre elas. Dessa forma, os 15 deputados não terão as chamadas "esteiras".

 

LULA LIVRE

 A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, estará em Natal nesta sexta-feira, 17, para mais um lançamento da pré-candidatura de Fátima Bezerra (PT) ao Governo. O evento não tocará em temas delicados do RN, devendo o "Lula Livre" ser o carro-chefe.

 

QG

 O Sítio Canto não ficará pronto a tempo para sediar a convenção do PP, dia 5 de agosto, mas será o "quartel general" das campanhas do deputado federal Beto Rosado e do candidato a vice-governador Kadu Ciarlini. O Canto é a fortaleza de todas as campanhas do rosalbismo.

 

NOVA PESQUISA

 A Consult está em campo para aferir a intenção de votos para governador, senador e presidente da República. Promete divulgar a pesquisa no fim de semana.

 

 É NOTÍCIA

1 - O humorista Zé Lezin volta a Mossoró com a faixa de presidente da República. O show "Presidente do Humor" acontecerá no dia 10 de agosto, na áreas das piscinas do Thermas, às 21h.

2 - Segundo o IBGE, até 2.047 o Brasil chegará a uma população de 233,2 milhões de pessoas. A população do RN chegará a 3,8 milhões nesse período. A expectativa faz parte da Revisão 2018 da Projeção de População, publicado nesta quarta-feira, 25.

3 - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) pediu forças federais para garantir a ordem em 97 municípios potiguares nas eleições de 7 de outubro. O TSE deve autorizar.

4 - A Associação de Macro Amor de Mossoró organiza a 1ª Feijoada Beneficente para o dia 5 de agosto. A renda será revertida para o atendimento a crianças com microcefalia. Senhas no telefone 99894-9259.

5 - Hoje, completa 110 anos da primeira corrida de automóveis no Brasil, ocorrida em SP. O empresário e conde Sylvio Álvares Penteado venceu o circuito de Itapecirica pilotando um Fiat 40.

 

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
fake news
MBL
eleições
democracia

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO