Sexta-Feira, 28 de fevereiro de 2025

Postado às 11h00 | 27 Jul 2018 | Coluna César Santos - 27 de julho

Crédito da foto: Ilustração O maniqueísmo está presente na política, nas histórias de ficção, nas relações sociais, inclusive as amorosas

ABUSO DE FORMA SILENCIOSA

O maniqueísmo está presente na política, nas histórias de ficção, nas relações sociais, inclusive as amorosas. Nada mais é do que a polarização do bem e do mal, em constante conflito. Associado a isso, há a política do “oito ou oitenta”, tão longínqua quanto a própria existência, que é utilizada para pautar cada sujeito como totalmente bom ou ruim. Sem meio termo.

É nessa conjuntura que podemos observar os julgamentos ao final de uma relação conjugal. Como forma de superar o luto da separação, aquele que se sentiu injustiçado acaba elegendo o ex-parceiro como o grande malfeitor.

O problema é quando há filhos/as.

Movido pelo sentimento de vingança e dor, coloca-se as crianças havidas no relacionamento contra um dos genitores. É estabelecido um jogo de poder, de dominação. A criança deixa de ser vista como filho(a) e passa a ser colocado como uma possível aliada. Essa atitude é conhecida como “síndrome da alienação parental” ou “implantação de falsas memórias”, termos introduzidos no Brasil pela jurista Maria Berenice Dias.

Esse fenômeno se materializa desde atitudes simples, como falar mal de um dos pais na frente dos filhos, até elaborados jogos de manipulação, no qual o/a filho/a é convencido/a a acreditar em fatos inexistentes, a criar situações na cabeça que, na prática, não existiram. Chegando a casos em que até mesmo o genitor não consegue mais distinguir onde se encontra a verdade e a mentira.

Apesar da gravidade dessa situação, apenas na década de 1980 esse assunto virou pauta para discussões e, no Brasil, foi normatizado somente em 2010 com a lei 12.318, que define a Alienação Parental como “a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este” (artigo 2º).

Havendo indícios da ocorrência desse ato, terá a instauração de procedimento, com tramitação prioritária, com a apresentação de perícia psicológica/biopsicossocial em até 90 dias. Restando comprovada a ocorrência da ação alienadora, o juiz poderá aplicar multa, reduzir a convivência familiar com o alienador, inverter o tipo de guarda, advertir, e tudo isso sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal.

A alienação nem sempre consegue ser comprovada, mesmo com a avaliação psicológica. De forma quase silenciosa pode transformar um pai ou uma mãe amoroso/a em um/a criminoso/a. A justificativa que vem de diversas formas, não tem sentido. Tenta se disfarçar de carinho e amor, mas não é.

É necessário ressaltar que o abuso invisível da manipulação de memórias e sentimentos é tão danoso quanto o físico. E, neste jogo maniqueísta, o filho não pode ser utilizado como arma de vingança. Isso foge completamente do que é ser pai, mãe e família.

Que a ressignificação do amor não seja travestida com falsos sentimentos, mas sim, com mais amor.

 BRENA SANTOS – ADVOGADA

 

FRASE

"Podem me acusar de muita coisa, mas sempre agi com transparência."

SÉRGIO MORO – Juiz da Lava Jato, sempre alvo dos políticos corruptos que roubaram a Petrobras.

 

SÉTIMA ARTE

 Há 61 anos, Mossoró ganhava o Cine Centenário, na Rua Almirante Barroso, Alto da Conceição. Era mais uma ousadia do empresário Jorge de Albuquerque Pinto, de aposta na indústria da sétima arte. Ele já havia inaugurado o Cine Pax, no centro da cidade. O prefeito Joaquim Felício de Moura discursou na inauguração e o frei Henrique Broeker deu a bênção ao empreendimento.

 

DIREITO

 O curso de Direito da Faculdade Diocesana de Mossoró, autorizado pelo Ministério da Educação, será lançado na próxima terça-feira. Os padres Sátiro Cavalcanti e Charles Lamartine recepcionaram convidados na Praça Centenário, do Colégio Diocesano. O primeiro vestibular está confirmado para o dia 3 de agosto, e as aulas terão início na primeira quinzena do mesmo mês.

 

ALERTA

 A facção criminosa PCC está planejando uma série de ataques a fóruns de todo o país em busca de armas guardadas pela Justiça. A ordem partiu de Marco Camacho, “Marcola”, que já passou por Mossoró e está preso em Presidente Venceslau (SP). O PCC está precisando de armas para enfrentar facções rivais. O estado do RN está na lista.

 

TROPAS

 Mossoró é um dos 97 municípios do Rio Grande do Norte com solicitação de tropa federal no primeiro turno das eleições. O pedido foi feito pela 33ª Zona Eleitoral. Cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir se acata, ou não, a solicitação.

 

SEM VICE

 O tucano Geraldo Alckmin ganhou fôlego na corrida presidencial ao receber o apoio do "Centrão", formado por DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade. Entra na disputa para valer. Mas, não conseguiu convencer Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar, a ser o seu vice. Ele disse "não".

 

NÃO É FÁCIL NÃO

 Os dias e noites têm sido intensos para a vereadora Sandra Rosado e a deputada Larissa Rosado. O tucanato potiguar tem exigido mais do que elas podem dar.

 

 É NOTÍCIA

Nesta data, em 1924, o bando do cangaceiro Lampião tomava a cidade de Souza, no sertão da Paraíba. Quatro anos antes de ter sido expulso de Mossoró, pelos heróis da resistência.

2 - A Prefeitura de Natal abriu seleção para a contratação de professores temporários, com remuneração que varia entre R$ 2.176,47 e R$ 2.405,45. A duração é de seis meses. A inscrição deve ser feita no site da Prefeitura até o dia 1º de agosto.

3 - A Nagem, uma das maiores varejistas de tecnologia, vai inaugurar a sua loja em Mossoró no dia 1º de agosto, no Partage Shopping. É a 36ª unidade no Brasil e a segunda no Rio Grande do Norte.

4 - A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo acontece de 6 a 31 de agosto. A cobertura vacinal caiu em todo o país e o sarampo volta a preocupar com 822 casos confirmados.

5 - O programa Panorama Esportivo, da Rádio Difusora de Mossoró (1.170 kHz), vai ocupar o horário das 19h às 20h, de segunda a sábado. A nova fase terá início na segunda-feira, 30, com o radialista Pádua Júnior.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
eleições
maniqueísmo
atigo
Brena Santos

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO