SAMBA DE CRIOULO DOIDO
O Centrão que dará lastro à candidatura do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin à Presidência do Brasil é formado pelo PSDB, Democratas, PR, PP, PRB e Solidariedade. A aliança, que terá outras quatro legendas, dará ao tucano cerca de 4 minutos e 40 segundos em cada horário eleitoral, algo em torno de 38% dos 12 minutos e 30 segundos de propaganda presidencial em cada bloco.
Essa é a parte boa.
Do outro lado da moeda, Alckmin terá que trabalhar de bombeiro para apagar o incêndio entre as siglas do Centrão em mais de uma dezena de estados. Os partidos amigos em Brasília não têm mesmo o carinho nas unidades onde brigam pelo poder estadual. E conciliar palanques diante de vaidades e interesses individuais não é tarefa fácil.
Por exemplo, em pelo menos sete estados o PSDB é adversário do Democratas. Em Minas, segundo maior colégio eleitoral do país, os tucanos lançaram o senador Antônio Anastasia ao governo, enquanto o DEM insiste em manter a candidatura do deputado Rodrigo Pacheco. Para inflamar ainda mais o ambiente, Anastasia escolheu para vice o deputado Marcos Montes, do PSD, que não faz parte da combinação de Brasília.
No Rio de Janeiro, dois aliados dos tucanos decidiram ter candidaturas próprias: o DEM lançou Eduardo Paes, enquanto o PSD optou por Índio da Costa. Nesse caso, o PSDB manifestou interesse de ficar com Paes, mas com o consentimento do presidente do PSD, ministro Gilberto Kassab, que não teria exigido apoio obrigatório.
Esses dois casos servem para ilustrar como as eleições gerais no Brasil são um verdadeiro samba de crioulo doido, onde todos procuram dançar do seu jeito desengonçado, sem nenhuma cerimônia de pisar nos calcanhares da ideologia política.
Ainda existe?
O Rio Grande do Norte, por ser um colégio eleitoral sem maior importância na corrida presidencial, encara com naturalidade a saladinha de letras feita em Brasília que desafia o discurso dos políticos mais afobados por essas bandas de Poti. É o caso do Solidariedade. Seu presidente estadual, deputado Kelps Lima, bate sem pena nos espinhaços dos democratas, progressistas, tucanos, como se o seu partido não fosse “farinha do mesmo saco”.
Puro teatro. De péssimo gosto, que se diga, porém, que costuma penetrar se aproveitando de um povo pouco politizado.
O fato é que o sistema político brasileiro não existe do ponto de vista ético e moral. O que vale é o interesse de grupos e /ou individuais, pelo poder. E só.
FRASE
"Não há impedimento legal contra o registro da minha candidatura ao Senado."
GERALDO MELO – Ex-senador e ex-governador, que está na lista de contas condenadas do TCU.
LAMPIÃO ...
Hoje, completa 80 anos do assassinato de Virgulino Ferreira da Silva, “Lampião”, e sua companheira Maria Gomes de Oliveira, “Maria Bonita”. Eles estavam acampados na Grota de Angicos, em Poço Redondo (Sergipe), quando foram surpreendidos pela polícia armada oficial (conhecida como volante). Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros foram degolados por ''Sebastião do Facão".
... E MARIA BONITA
Lampião começou a liderar um bando de cangaceiros em 1922 e, a partir daí, passou a viver de saques a fazendas e doações forçadas de comerciantes. Maria Bonita, de Paulo Afonso (BA), era destemida. O cangaceiro, nove anos antes de ter sido morto, encontrou resistência em Mossoró. Em 13 de junho de 1927, os heróis da resistência expulsaram Lampião e seu bando. Motivo de orgulho.
SOLIDARIEDADE
O cardiologista Bernardo Rosado colocou toda a estrutura do Hospital Wilson Rosado para assistir os pacientes do Hospital do Rim de Mossoró, que teve parte de sua estrutura destruída por incêndio na madrugada desta sexta-feira, 27. O momento é de unir forças para amenizar o sofrimento dos pacientes de hemodiálise.
ALTO OESTE
O Democratas de Pau dos Ferros realiza ato político hoje para lançar a chapa Carlos Eduardo/Kadu Ciarlini na região do Alto Oeste. O evento organizado pelo prefeito Leonardo Rêgo acontecerá no Éden Clube, com a presença dos líderes do DEM, MDB, PDT, PP e Podemos, que formarão coligação majoritária e proporcional.
TAMBORETADA
O ex-senador Geraldo Melo (PSDB) garante que está elegível, embora seu nome apareça na "lista negra" do TCU. O tucano diz que as suas pendências foram resolvidas e que os advogados tomarão medidas necessárias para assegurar o seu direito.
NOVA PESQUISA
Amanhã tem a segunda rodada da pesquisa Fiern/Certus, com divulgação pelo Twitter. Números para presidente da República, governador do RN e Senado.
É NOTÍCIA
1 - Há indícios de que o incêndio no Hospital do Rim de Mossoró foi criminoso. A polícia investigativa parte desse princípio, embora não se possa afirmar nada agora. É preciso agir rápido.
2 - O usuário vai continuar pagando mais caro pela energia elétrica. A bandeira tarifária vermelha (patamar 2) continuará no mês de agosto, devido a adversidade climática. O custo adicional na conta de luz é de R$ 5,00 a cada 100 kWh (quilowatts-hora).
3 - Lembra-se de Beto Barbosa, o "rei" da lambada? Se você é daquela época, pode matar saudade no finalzinho da tarde de hoje no Candidus Restaurante, onde Beto se apresentará.
4 - A facção criminosa PCC lançou promoção para aumentar o seu exército de bandidos. Não está cobrando a taxa de R$ 900,00 para matricular novatos. A facção precisa recuperar quadros.
5 - A iluminação em localidades rurais de Mossoró está recebendo as lâmpadas de LED, dentro do projeto ''Cidade Iluminada". Até o final do ano, 11 mil pontos de luz serão trocados na cidade.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.