MACHISMO EXISTE TODO DIA
Tatiana Spitzner, de 29 anos, advogada, foi encontrada morta no último domingo (22) em um apartamento no centro da cidade de Guarapuava (PR). O marido foi preso, investigado por suspeita de feminicídio.
Ivanilda Kanarski, de 30 anos, dona de casa, foi morta em um parque aquático em Irati (PR), atingida por disparos, na última quinta-feira (26). O marido foi preso, e é acusado por crime de feminicídio.
As irmãs Sheylla Mendonça, de 19 anos, e Samira Mendonça, de 23 anos, foram mortas dentro do apartamento onde moravam, no bairro Alto da Conceição (zona sul de Mossoró). Além disso, a mãe das vítimas também foi atingida de raspão na cabeça. Uma delas estava grávida de 36 semanas; a criança também não resistiu.
O caso que aconteceu na última sexta-feira (27) tem como principal suspeito o pai da criança, em mais uma prática de feminicídio.
Em apenas uma semana, quatro mulheres e uma criança foram mortas por homens, maridos e pai, crimes motivados unicamente pelo machismo.
O combate a crimes de feminicídio não pode ser apenas repressivo, com a aplicação da lei ao caso concreto; deve, principalmente, ser preventivo, com educação.
Daí, a importância de se debater e pugnar práticas e discursos machistas desde o início da vida. Seja dentro de casa, nos grupos de amigos e, inclusive, nas escolas.
Nesse último caso, uma grande ferramenta de luta contra essas práticas na vida adulta é o estudo de gênero dentro da sala de aula. O que não se confunde, de modo algum, com doutrinação, indução.
Falar de gênero é exercitar a cidadania para o reconhecimento da igualdade entre homens e mulheres, é libertar sujeitos das amarras alicerçadas em convenções sociais, que tentam amordaçar mulheres e encarcerá-las no ambiente doméstico.
Agindo assim, tentamos quebrar toda a conjuntura social que foi construída para manter a mulher nessa prisão cultural, tão agressiva quanto qualquer outra, especialmente por não haver qualquer crime no fato de “ser mulher”.
Quando falamos que a educação em gênero liberta, queremos dizer que ela proporciona a qualquer pessoa, seja ela mulher, homem, cis, trans, gay, lésbica, bissexual, travesti (dentre outros sujeitos), a ser quem deseja ser.
Se colocarmos abaixo o regime de precarização dos sujeitos que vivem fora da norma, lá no futuro veremos o resultado de um combate preventivo efetivo, este realizado por meio de um grande instrumento de poder: a educação.
(BRENA SANTOS – ADVOGADA)
FRASE
"É preciso tirar o RN do descalabro e Robinson tem que cair fora."
RAIMUNDO FERNANDES – Deputado estadual do PSDB, partido que apoia o governador Robinson Faria.
ESAM/UFERSA
Nesta data, em 2005, o presidente Lula sancionava o projeto de lei 11.153 que transformava a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) em Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). A lei foi publicada na edição do Diário Oficial da União do dia 1° de agosto daquele ano. Na mesma edição, foi publicada a nomeação do primeiro reitor: Josivan Barbosa de Menezes.
SÉTIMA ARTE
Nesta segunda-feira (30), completa 25 anos que era exibido o último filme na telona do Cine Teatro Cid: "Esqueceram de Mim 2". No dia seguinte, o templo da sétima arte se transformou na sede da Cooperativa de Artistas, Técnicos, Produtores Culturais de Mossoró (COOCAR). Tempos depois, o Cid se transformou no Teatro Estadual Lauro Monte Filho. Hoje, em reforma.
TERRÍVEL
Absurda a violência em Mossoró. Quatro assassinatos em menos de cinco horas na noite de sexta-feira (27). Entre as vítimas, uma jovem de 19 anos grávida de oito meses. O bebê de 36 semanas não resistiu. Mossoró conta 148 mortes violentas no ano. Terrível.
BICO LONGO
A convenção do PSDB neste domingo (22) vai oficializar aliança com o governador Robinson Faria (PSD) e homologar a candidatura de Geraldo Melo ao Senado, mas os holofotes estão direcionados para Sandra e Larissa Rosado. Elas vão com Robinson ou continuam a parceria política com a prefeita Rosalba Ciarlini?
E O VICE?
O governador Robinson espera que a convenção do PSDB ofereça o seu companheiro ou companheira de chapa. De preferência, que o vice seja de Mossoró, para bater de frente com Kadu Ciarlini (PP), vice de Carlos Eduardo (PDT).
MAIS UM "NÃO"
A vereadora de Natal Karla Dickson, do Pros, também disse "não" ao convite para ser vice de Robinson Faria. Tião da Prest e Jorge do Rosário, do PR, já tinham rejeitado a indicação.
É NOTÍCIA
1 - Apodi está de luto com a morte de Francisco Paulo Freire, seu Chico Paulo. Líder político, homem empreendedor. Todas as lutas levantadas por ele. Respeitado por todos. Que descanse em paz.
2 - A Unidade de Pronto-Atendimento do Alto de São Manoel completa 16 anos nesta segunda-feira (30). A primeira UPA de Mossoró e do Brasil, projetada e inaugurada pela prefeita Rosalba Ciarlini, em sua terceira gestão na Prefeitura de Mossoró.
3 - Inelegível, o deputado José Adécio (DEM) lançou carta para anunciar que será substituído pelo filho Gustavo Costa (PSD) na disputa para manter a cadeira na Assembleia Legislativa.
4 - O juiz Agenor Fernandes da Rocha Filho, da 2ª Zona Eleitoral em Natal, comandará a propaganda eleitoral no Rio Grande do Norte, escolhido pelo TRE. A propaganda começa dia 31 de agosto.
5 - "Pente fino" vai cortar 1 milhão de benefícios irregulares no INSS. Em Mossoró e região, mais de 2 mil beneficiados podem perder o benefício. A revisão médica começou em Mossoró.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.