Quinta-Feira, 27 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 03 Ago 2018 | Coluna César Santos - 3 de agosto

Crédito da foto: Ilustração/NEF Políticos vão ter que convencer o eleitor

ELEITOR ESTÁ MUITO PESSIMISTA

Atenção senhores candidatos, os eleitores não estão nem aí com as eleições deste ano, completamente desinteressados com o pleito que se aproxima. Pesquisa Ibope publicada nesta quinta-feira, 2, revela que quase metade do eleitorado brasileiro (45% dos entrevistados) se diz “pessimista” ou “muito pessimista” com a eleição que vai eleger presidente da República, governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

O elevado pessimismo, claro, resulta em baixo interesse do eleitorado pelas eleições de outubro. O Ibope afirma que, em geral, as mulheres estão mais pessimistas com as eleições deste ano do que os homens. Entre os eleitores do sexo feminino, 47% se declararam "mais pessimistas" na pesquisa. Apenas 18% das mulheres entrevistadas se disseram "otimistas".

Entre os homens, segundo a pesquisa, 43% se dizem "mais pessimistas", enquanto 28% afirmam estar "otimistas".

O Ibope também aponta que 38% dos eleitores afirmam que não têm "nenhum interesse" nas eleições de outubro e outros 23% "têm pouco interesse", o que soma 61% dos entrevistados. Já os que disseram ter "muito interesse" ou "interesse médio" somam 38%.

As razões do pessimismo haviam sido reveladas na pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira 31 – Perspectivas para as eleições, realizada em dezembro de 2017 pelo Ibope. O estudo questionou os eleitores sobre os motivos do pessimismo em relação ao processo eleitoral. À época, os entrevistados apontaram corrupção (30%), perda de confiança no governo e candidatos (16%) e falta de opção entre os pré-candidatos (11%) como as principais razões para o desalento.

Os entrevistados também responderam que os “políticos não fazem nada pela população/não cumprem o que prometem”; “não confia no processo eleitoral”; e “problemas econômicos”. E uma parcela ainda citou que não tem dúvida de que a situação piore com as eleições.

O levantamento do Ibope apurado em junho apontou que a proporção da população que associa a corrupção a todos os políticos é elevada, ainda que essa visão não seja consensual. O instituto questionou se eles concordavam ou discordavam com a afirmativa "todos os candidatos são corruptos, então não faz diferença em quem eu voto".

Nesse item, 39% concordaram totalmente; 15% concordaram em parte; 20% discordaram em parte; 25% discordaram totalmente e 1% não respondeu.

Esse é o cenário aterrador.

 

FRASE

"Vou procurar participar da campanha com a bandeira em defesa da saúde."

BERNARDO ROSADO – Cardiologista, que aceitou o convite para ser suplente do senador Garibaldi Filho.

 

SAÚDE

 A Prefeitura de Mossoró e a cooperativa médica Sama fizeram acordo para garantir o atendimento médico nas três UPAs. O município pagará a dívida de R$ 2,18 milhões de forma parcelada, com 50% de imediato e o restante em cinco vezes. A audiência de conciliação foi intermediada pelo desembargador Gilson Barbosa, no Tribunal de Justiça do RN, nesta quinta-feira, 2.

 

AZEITADA

 A máquina arrecadadora do Estado bateu recorde histórico em julho, com arrecadação de R$ 551 milhões. Os números foram apresentados nesta quinta-feira, 2, pelos auditores fiscais do Rio Grande do Norte. Com isso, o governador Robinson Faria (PSD) tem em mãos recursos para atualizar os salários de servidores, o que ele promete fazer até a próxima sexta-feira, 10 de agosto.

 

TÁ DITO

 O PR de Mossoró, liderado pelos empresários Jorge do Rosário e Tião da Prest, não terá candidato a governador. Os dois justificam que não se sentem representados pelos nomes que "aí estão". Dessa forma, os republicanos mossoroenses vão se concentrar apenas na campanha de Jorge para deputado estadual.

 

Progressista

 A convenção do PP oficializará a candidatura de Kadu Ciarlini para vice-governador, do cardiologista Bernardo Rosado a suplente de senador e Beto Rosado à Câmara dos Deputados. O pré-candidato a governador Carlos Eduardo (PDT) e líderes do MDB, Podemos e DEM são esperados em Mossoró. A convenção acontecerá no Hotel VillaOeste, às 18h.

 

MAIA DA GEMA

 O PT exigiu que a deputada Zenaide Maia (PHS) risque o sobrenome de todo o material de campanha. Ela aparecerá apenas como "Zenaide Senadora" na chapa petista de Fátima Bezerra. Ou seja, para não desagradar a companheirada, Zenaide esconderá a sua origem.

 

PESQUISA

 Hoje, tem novos números da corrida eleitoral no Rio Grande do Norte, tabulados pelo Instituto Consult.

 

 É NOTÍCIA

1 - Segundo dados revelados pela Tribuna do Norte, 3.787 pessoas ficaram na mira de armas em roubos de veículos no período de 1º de janeiro a 31 de julho. Aumento de 8% em relação a 2017.

2 - O RN tem confirmado 7.172 casos de dengue no ano; 167 para chikungunya; e 32 casos confirmados de zika vírus. Dos 52 óbitos notificados por arboviroses em 2018, apenas 1 por dengue foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado.

3 - O Brasil tem confirmado 1.053 casos de sarampo, com concentração em estados do Norte, segundo o Ministério da Saúde. A campanha de vacinação começa na segunda-feira, 6. Alerta total.

4 - A Apple é a primeira empresa da história a valer mais de 1 trilhão de dólares. Para se ter ideia do que isso representa, a marca vale mais do que toda a Bolsa brasileira.

5 - O governador Robinson Faria disse que vai "tirar a máscara" dos seus adversários, e afirmou que tudo de ruim que está acontecendo no RN é culpa dos outros. Jura que não tem culpa de nada.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
eleições 2018
eleitor
descrédito
política
arrecadação
fisco
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO