TEMOS O PONTO DE PARTIDA
As eleições no Rio Grande Norte terão cinco candidatos a governador: Breno Queiroga, ex-prefeito de Olho D’Água do Borges, e o professor Carlos Alberto, oficializados nas convenções do Solidariedade e Psol; além da senadora Fátima Bezerra, ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo e o atual governador Robinson Faria, que serão confirmados neste fim de semana nas convenções do PT, PDT e PSD.
As pesquisas revelam que a disputa se concentrará entre Fátima, Carlos Eduardo e Robinson, com forte tendência dos dois primeiros passarem para um eventual segundo turno. Em todas as sondagens realizadas, registradas e publicadas até aqui, Fátima lidera e Carlos Eduardo é o segundo, enquanto Robinson se arrasta sem conseguir chegar a dois dígitos.
Pesa ainda contra o atual governador a enorme impopularidade de sua gestão. Pelo Ibope, o governo é reprovado por 80,92% da população; pelo Instituto Consult, são 76,88% de potiguares reprovando a gestão. E o índice dos que não votam no governador de jeito nenhum beira ou ultrapassa a casa dos 40%.
A reprovação e a rejeição, em cruzamento de dados, são justificadas por graves problemas que afetam a população, principalmente no que diz respeito à segurança pública (caos) e ao atraso de salários dos servidores públicos (o décimo terceiro de 2017 ainda não quitado). As pesquisas mostram que o cidadão-eleitor não deseja esticar o governo, de tal fracasso, por mais quatro anos. Vale ressaltar que as pesquisas mostram o cenário do momento e apontam tendência, porém, não significa dizer que o quadro é definitivo.
Quanto aos outros dois candidatos, não há qualquer projeto positivo. Breno Queiroga e Carlos Alberto vão cumprir tabela, para usar um jargão do futebol. Ou uma missão delegada por seus partidos com o objetivo de viabilizar candidaturas proporcionais. O Solidariedade, por exemplo, precisa do palanque majoritário para consolidar a candidatura à reeleição do deputado estadual Kelps Lima, seu presidente.
Na disputa ao Senado da República, cinco nomes vão brigar pelas duas cadeiras do RN: Garibaldi Filho (MDB), Geraldo Melo (PSDB), Capitão Styvenson (REDE), Zenaide Maia (PHS) e Antônio Jácome (Podemos). É impossível, nesse momento, cravar quem se elegerá, ou afirmar favoritismo de algum deles. Não existe. A disputa será das mais acirradas e o desenrolar da campanha é que apontará os dois que chegarão na frente.
A disputa eleitoral no RN partirá desse ponto.
FRASE
"O partido me garantiu independência para eu não me submeter a velhas práticas."
CAPITÃO STYVENSON – Candidato ao Senado, justificando a escolha de filiação à Rede Sustentabilidade.
SARAMPO
O Município de Mossoró tem a meta de imunizar 15.801 crianças de 1 ano e menores de 5 anos contra pólio e sarampo. A campanha de vacinação será iniciada na segunda-feira, 6, em todo o Brasil. A Secretaria de Saúde vai mobilizar todas as Unidades Básicas (UBSs) para o atendimento ao público alvo. No país, segundo o Ministério da Saúde, o sarampo voltou a ser uma ameaça.
KADU CIARLINI
A convenção do PDT, neste sábado, para oficializar a candidatura de Carlos Eduardo ao Governo do Estado, servirá também para apresentar o publicitário Kadu Ciarlini (PP), candidato a vice-governador. A candidatura de Kadu foi oficializada na convenção dos Progressistas, em Mossoró. O rosalbismo leva caravana para a convenção do PDT, no Palácio dos Esportes, em Natal.
GOVERNO
A segunda rodada de pesquisa Consult/Blog do BG confirma liderança da senadora Fátima Bezerra (PT) ao Governo do RN, com 28,06% da intenção de votos. Em segundo, Carlos Eduardo (PDT), com 16,53%. Em terceiro, o governador Robinson Faria (PSD), com 9,59%. Os demais candidatos não chegam a 1 dígito. Nenhum soma 33,35% e não souberam responder: 9,82%.
SENADO
Para o Senado, Garibaldi Filho (MDB) mantém liderança, com 12,5%. O capitão Styvenson (REDE) assume a segunda posição, com 10,79%. Geraldo Melo (PSDB) desce para terceiro, 8,3%; Zenaide Maia (PHS) cai para quarto, com 7,94%. Depois vêm Magnólia Figueiredo (SDD), 2,97%; Antônio Jácome (Podemos), com 2,85%. Os outros não somaram 1%. Nenhum: 36,06¨; não sabem: 16,5%.
REPROVADO
Segundo a Consult, a reprovação popular do governo Robinson Faria é de 76,88%. E 37,9% dos entrevistados não votam nele de jeito nenhum.
PESQUISA
A pesquisa ouviu 1.700 pessoas entre 31 de julho e 2 de agosto, e está registrada na Justiça Eleitoral.
É NOTÍCIA
1 - Hoje, faz 23 anos da inauguração da sede do Sebrae em Mossoró, em imóvel bem estruturado entre as avenidas Rui Barbosa e Rio Branco. No evento, o prefeito Dix-huit Rosado fez o discurso.
2 - A incorporadora GTW iniciou a obra de aterro e terraplanagem da área onde será construído o Central Park, shopping que será erguido à margem do rio Mossoró, no bairro Pereiros. Deverá ficar pronto entre 2019 e 2020.
3 - Há 120 anos, Santos Dumont sobrevoava Paris com o balão Brasil. Também nesta data, em 1954, a Alemanha conquistava a Copa do Mundo, na Suíça, ao ter vencido a Hungria de Puskas, por 3 a 2.
4 - O terreno do Alecrim, em Natal, foi leiloado por R$ 1,7 milhão para pagar dívidas trabalhistas. O ex-jogador Ruy Cabeção leva uma bolada de R$ 192 mil. O Periquito um dia foi grande.
5 - O cantor mossoroense Darlan é a atração de hoje no Planeta Água, do Thermas. Das 20h às 23h. Antes, às 17h, tem o entardecer na sanfona no Lago das Piscinas.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.