AL TERÁ DISPUTA ACIRRADA
De pronto, um aviso: vamos apenas conjecturar sobre a disputa pelas 24 vagas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, baseado no cenário que se formou a partir das convenções que definiram candidatos e coligações.
A coligação do governador Robinson Faria (PSD) deve fazer a maioria dos futuros deputados estaduais. Pode chegar a até 12, mas os mais animados acreditam em 14. A coligação conta com 14 dos atuais inquilinos do Palácio José Augusto. O PSDB: Larissa Rosado, Ezequiel Ferreira, Tomba Faria, Raimundo Fernandes, Gustavo Fernandes, Gustavo Carvalho, Márcia Maia e Zé Dias; PSD: Galeno Torquato e Jacó Jácome. Dison não será candidato; Pros: Vivaldo Costa e Albert Dickson; PR: George Soares; PSB: Ricardo Motta.
A coligação tem ainda candidaturas fortes como as de Jorge do Rosário, Ivan Júnior e Terezinha Maia, todos do PR.
Já a coligação do candidato a governador Carlos Eduardo, que conta com PDT, PP, MDB, DEM, Podemos e PMN, pode fazer pelo menos 4 deputados. Essa coligação tem os atuais deputados Nélter Queiroz e Hermano Morais, do MDB; e Getúlio Rêgo, do DEM. Conta ainda com a postulação forte de Adjuto Dias, filho do prefeito de Natal Álvaro Dias, do MDB.
A coligação da senadora e candidata ao governo Fátima Bezerra, com PT, PC do B e PHS, pode fazer 3 deputados. A chapa tem dois dos atuais deputados: Souza, do PHS e Carlos Augusto, do PC do B. Fernando Mineiro, do PT, será candidato a deputado federal. O PT tem pelo menos três nomes fortes para a Assembleia Legislativa: Mada Maia, filha da deputada federal e candidata ao Senado Zenaide Maia, que é do PHS; Chico do PT – ex-prefeito de Parelhas, e a vereadora de Mossoró Isolda Dantas. Sargento Regina pode surpreender.
O Solidariedade, que vai à luta com nominata própria, deve renovar o mandato do deputado Kelps Lima e eleger pelo menos mais um deputado. Seriam dois eleitos por esse partido.
A coligação formada por seis partidos pequenos, os chamados nanicos, trabalha para renovar o mandato da deputada estadual Cristiane Dantas, do PPL.
Avante e PRB que se juntaram em coligação para deputado estadual, devem eleger pelo menos 2 representantes, que seriam o ex-prefeito de Almino Afonso dr. Bernardo e Kléber Rodrigues, ambos do Avante. Tem ainda a forte candidatura do Bispo Francisco, do PRB.
Na edição de amanhã, traremos o cenário da disputa pelas oito vagas do Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados.
FRASE
"Se chegar às minhas mãos, eu analiso."
MICHEL TEMER – Presidente, sobre o aumento de 16,3% do salário dos ministros do STF.
DIGITAL
A Seja Digital distribuirá em Mossoró mais de 35 mil kits, composto de conversor e antena, para a chegada definitiva da TV digital. Serão beneficiadas famílias cadastradas nos programas sociais do governo. Até o final deste mês, será iniciado o agendamento dos interessados, nos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs). O sinal analógico será desligado no dia 5 de dezembro.
ESTUDANTE
A Casa do Estudante de Mossoró faz hoje 51 anos de fundação. Nasceu pelas mãos de líderes do Centro Estudantil Mossoroense (CEM) e se firmou na força do bispo dom Gentil Diniz Barreto, deputado Vingt Rosado e Edmilson Jales Dantas, seu primeiro presidente. Hoje, a casa enfrenta situação difícil, sobrevive de ajuda, com futuro incerto. Os gestores públicos pouco se incomodam.
NÓDOAS
Duas nódoas que o governador Robinson Faria (PSD) vai carregar na caminhada pela reeleição: 1 - O RN tornou-se, na sua gestão, o estado com o maior índice de mortes violentas do País; 2 - os servidores públicos recebem os salários em atraso há quase 900 dias.
CONTRAMÃO
O deputado estadual George Soares pegou a contramão do seu partido, o PR, e anunciou apoio a Fátima Bezerra (PT) para o governo. O PR fez aliança com Robinson Faria (PSD). Em Assú, terra de George, o palanque do governador será comandado pelo ex-prefeito Ivan Júnior (PSD), candidato a deputado estadual.
DNA
Alves, Maias e Rosados estão presentes nos três principais palanques que disputam as eleições no RN. As famílias tradicionais estão apoiando Robinson Faria (PSD), Carlos Eduardo (PDT) e Fátima Bezerra (PT). Só os nanicos poderão gritar: "fora oligarquias". Ninguém mais.
PREGO BATIDO
O PSB vai mesmo participar da coligação com o PSD e outras 11 siglas. O deputado Fábio Faria (PSD), o articulador da coligação, conseguiu encaixar os socialistas na disputa proporcional.
É NOTÍCIA
1 - A Cosern abriu curso para eletricista com 60 vagas, em Mossoró. Gratuito. O curso será ministrado de setembro a dezembro. A inscrição será aberta segunda-feira, 13: www.cosern.com.br.
2 - Hoje, completa 50 anos da inauguração da herma do prefeito Dix-huit Rosado no edifício Dom Gentil Diniz Barreto - prédio central da antiga ESAM, hoje Ufersa. Justa homenagem ao criador dessa instituição de ensino superior de Mossoró.
3 - Hoje, é o Dia de Santa Clara. A tradicional procissão será realizada no bairro Dom Jaime Câmara, a partir da Gruta de Santa Clara. Hoje, também, se comemora o Dia do Estudante.
4 - A Jornada Cultural de Mossoró será realizada hoje e amanhã na Praça do Teatro Dix-huit Rosado. Artistas de todas as expressões culturais vão apresentar suas performances. Participe.
5 - Está pronta a 48ª edição da revista Presença, com a assinatura de sua diretora, colunista Marilene Paiva. O coquetel de lançamento acontecerá na quinta-feira, 15, no Requint Buffet, às 19h30.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.