Quinta-Feira, 27 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 16 Ago 2018 | Coluna César Santos - 16 de agosto

Crédito da foto: Ilustração Eleições serão realizadas no dia 7 de outubro, em primeiro turno

VAI COMEÇAR

A campanha eleitoral, propriamente dita, chega hoje às ruas. Os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios, caminhadas, passeatas e distribuir o material de propaganda. No popular, é dada a largada na “caça aos votos”.

Na corrida pela presidência da República, 13 candidatos pediram registro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com um descompasso moral e ético protagonizado pelo PT, que apresentou Lula como candidato, mesmo o ex-presidente cumprindo pena de 12 anos e um mês de prisão por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Na disputa pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, oito nomes oficializados em convenções partidárias bateram à porta da Justiça Eleitoral com pedido de registro. Outros 13 nomes estão na lista pelas duas vagas ao Senado da República e mais de três dezenas de candidatos à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa.

Pois bem.

A campanha deste ano se dará em território completamente hostil, onde o cidadão-eleitor está indignado com a política e os políticos. No popular, não querem nem ver a cara dos candidatos. Pesquisas de opinião pública, todas elas, apontam para o completo desânimo, com a grande massa afirmando que não pretende sufragar um nome nas urnas.

Talvez, e provavelmente, o primeiro desafio dos candidatos será convencer o povo a se interessar pela campanha. Não é fácil. O discurso em defesa da austeridade e que, com o voto, o cidadão pode promover as mudanças, se bem elaborado, pode reverter o quadro ou, pelo menos, atenuar o mau humor.

O desafio seguinte será estabelecer um nível de campanha pelo menos razoável, onde as propostas possam e devam sobrepor ao discurso de ataques de lado a lado. O cidadão, se parar para acompanhar a disputa, vai querer ouvir, principalmente dos candidatos majoritários, o que eles pretendem para o País e para o Estado.

O norte-rio-grandense, não tenha dúvida, quer pelo menos três temas na pauta da campanha: segurança, saúde e salários dos servidores públicos. Os postulantes ao Governo terão que dizer como administrarão essas áreas que hoje castigam o povo.

A segurança não existe, o RN é o estado mais violento do País se levado em consideração o índice de morte por cada 100 mil pessoas. A saúde está na UTI, um caos; e os salários dos servidores não são pagos em dia há mais de 30 meses. O povo vai escolher um nome em que possa acreditar.

 

FRASE

"Eu entrarei para a história como o governador da segurança."

ROBINSON FARIA – Atual governador, na campanha eleitoral de 2014.

 

UNIFICADA

 O presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Expedito Ferreira de Souza, vem a Mossoró nesta sexta-feira, 17, para inaugurar a Secretaria Unificada no Fórum Silveira Martins. Trata-se de uma nova forma de organização institucional que otimizará o trabalho do magistrado e dará celeridade à prestação jurisdicional. A solenidade está marcada para as 8h.

 

FROTA

 O Rio Grande do Norte passou de 520 mil veículos (carros, motos, caminhões) em 2007 para 1,238 milhão no ano passado. Apesar da frota ter mais do que dobrado em 10 anos, nesse período houve uma redução, mesmo que tímida, no número de acidentes nas estradas federais do RN. Caiu de 2.875 para 1.452 casos no mesmo período. É o que revela o Anuário do Transporte 2018.

 

TUBÉRCULO

 A Assembleia Legislativa exonerou o lobista Edvaldo Pessoa, que era "assistente parlamentar" da deputada Cristiane Dantas (PPL). O ato da Mesa Diretora ocorreu horas depois de "Bola", como é conhecido o lobista, ter sido preso na Operação Tubérculo, juntamente com o prefeito Batata e o vereador Lobão, de Caicó.

 

RASPA DO TACHO

 O governador Robinson Faria (PSD) quer usar R$ 236 milhões do que resta do Funfir para atenuar o atraso de salários dos servidores públicos. Espera ter o aval da Assembleia Legislativa.

 

TÚNEL DO TEMPO

 Há exatos 30 anos, a pediatra Rosalba Ciarlini fazia o seu primeiro discurso como candidata a um cargo público. Ela estreava disputando a Prefeitura de Mossoró. Venceu as eleições. Depois se elegeu prefeita mais três vezes, senadora da República e governadora do RN.

 

CORRETO

 O juiz Sérgio Moro adiou o depoimento do ex-presidente Lula (PT) para depois das eleições, para evitar a exploração eleitoral. Trata-se do caso do sítio de Atibaia. Lula já cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão, no caso do triplex de Guarujá.

 

 É NOTÍCIA

1 - Mossoró vacinou menos de 4.500 crianças contra pólio e sarampo, o que representa pouco mais de 14% da cobertura vacinal. Os postos de saúde estão esperando crianças de menos de 5 anos.

2 - Micheline Fontes vai receber convidados por uma causa nobre, sábado, 18. Cada convidado deverá comprar 10 tíquetes do McDia Feliz, cuja renda será revertida para o Criança Esperança. A festa vai acontecer no residencial Sun Ville, a partir das 17h.

3 - A primeira greve geral no Brasil foi iniciada nesta data, em 1903, por salários e jornada de trabalho de oito horas. O movimento durou 18 dias, sem resultado satisfatório.

4 - Hoje, completa 99 anos da morte do escritor Euclides da Cunha, assassinado por Dilermando de Assis, amante de sua esposa. Sua obra continua relevante no país e no mundo acadêmico.

5 - A Secretaria de Justiça do RN fechou o CDP de Caicó e levou os 71 presos para a cadeia de Caraúbas. O município oestano recebe a "mercadoria" no momento em que a violência atormenta.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
eleições
campanha eleitoral
governador
senador
deputado
presidente

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO