QUEM É A VÍTIMA? QUEM É O BANDIDO?
Luiz Benes Leocádio de Araújo Júnior tinha 16 anos, filho de político, residia em área de classe média alta, estudava em escola privada.
Mateus da Silva Régia tinha 17 anos, filho de um Silva, morava na periferia - área pobre, não teve acesso a escola.
Os dois se encontraram na tarde de quinta-feira, 15, no Tirol em Natal. Benes foi buscar um documento no carro da família; Mateus estava procurando uma vítima para assaltar.
O caso ganhou dimensão. Virou sequestro-relâmpago. A polícia entrou em cena e no confronto, já na zona norte da capital, a troca de tiros acabou com dois corpos tombados, cravados de bala, sem vida: Benes e Mateus.
Quem é a vítima?
Quem é o bandido?
O Governo do Estado fez o julgamento. Em nota assinada pela secretária de Segurança Pública e Defesa Social (SESED), delegada Sheila Freitas, a solidariedade alcançou apenas “a vida de mais um jovem” (morto), em referência a Benes, filho do ex-prefeito de Lajes, ex-presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e atual candidato a deputado federal Benes Leocádio (PTC), aliado do governador Robinson Faria (PSD).
E Mateus? Não tem família? Não tem amigos? Não tem origem? Não tinha vida?
Antes que o leitor, mesmo sem querer, diga em silêncio: “era um marginal”, vale logo replicar: era um ser humano vítima de um País de desigualdades. Não nasceu para ser bandido; foi levado para o submundo porque o Estado não cuidou do seu futuro, assim como não faz com as crianças pobres deste País.
A nota assinada por Sheila era, como de fato é, totalmente desnecessária. Se a ideia era se fazer presente ao lado da família Benes, funcionou como um fosso entre classes sociais. Do contrário, o governo deveria assinar nota em solidariedade às centenas de famílias enlutadas por mortes violentas, consequência de um estado sem segurança pública.
As lágrimas que descem hoje nos rostos dos Benes e Silvas, também derramam no coração dilacerado dos Oliveiras, Medeiros, Santos, Souzas, Paivas, Menezes e de todos os sobrenomes que vestem preto pela morte dos seus entes queridos que tombaram pela força da bala.
Todos sofrem; todos estão inseguros; todos estão na mira de um revólver. E o Estado que deveria garantir a vida, tombou faz tempo diante de sua própria incapacidade de honrar os deveres básicos como a segurança.
Daqui a nossa dor, em forma de solidariedade, às famílias de Benes Júnior e Matheus Régis.
FRASE
"Hoje, durante mais uma ação contra o crime, perdemos mais uma vida."
SHEILA FREITAS - Secretária de Segurança do RN sobre a morte de Benes Júnior e esquecendo a de Mateus Régis.
EMPREGO
O secretário do Desenvolvimento Econômico de Mossoró, Lairinho Rosado, afirma que a pasta já intermediou mais de mil contratações em 2018. Empregos com carteira assinada no comércio, na indústria e outros setores da economia. No momento, a secretaria está cadastrando candidatos para as 134 vagas de empregos na fábrica Porcelanatti, que reabrirá em janeiro de 2019.
TERRENO
Decreto assinado pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP) reverte em favor do município um terreno de 27 mil metros quadrados, localizado no Distrito Industrial. Havia sido doa-do em 2006 à empresa cerâmica Santa Aliança para instalação de uma unidade industrial. A empresa descumpriu todos os prazos. Outros terrenos já haviam sido revertidos para o município.
BATALHÃO
O TSE recebeu pedido de registro de mais 23 mil candidaturas, que concorrerão a 1.654 vagas nas eleições de 7 de outubro, incluindo presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador e deputado federal e estadual. No RN, são oito candidatos a governador, 13 a senador e mais de 300 para deputado.
SÍTIO CANTO
A chapa Carlos Eduardo (PDT)/Kadu Ciarlini (PP) inicia a campanha por Mossoró, na noite desta sexta-feira, 17. A movimentação acontecerá no Sítio Canto, conhecido como o "canteiro da rosa". A partir das 19 horas.
TÚNEL DO TEMPO
Há um entendimento no TSE de que o julgamento do registro de candidatura de Lula (PT) deva acontecer logo, antes do guia eleitoral no rádio e na televisão. É uma forma de evitar que a estratégia de lançar um inelegível, pela Lei da Ficha Limpa, engane o eleitor brasileiro.
IBOPE
Os novos números do Ibope sobre a corrida eleitoral do Rio Grande do Norte serão conhecidos no início da noite de hoje. O RNTV, da InterTV Cabugi divulgará a pesquisa para governador, senador e presidente.
É NOTÍCIA
1 - O Governo do Estado paga hoje o décimo terceiro salário do ano passado aos servidores que ganham entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Os que recebem acima desses valores vão continuar esperando.
2 - Há 11 anos era criada e inaugurada a Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró (AFLAM), reunindo mulheres escritoras, desenhistas, jornalistas, musicistas, atrizes, poetisas. A ideia foi da poetisa Maria de Fátima Castro.
3 - Pedro Lima, executivo do Santa Clara, fará palestra no lançamento da campanha Aquece Mossoró, dia 20 deste mês, no Dix-huit Rosado. As novidades da campanha serão apresentadas.
4 - Mossoró sedia hoje o 1º Simpósio Regional de Direito e Saúde Mental, promovido pela Associação dos Magistrados do RN. Será realizado no Forum Silveira Martins, a partir das 8h.
5 - Mais de 3 mil lâmpadas a vapor de sódio já foram substituídas por led em Mossoró, beneficiando principalmente áreas da periferia. O 'Cidade Iluminada' deve substituir todas as lâmpadas em 3 anos.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.