Quinta-Feira, 27 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 26 Set 2018 | ALRN exonera principal envolvida no esquema dos "fantasmas"

Crédito da foto: Reprodução Ana Augusta Simas está presa desde o dia 27

O Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 26, publica a exoneração de Ana Augusta Simas Aranha Teixeira de Carvalho do cargo de Chefe de Gabinete da Presidência. Ela é aponta como a “cabeça” do esquema criminoso que desviou cerca de R$ 2,5 milhões através de “servidores fantasmas”.

O esquema foi desmantelado pela operação Canastra Real, detonada na segunda-feira (17) pelo Ministério Público Estadual (VEJA AQUI).

Ana Augusta está presa desde o dia 17, mas somente hoje a Mesa Diretora da ALRN decidiu pela exoneração. Ela é da cota pessoal do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Segundo apurou o MPRN, Ana Augusta requisitava pessoas residentes no município de Espírito Santos, que é governado pelo seu marido Fernando Teixeira (PSDB), para usá-las como “fantasmas” e ficar com os salários.

Os “servidores fantasmas” assinaram documento autorizando “terceiros” retirarem os salários na “boca do caixa”, na agência instalada no Palácio José Augusto – sede da Assembleia Legislativa.

Além de Ana Augusta, mais seis pessoas foram presas e estão sendo investigadas. O prefeito Fernando Teixeira também foi preso por porte ilegal de arma.

A operação Canastra Real também cumpriu mandado de busca e apreensão em dois endereços do ex-deputado federal Augusto Carlos Viveiros, tio-afim do presidente Ezequiel Ferreira (VEJA AQUI).

Tags:

Ana Augusta Simas
Canastra Real
Assembleia Legislativa
Ezequiel Ferreira de Souza
Ministério Público
Rio Grande do Norte

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO