Quarta-Feira, 26 de fevereiro de 2025

Postado às 09h30 | 27 Set 2018 | Coluna César Santos - 27 de setembro

Crédito da foto: Ilustração Luz no fim do túnel

AINDA EXISTE LUZ NO FIM DO TÚNEL

Todas as pesquisas contratadas, registradas e divulgadas até aqui apontam para Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições e todas as projeções indicam para esse mesmo rumo. Não há, neste momento, uma luz que ilumine outro caminho para o eleitor brasileiro. Daí, o verde-oliva ou o vermelho petista será presidente do Brasil a partir do dia 1° de janeiro de 2019.

O jornalista Josias de Souza, com a sua sapiência, sugere que a sucessão de 2018 tornou-se uma avenida com duas contramãos.

1 – Trafega o passado pré-1964, comandado por uma gente que fica com raiva quando é contrariada.

2 – Desliza o presente pós-2003, dirigido por pessoas que não ficam com raiva; ficam com tudo, da prataria do Palácio aos contratos da Petrobras.

“Tomando-se como verdadeiros os números da nova pesquisa do Ibope, dinamitaram-se os caminhos que poderiam levar a uma terceira via. Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) foram, por assim dizer, atropelados pelas circunstâncias.”

Grifa que deve-se ao sociólogo inglês Anthony Giddens a popularização da expressão terceira via. Nas palavras dele, seria “o esforço de modernização da social-democracia perante a nova influência dominante em nossa vida: a globalização e a revolução da informação”.

“Na prática, foi uma tentativa do governo do ex-primeiro-ministro Tony Blair, de quem Giddens era conselheiro, de construir uma opção política situada entre a obediência cega aos caprichos do mercado e o alinhamento caolho ao estado do bem-estar social. Blair renunciou em 2007, depois de enfiar a Grã-Bretanha no beco sem saída da guerra no Iraque.”

O jornalista ressalta que “em tempos remotos, a coisa era mais simples. O que caracterizava a terceira via era o esforço para encontrar um meio-termo entre o capitalismo e o comunismo. Com o apodrecimento do comunismo, prevaleceu o mundo de mão única do capital. Pois o Brasil resolveu se redescobrir, agora como um país pós-ideológico, cujo futuro é desenhado numa enfermaria e numa prisão.”

E destaca que “no momento, há uma montanha dividindo o país. Os eleitores de Bolsonaro cavam de um lado da montanha; os partidários de Haddad cavam do outro lado. Se os dois grupos se encontrar no meio do caminho, fazem um túnel e batem de frente, matando-se uns aos outros. Se não se encontrar, fazem dois túneis. E o país continua trafegando em duas vias. Uma na contramão da outra".

 

FRASE

"As informações do TSE dão conta da impossibilidade de inclusão."

LUÍS ROBERTO BARROSO – Ministro do STF, sobre o veto de liberar os títulos de eleitores cancelados.

 

SEM VOTO

 A maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou pedido de liminar feito pelo PSB para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores que não realizaram o cadastramento por biometria nas localidades que foram escolhidas pela Justiça Eleitoral. Cerca de 3,3 milhões de eleitores não vão votar nas eleições de outubro, distribuídos em 1.248 municípios de 22 estados.

 

VIOLÊNCIA SEM FIM

 O Rio Grande do Norte aparece nas "cabeças" do Monitor da Violência, criado pelo portal G1 para acompanhar as mortes violentas mês a mês. Está no topo negativo junto de Acre e Roraima. Até o mês de julho, o índice por 100 mil habitantes chegou a 4.60. Como houve avanço em agosto e setembro, a média subiu bastante. Em Mossoró, já são quase 200 assassinatos em 2018.

 

CONDENADO

 A 8.ª Turma do TRF-4 confirmou mais uma condenação do ex-ministro José Dirceu (PT), mas reduzindo a pena de 11 anos e 3 meses para 8 anos e 10 meses. Ele foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Dirceu já tem outra condenação a mais de 30 anos no âmbito da Lava Jato. O petista diz que é perseguido.

 

A VOZ DO POVO

 A pesquisa Ibope/CNT aponta que o governo Temer é desaprovado por 82% (ruim e péssimo) dos brasileiros e apenas 4% (bom e ótimo) aprovam o governo. A mesma pesquisa mostra Bolsonaro (PSL) liderando a corrida eleitoral com 27%; Haddad (PT), 21%; e Ciro Gomes (PDT), 12%.

 

FIQUE ATENTO

 Termina hoje o prazo para o eleitor requisitar a segunda via do título. Basta ir ao Cartório Eleitoral de sua cidade. Para emissão da segunda via, é exigido que o cidadão esteja em dia com a Justiça Eleitoral.

 

É LEI

 A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) sancionou a lei que garante vagas para irmãos no mesmo estabelecimento de ensino público do Município. O projeto foi iniciativa da vereadora Izabel Montenegro.

 

 É NOTÍCIA

1 - No próximo sábado, 29, tem o Jantar Musical organizado pela comunidade Obra de Maria na Casa de Missão Padre Pio em frente ao Santuário Santa Clara. Acesso, apenas R$ 5,00.

2 - Nesta data, em 1977, era fundado o Parque Zoobotânico Onélio Porto, numa área de 60.900 metros quadros no campus da Escola Superior de Agronomia (ESAM), hoje Ufersa. 41 anos depois, o zoológico de Mossoró deixou de existir.

3 - Hoje, Dia Mundial do Turismo, um desafio que o Brasil precisa vencer: transformar o turismo como política de desenvolvimento e como caminho para abrir o país ao investimento externo.

4 - A Câmara de Mossoró realiza hoje a Sessão Solene da Abolição, para homenagear o pioneirismo da cidade no fim da escravatura. Sessão será aberta às 9h, no Palácio Rodolfo Fernandes.

5 - A Loja Maçônica Jerônimo Rosado também realiza hoje a Sessão Magna Branca e a tradicional Noite da Cultura. Solenidade às 18h, no templo da ARBLS, bairro Planalto 13 de Maio.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
contramão
túnel
Jair Bolsonaro
Fernando Haddad
eleições presidenciais

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO