Quarta-Feira, 26 de fevereiro de 2025

Postado às 09h30 | 02 Out 2018 | Coluna César Santos - 2 de outubro

Crédito da foto: Ilustração Nos debates entre candidatos, apenas retórica

DISPUTA SEM PROPOSTA

A cinco das eleições, não é possível, dentro da massa gente, encontrar um cristão capaz de apontar o que os candidatos à Presidência do Brasil têm, de sério e concreto, para tirar o país do buraco. Os planos de governo apresentados, obrigatoriamente, no ato do pedido de registro de candidatura são peças de pouca sustentação e funcionam como um “mote” para vender o discurso de ocasião.

Quando chamados para o debate, os candidatos, sem exceção, se limitam a promessa fácil. “Vou criar empregos, vou melhorar a saúde, a educação, combater o crime e tirar o país da crise econômica”, repetem. Como? Sem resposta.

No debate realizado pela Record no domingo à noite, os candidatos presentes exibiram a fragilidade de proposta de forma absurda. Limitaram-se a apontar o dedo para o adversário, tentando desconstruir o que nunca foi construído, num bate-boca idiota, que não interessa aos brasileiros que estão – verdadeiramente – preocupados com 13 milhões de desempregados, com as longas filas do SUS, com a escalada da violência, com os baixos índices de qualidade da escola pública e, principalmente, com o avançado estado de putrefação da política e dos políticos que povoam a vida pública do país.

No Rio Grande do Norte, a campanha se desenrola da mesma forma. Os candidatos a governador não conseguiram, até aqui, apresentar propostas concretas para os problemas que castigam a vida dos potiguares. Não têm proposta para segurança; não têm proposta para a saúde; muito menos para a educação, desenvolvimento econômico... Têm promessa. Aliás, sobra promessa.

No mais, apenas as acusações de todos os lados. Nem mesmo os “novatos” conseguem direcionar a campanha em outra dinâmica, permanecendo presos a discursos tolos dos tipos: “diga não às oligarquias”; “diga não às velhas políticas”; como se esse blá-blá-blá não fosse velho. Francamente...

Pois bem.

O fato é que estamos caminhando para as urnas, cumprir o dever de cidadão-eleitor, consagrado pela democracia, mas completamente inseguros de que a escolha que será feita ajudará a tirar o RN e o Brasil do atoleiro.

Quem sabe, nos dias que restam para o dia do voto, uma luz de esperança não surja no processo eleitoral. Quem sabe, os debates que ainda restam sirvam para orientar melhor o voto dos potiguares e brasileiros.

Hoje, tem debate com os candidatos a governador; quinta-feira, 4, tem debate com os candidatos a presidente. Ligue-se..

 

FRASE

"Pelo menos 900 das mil medidas provisórias editadas nos governos do PT envolveram propinas."

ANTONIO PALOCCI – Ex-ministro de Lula, em delação em processo da operação Lava Jato.

 

LISOS

 Uma parcela do servidor público estadual vai para as urnas domingo, 7, sem dinheiro na conta. É que o Governo do Estado só concluirá a folha de setembro no dia 10. Também uma parcela vai amargando o atraso do décimo terceiro de 2017. O governo promete pagar uma parcela de setembro na quinta-feira, 6. O pessoal da educação e da administração indireta já recebe o mês.

 

SIMULADOR

 O presidente do Conselho Regional Nordeste II do Sest-Senat, empresário Eudo Laranjeiras, apresenta hoje o "Simulador de Direção" da unidade de Mossoró. O equipamento facilitará a capacitação de motoristas de caminhões, ônibus e vans. O investimento foi da ordem de R$ 1 milhão. O Sest-Senat está bem instalado no conjunto Vingt Rosado (zona leste da cidade).

 

É HOJE

 Cinco dos oito candidatos a governador do RN estarão frente a frente no debate da InterTV Cabugi na noite de hoje. É a última oportunidade para o confronto de ideias antes das eleições de domingo. Estão confirmados Breno Queiroga (SDD), Carlos Alberto (Psol), Carlos Eduardo (PDT), Fátima Bezerra e Robinson Faria (PSD).

 

MEDIADOR

 Todos os debates realizados até aqui não acrescentaram nada. Debates mornos. Para hoje, como "tiro curto", dada a fase decisiva da campanha, é provável que Carlos Eduardo, Fátima e Robinson travem um debate quente, que vai exigir muito do mediador, jornalista Ari Peixoto, dos quadros da Globo.

 

LIVRE

 A partir de hoje, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em razão de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto, conforme o Código Eleitoral, artigo 236, caput.

 

VÉSPERA

 No sábado, véspera do dia do voto, a InterTV Cabugi divulgará pesquisa Ibope sobre a disputa para o Governo do Rio Grande do Norte e para o Senado Federal.

 

 É NOTÍCIA

1 - O mercado financeiro elevou pela terceira semana consecutiva a previsão de inflação para o ano: 4,3%. Na semana passada, a projeção estava em 4,28%. Próximo do centro da meta de 4,5%.

2 - Há 18 anos, a pediatra Rosalba Ciarlini (PP) era eleita para o terceiro mandato de prefeita de Mossoró, tendo como vice Antônio Capistrano. Elegeu-se com 57.369 votos, superando Fafá Rosado (42.530 votos), Socorro Batista (4.447) e Mário Rosado (228).

3 - O show de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo foi transferido de amanhã, 3, para a próxima sexta-feira, 5. O grande encontro acontecerá na área de eventos do Partage Shopping Mossoró.

4 - Padre Charles lançou o Vestibular 2019.1 da Faculdade Diocesana. Oferta de 8 cursos: Teologia, Psicologia, Direito, Ciências Contábeis, Administração, Gastronomia, Nutrição e Fisioterapia.

5 - Mossoró fecha o mês de setembro com 194 assassinatos no ano e caminha para bater todos os recordes. A população anda assustada com assaltos, roubos, arrastões, do Centro à periferia.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
retórica
discurso
eleições
candidatos
governador
presidente
Rio Grande do Norte

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO