Quarta-Feira, 26 de fevereiro de 2025

Postado às 07h00 | 03 Out 2018 | Coluna César Santos - 3 de outubro

Crédito da foto: Ilustração Venezuelanos estão fugindo da ditadura de Maduro

ELES DERAM À LUZ BOLSONARO

Jair Bolsonaro (PSL) seria um candidato inviável em tempos outros. Não ultrapassaria o primeiro dígito da intenção de votos. Uma espécie de Enéas sem barba, sem graça, sem voto. Em outras palavras, um coadjuvante de menor ou nenhuma importância no processo de escolha do futuro presidente do Brasil.

O candidato verde-oliva era um mero desconhecido do grande público até ontem. Seus 27 anos de Congresso, um fiasco. Ele sequer conseguiu ultrapassar a porta do baixo clero da Câmara, de tão inexpressivo era o seu mandato. Não há, em nenhum momento de quase três décadas de mandato, um registro de boa atuação do deputado Bolsonaro.

Se isso é verdade – e é –, então como explicar o fenômeno das eleições de 2018? Como justificar a liderança de Bolsonaro diante da sua pouca habilidade com as palavras, filiado a um partido inexpressivo, com míseros 8 segundos no horário eleitoral e até pouco tempo sem fazer campanha porque estava preso a um leito de hospital?

A resposta é única: Bolsonaro representa uma ideia, defendida pela grande massa, alojada em todas as classes sociais, contra o sistema caduco e corrupto da política brasileira. A ideia, que é maior do que o capitão, está se impondo perante os velhos poderosos de todas as siglas e cores.

O povo mandou o recado faz tempo. Disse, em diversas manifestações que entupiram as ruas e avenidas de gente, que não aceitava mais a roubalheira, o jeitinho político brasileiro de ser. Gritou que não apertaria mais as mãos sujas dos desonestos que se revezaram no Poder a partir da redemocratização.

Jair Bolsonaro, que sustenta um moralismo questionável, que prega o desprezo pelos signos democráticos, que não respeita as igualdades e é pouco tolerante com a imprensa, mantém firme a defesa dos seus valores, com o consentimento de uma multidão cada vez maior.

Segundo a pesquisa Ibope/Globo, Bolsonaro lidera a corrida presidencial com 31% da intenção de votos, 10 a mais do segundo colocado, Fernando Haddad (PT), um legítimo representante da política da bandalheira exposta pelos escândalos do mensalão e petrolão, que subtraíram bilhões de reais dos cofres públicos.

Não vai daqui a previsão de vitória ou derrota de Bolsonaro nas urnas, no entanto, perdendo ou ganhando, o capitão consolida-se como o principal fenômeno político desde Fernando Collor de Mello nas urnas de 1989.

Mais do que isso: ele desafia o prestígio de Lula, que de dentro da cadeia tenta eleger um poste.

Bolsonaro é culpa de quem?

 

FRASE

"Não se pode fazer política com o fígado, conservando o rancor e ressentimentos na geladeira."

ULYSSES GUIMARÃES – Um dos maiores políticos que o Brasil já teve.

 

Novo hospital

 O Sistema Hapvida Saúde acelera os passos para abrir o novo hospital de Mossoró, comprado junto ao oncologista Cure Medeiros, com endereço no bairro Nova Betânia. A data de abertura ainda não está definida. O Hapvida está posicionado como uma das maiores operadoras de saúde e odontologia do Brasil e a maior do Norte/Nordeste, com mais de 3,8 milhões de beneficiários.

 

Refugiados

 A cidade de Caicó recebe hoje 60 venezuelanos refugiados. Eles formam 13 famílias que ficarão alojadas em casas da "Aldeias Infantis SOS", organização presente em Caicó desde 1979. Os venezuelanos, que estão fugindo da ditadura do governo de Nicolas Maduro, receberão moradia, alimentação e educação. Também serão encaminhados ao mercado de trabalho local e regional.

 

Alerta

 Veículos que contiverem adesivos com Lula candidato à presidência da República serão abordados nas estradas que cruzam o RN. O Ministério Público Eleitoral recomendou a fiscalização às Polícias Rodoviária Federal e Estadual. É uma forma de combater a propaganda enganosa, já que Lula, como se sabe, não é candidato.

 

SEGUNDO TURNO

 Duas pesquisas registradas e divulgadas nesta terça-feira, 2, apontam para segundo turno no RN. Na Perfil, Fátima Bezerra (PT) tem 33,7%, sendo superada pela soma da intenção de votos dos demais candidatos, que é de 35,07%. Na Consult, Fátima tem 36% contra 39,06% da soma dos adversários.

 

Porém...

 A possibilidade de vitória de Fátima em primeiro turno não pode ser descartada. A diferença entre a intenção de votos dela para a soma dos adversários está dentro da margem de erro. Portanto, a definição virá nos quatro dias que restam para o voto.

 

Última bala

 O debate da Globo nesta quinta-feira, 4, é a última chance de os adversários de Bolsonaro (PSL) atingi-lo. Depois daí, é esperar o veredicto das urnas, e só.

 

 É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 2010, Rosalba Ciarlini era eleita governadora do RN, com 813.813 votos, o equivalente a 52,46% dos votos válidos. Hoje, Rosalba cumpre o quarto mandato de prefeita de Mossoró.

2 - Os supermercados funcionam hoje (feriado estadual) das 7h às 20h. Os bancos são fechados, assim como as lojas do centro comercial. Já as lojas do shopping abrem às 14h, enquanto a praça de alimentação funciona normalmente, a partir das 11h.

3 - Nesta quarta-feira, 4, completa 14 anos da eleição da enfermeira Fafá Rosado a prefeita de Mossoró com 57.743 votos. Quatro anos depois da mesma data, Fafá se reelegeu com 65.329 votos.

4 - Nas eleições de 1992, nesta data, o PT conquistava os primeiros mandatos eletivos em Mossoró. Foram eleitos os professores Júlio César Fernandes e Telma Gurgel à Câmara Municipal.

5 - Nesta data, em 1974, eram eleitos indiretamente governadores em 20 estados, todos da Arena. No Rio Grande do Norte, o escolhido pelo sistema foi Tarcísio de Vasconcelos Maia.

Tags:

Venezuelanos
refugiados
Caicó
Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Jair Bolsonaro

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO