Quarta-Feira, 26 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 05 Out 2018 | Coluna César Santos - 5 de outubro

Crédito da foto: Ilustração Se proteja nesta reta final de campanha

LAMA QUE VAI, LAMA QUE VEM

O comitê de Fernando Haddad foi da euforia à perplexidade. O PT imaginara que seu candidato derrotaria Jair Bolsonaro jogando parado. Descobriu que a transferência de eleitores promovida por Lula é uma via de mão dupla. Numa avenida, trafegam os votos que caem no cesto de Haddad. Noutra, o eleitorado anti-PT antecipa para o primeiro turno a viagem que conduz ao colo de Bolsonaro.

Recuperando-se de duas cirurgias, Bolsonaro não leva sua campanha às ruas há quase um mês. Ele faz e acontece nas redes sociais. No mesmo período, Haddad voou de palanque em palanque como um drone guiado pelo controle remoto do padrinho-presidiário. Vai à cadeia uma vez por semana para receber orientações. Terceiriza os ataques a Bolsonaro ao comitê do neonanico Geraldo Alckmin.

A rápida ascensão de Haddad do patamar de 4% para mais de 20% nas pesquisas ateou medo no pedaço do eleitorado que tem aversão ao PT. Ao trombetear na TV o risco de Bolsonaro ser derrotado pelo petismo no segundo turno, Alckmin converteu o medo em pânico. A tática funcionou, só que o voto refratário à volta do PT migrou direto para Bolsonaro, sem fazer escala em Alckmin ou assemelhados.

O PT aderiu à pancadaria. Na noite desta quarta-feira, 3, pendurou nas redes sociais o primeiro vídeo com ataques a Bolsonaro, associando-o a Hitler. Fez isso num instante em que o eleitor pobre, que o PT supunha ser cativo, começou a cair de amores por Bolsonaro. Meio zonzo, o comitê petista tem saudades do tempo em que o PT polarizava as disputas presidenciais com o PSDB. O PT sabia quais botões deveriam ser apertados para desnortear o tucanato. Agora, aguarda as instruções da cadeia.

A análise do jornalista Josias de Souza é perfeita, sem necessidade de retoques. O cenário é exatamente o que ele descreveu, mediante fatos e recortes da presente campanha eleitoral.

Acrescenta-se apenas um ponto que parece incontestável. A força de transferência de Lula se exauriu porque o poste já consumiu tudo do seu criador. A partir de agora, o PT e Haddad terão que acrescentar as suas qualidades. É aí onde mora o problema. O PT tem a imagem suja do petrolão; Haddad a placa de gestor incompetente, que quando prefeito de São Paulo, na luta pela reeleição, não conseguiu sequer suplantar os votos brancos e nulos.

Diante de tal cenário, onde o brasileiro mostra-se reticente a volta do PT ao poder, o negócio será jogar a lama no adversário. E torcer que não tenha efeito bumerangue. A conferir.

 

FRASE

"É caminhando que se abrem os caminhos. Ela vai caminhar e abri-los."

ULYSSES GUIMARÃES – Ao promulgar a Constituição de 1988, batizada por ele de Cidadã.

 

200

 Quinta-feira, 4 de outubro, Mossoró chega a marca dos 200 assassinatos no ano. Nas últimas 48 horas foram seis mortes violentas, sendo que quatro delas no espaço de menos de 10 horas. Não é só isso. Quadrilhas intensificaram os assaltos no feriado, ocupando de bairros nobres à periferia. É o retrato nu e cru da falência do sistema de segurança pública no Rio Grande do Norte.

 

CONTRARIADA

 "Trabalhar apenas com a possibilidade de compensação, ou seja, sem remuneração, involuntariamente, é exploração." Essa foi a reação do Sindicato da Polícia Civil do RN à determinação do Ministério Público (MPRN) que todo efetivo da Polícia Civil deve trabalhar nas eleições deste domingo, 7. Há necessidade da polícia nas ruas, mas a civil vai contrariada. E isso não é bom.

 

HAJA PESQUISA

 Mais três pesquisas serão divulgadas hoje sobre a corrida eleitoral do Rio Grande do Norte: Certus/Fiern, Opine/Band Natal e Instituto Verita, de Minas Gerais. Números que mostrarão o quadro na antevéspera das eleições. Lembrando que amanhã será a vez do eleitor conhecer os números do Ibope/InterTv Cabugi.

 

MESÁRIOS

 Ainda é tempo para quem deseja ser mesário nas eleições deste ano em Mossoró. Basta procurar o Fórum Eleitoral Celina Guimarães. O mesário ganha alguns benefícios pelo trabalho eleitoral, como isenção de concursos públicos municipal e estadual e dois dias de folga para cada dia trabalhado.

 

É RÁPIDO

 O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) prevê concluir o trabalho de apuração de votos até às 22h de domingo. Em Mossoró, a Justiça Eleitoral prevê a conclusão por volta das 20h.

 

LEI SECA

 A venda e consumo de bebida alcoólica estarão proibidos das 6h às 18h do domingo. Portanto, o sábado está livre para quem gosta de virar o copo. A portaria é da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

 

 É NOTÍCIA

1 - Hoje, faz nove anos da morte do monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, o pároco da Catedral de Santa Luzia de Mossoró. O religioso é lembrado pelos relevantes serviços à igreja.

2 - Morreu Walter Anunciato da Silveira, filho de Lúcio Silveira, fundador da Loja do Papai. Deixa o nome escrito no comércio da Coronel Gurgel. Nosso abraço de solidariedade a viúva Mara Rúbia e aos filhos Samara, Sanny e Voltaire Silveira.

3 - Ulysses Guimarães promulgava a nova Constituição e a chamava de "Cidadã". Referência da história contemporânea, a Constituição completa hoje 30 anos.

4 - Devido ao Enem, o Governo decidiu adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro. Com isso, os candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas. Melhor assim.

5 - O TSE lança neste ano um serviço de apuração das eleições presidenciais pelo Twitter. Por meio da hashtag #ResultadoTSE, o eleitor poderá acompanhar a evolução dos votos totalizados.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
eleições
Constituição Cidadã
Ulysses Guimarães

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO