DISPUTA ESTÁ ABERTA
A primeira pesquisa do segundo turno da disputa pelo governo do Rio Grande Norte mostra Fátima Bezerra, candidata do PT, à frente de Carlos Eduardo, candidato do PDT. A diferença é de 6 pontos na pesquisa estimulada; de 7,024% nos votos válidos; e de apenas 4,82% na espontânea, indicando empate dentro da margem de erro.
A pesquisa Fiern/Certus, divulgada nesta segunda-feira, 15, oferece um leitura simples e direta: não há favorito no segundo turno; a disputa está completamente aberta.
Se Fátima liderou todo o primeiro turno, sem ter a primeira posição ameaçada, agora vive um momento delicado com a aproximação de Carlos Eduardo. O viés de crescimento do candidato do PDT, verificado no primeiro turno, principalmente na reta final, mostra-se presente no início do segundo turno. Ele terminou 13,72% atrás de Fátima no turno inicial; agora está a apenas 6 pontos.
A pesquisa identifica uma movimentação da massa de votos correspondente a 1,098 milhão de eleitores que não votaram no primeiro turno nem em Fátima, nem em Carlos Eduardo. O ponto mais esclarecedor, que justifica o crescimento de Carlos Eduardo, é a intenção de votos dos eleitores que votaram nos candidatos que não passaram para o segundo turno. Veja a migração dos votos do primeiro para o segundo turno, segundo a pesquisa:
Eleitores de Robinson Faria (PSD): 47,57% para Carlos e 33,98% para Fátima;
Eleitores de Brenno Queiroga (Solidariedade): 62,71% para Carlos e 22,03% para Fátima;
Eleitores do professor Carlos Alberto (Psol): 35,71% para Carlos e 28,57% para Fátima.
Cálculos simples revelam uma média de 170 mil eleitores que sufragaram em outros candidatos migraram para Carlos Eduardo. A candidata petista também recebeu votos, porém, em menor proporção.
Há um ponto importante e, provavelmente decisivo: mais de 660 mil votos estão flutuantes, correspondentes às abstenções e nulos do primeiro turno. Quem tiver maior capacidade de atrair esses eleitores, certamente terminará vencedor.
Baseado nos números da pesquisa Fiern/Certus, pode-se afirmar que Carlos Eduardo cresceu, reduziu a distância para Fátima e a disputa está totalmente aberta, não sendo possível, nesse momento, afirmar se Fátima vai se segurar na liderança ou se Carlos ultrapassará na reta final.
O fato é que a emoção que faltou no primeiro turno, terá de sobra no turno decisivo.
FRASE
"A sociedade não funciona bem quando se baseia no ódio."
Roman Krznaric – Filósofo e membro fundador da The School of Life, que está visitando o Brasil dividido pelas eleições.
OUTUBRO ROSA
A Câmara Municipal de Mossoró e o grupo Reviver estão oferecendo exames de mamografia gratuitos à população. Uma unidade móvel está estacionada em frente à sede do Legislativo para atender as pessoas das 8h às 17h. No primeiro dia 70 mulheres fizeram o exame e a previsão é de que esse número aumente hoje. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa em Mossoró.
NOVO?
Segundo dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, 12 dos 54 senadores eleitos e reeleitos devem, juntos, cerca de R$ 65 milhões à União. Eles estão inscritos na dívida ativa por pendências previdenciárias e outros tipos de tributos não pagos. O senador Jáder Barbalho (MDB), reeleito pelo Pará, é o que mais deve: R$ 57,7 milhões em débitos de suas três empresas.
SEM FORO
Sem mandato a partir de 2019, cinco políticos do RN passarão a ser investigados pela justiça de primeiro grau: governador Robinson Faria (PSD), senador José Agripino Maia (DEM) e os deputados federais Rogério Marinho (PSDB) e Felipe Maia (DEM) e o estadual Ricardo Motta (PSB).
SEGUE
Situações mais delicadas são de Robinson, investigado nas operações "Dama de Espadas" e Anteros; Ricardo Motta, investigado na "Dama de Espadas" e "Candeeiro"; e José Agripino, alcançado pelas operações "Sinal Fechado" e "Lava Jato".
MAIS PESQUISAS
Mais três pesquisas movimentarão a disputa pelo governo nesta semana. Nesta quarta-feira, 17, serão divulgadas Ibope/InterTV Cabugi e Seta/Blog do BG; e na sexta-feira, 19, pesquisa Big Data, que é feita através de telefone. As três pesquisas estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral.
PRIORIDADES
Restabelecer a segurança pública é a prioridade de 33,12% da população, segundo pesquisa Fiern/Certus. Outros 26,03% priorizam a saúde. E 5,11% esperam que o futuro governo priorize o equilíbrio fiscal.
É NOTÍCIA
1 - Hoje, no Dia Mundial da Alimentação, um alerta preocupante: o Brasil deverá voltar para o "mapa da fome" no próximo ano, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
2 - A Câmara dos Deputados realiza hoje sessão solene em homenagem aos 50 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Às 9h30. A proposição é do deputado federal mossoroense Beto Rosado, do Progressista.
3 - Palavras dos presidenciáveis no Dia do Professor: "Vamos resgatar o respeito na sala de aula", afirmou Bolsonaro; "A missão do professor é se doar para outro aprender", disse Haddad.
4 - Circulando a nova edição da revista Acontece, editada por Neide Carlos/Marcelo Bento. Na entrevista, o prefeito de Patu, Rivelino Câmara defende o pacto federativo. Confira nas bancas.
5 - O feriadão de Nossa Senhora Aparecida foi tranquilo nas rodovias federais que cruzam o Rio Grande do Norte. Nenhum acidente com morte, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Amém!
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.