LULA TRAVA O PT
O comentário é do jornalista Josias de Souza, em seu prestigiado blog:
Formou-se no PT um grupo que enxerga no resultado das urnas uma nova chance para aprender com os erros que fizeram do antipetismo a maior força política da temporada eleitoral de 2018. Esse núcleo defende a saída de Gleisi Hoffmann da presidência do partido e a desobstrução do debate sobre uma autocrítica genuína. Informado, Lula travou o movimento.
Preso em Curitiba desde 7 de abril, Lula executou três lances. Num, sinalizou que continua prestigiando Gleisi. Noutro, cortou as asas de Fernando Haddad, que alguns companheiros enxergavam como um líder emergente. Num terceiro lance, Lula empurrou para depois do Carnaval de 2019 qualquer debate sobre o futuro da legenda e o formato da oposição a ser feita ao governo de Jair Bolsonaro.
Com sua trava, Lula represou articulações que estavam em estágio embrionário. Mas o nível da inquietação interna no PT continua subindo. Sobe num ritmo calculado – nem tão rápido que parece contestação à liderança de Lula nem tão devagar que ignore as evidências de que o grande líder está fadado a amargar pelo menos mais duas novas condenações na Lava Jato, dessa vez sem Sergio Moro, o ''demônio'' para o qual Lula tentava transferir suas culpas.
O pedaço inquieto do petismo projetava a costura de alianças políticas em novas bases, agora sem a pretensão de que o PT voltasse a impor aos parceiros sua liderança hegemônica. O grupo passou a recear que, ao trancar o debate, Lula condene o PT ao isolamento. Na semana passada três aliados – PCdoB, PSB e PDT – começaram a colocar em pé um bloco de oposição na Câmara. Sem o PT.
Nesta quarta-feira, enquanto Haddad visitava Lula na cadeia de Curitiba, Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) discutiam em Brasília a formação de uma frente de centro-esquerda para fazer oposição ao governo de Jair Bolsonaro. De novo, sem o PT.
Na 13ª Vara Federal de Curitiba, a juíza substituta de Sérgio Moro, Gabriela Hardt, interrogou, também nesta quarta-feira, três delatores da Odebrecht na ação sobre o sítio utilizado pela família Lula da Silva em Atibaia. Marcelo Odebrecht e seu pai, Emílio, reafirmaram que a obra de reforma da propriedade foi feita como retribuição por favores prestados ao Grupo Odebrecht durante os governos de Lula.
Ex-diretor da Odebrecht, Alexandrino Alencar também repetiu o que dissera em sua delação. Segundo ele, as obras no sítio foram bancadas pela empreiteira a pedido da então primeira-dama Marisa Letícia. Alega-se que ela queria presentear o marido quando ele deixasse a Presidência. Alexandrino contou ter levado o pedido de Marisa a Emílio Odebrecht, que ordenou a execução das obras.
É contra esse pano de fundo que Lula leva o pé à porta para bloquear a movimentação do grupo que defende um debate franco sobre as perversões cometidas pelo PT. Pela enésima vez, o petismo se dá conta de que Lula pensa primeiro nele, não no partido que fundou.
FRASE
"Se já não era oportuno em 2016, hoje, com a situação econômico-financeira da União e dos Estados, muito menos."
MARCO AURÉLIO DE MELLO – Ministro do STF, sobre o reajuste dos salários dos ministros da Suprema Corte.
CASSADO
A Lei da Ficha Limpa foi aplicada pelo TSE para cassar o prefeito de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues. Ele tem condenação por colegiado. Foi eleito em 2016 com a candidatura sub judice. O TRE-RN indeferiu o registro e agora o TSE reafirmou a decisão. O presidente da Câmara, Nixon Baracho (DEM), assume o cargo. A Justiça vai definir a data das eleições suplementares.
FALIDO
Os bandidos mataram a empresária Maria Conceição de Lima, na cidade de Santo Antônio. Pessoa de bem. Assim como mataram o bebê Anthony Calleb e a adolescente Geane Melo, em Mossoró. Esses crimes, bárbaros, mostram que a mira da pistola também está apontada para os inocentes. E, por consequência, expõe a falência do sistema de segurança pública no Rio Grande do Norte.
BRASÍLIA TREME
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) vai à promessa de campanha de abrir a "caixa preta" do BNDES. "Os brasileiros têm o direito de saber o que fizeram com o dinheiro público nos últimos anos", justificou, tirando o sono da turma que deixou as digitais no banco.
VALE LEMBRAR...
...Que o BNDES foi alvo de investigação da Polícia Federal, o que rendeu, entre outras coisas, o indiciamento dos ex-ministro do governo do PT, Antônio Palocci e Guido Mantega, além do ex-presidente do banco Luciano Coutinho e dos irmãos metralhas da JBS. Eles deixaram rastro e mau cheiro insuportável.
EFEITO CASCATA
O reajuste de 16% nos salários dos ministros do STF, aprovado no Senado, vai ter um impacto de R$ 25,8 milhões nas contas públicas do RN em 2019. Em outras palavras, vai "comer" as sobras do orçamento do Judiciário potiguar.
PROPINOLÂNDIA
Sete deputados do RJ foram presos pela Polícia Federal. Eles vendiam o voto para aprovar matérias do Executivo que beneficiavam grupo criminoso. Também indicavam "fantasmas" para cargos comissionados.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 1961, começava a circular o jornal Diário de Mossoró. O projeto editoral foi dos políticos Dix-huit Rosado e Tarcísio Maia e do jornalista Enéas Negreiros. Circulou por três anos.
2 - Em 2004, nesta data, a prefeita Rosalba Ciarlini inaugurava o Centro de Cidadania Prefeito Alcides Belo, na antiga Estação Rodoviária de Mossoró, no bairro Aeroporto. No local, funcionam as pastas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.
3 - O Hino da cidade de Mossoró foi oficializado nesta data, em 1995, pelo decreto 1395/95. A letra é do professor José Fernandes Vidal. O hino, porém, é pouco conhecido dos mossoroenses.
4 - O governador Robinson Faria fez novo crédito suplementar, no valor de R$ 86 milhões, no Fundo Financeiro do Estado (FUNFIR). Para completar a conta dos aposentados e pensionistas.
5 - Vem aí a segunda condenação do ex-presidente Lula (PT), também por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O processo está pronto para receber a sentença na ''República de Curitiba".
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.