ENTENDA O CASO KERINHO
Fernando Mineiro (PT) ou Beto Rosado (PP)? Quem será o diplomado entre os oito deputados federais eleitos nas eleições de outubro?
O “Caso Kerinho” virou uma espécie de segundo turno das eleições proporcionais e, por consequência, uma disputa nas redes sociais com notícias desencontradas e de desinformação deliberada. De lado a lado.
A indústria da contrainformação ganhou força na noite de terça-feira, 20, quando a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) comprovou que o candidato Kericlis Alves Ribeiro (PDT), o Kerinho, entregou os documentos necessários para o registro de candidatura em tempo hábil, dentro do prazo estabelecido pelo calendário eleitoral.
O resultado da perícia realizada em mídia eletrônica, atendendo despacho determinado pelo ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi entregue à Coordenadoria de Sistemas Eleitorais (CSELE).
Segundo o relatório, assinado pelo técnico judiciário Hélio Luiz Alves Rodrigues, a entrega da documentação se deu na data de 14/08/2018 às 18 horas e 41 minutos. Como o envio foi feito próximo ao prazo final (15/08/2018), o próprio Tribunal acredita “que as instabilidades provocadas pelo grande volume de arquivos recebidos naquele dia tenha causado erro e o não processamento dos arquivos do candidato em questão”.
Fato concreto. No entanto, as torcidas nas redes sociais, sustentadas por notícias falsas ou de pouca sustentação, criaram um ambiente onde a verdade foi desafiada a toda prova, como se isso fosse influenciar na decisão final do TSE.
Vamos então, esclarecer a questão em três pontos primordiais:
1 – O relatório da STI, apresentado ontem, que comprova que o candidato Kerinho entregou os documentos dentro do prazo previsto no calendário eleitoral, não significa dizer que ele obteve sucesso definitivo no Recurso Especial Eleitoral (RESPE), uma vez que não houve o julgamento sobre o caso;
2 – De posse do documento emitido pela STI, o ministro-relator Jorge Mussi vai construir o seu voto. Ele deve, antes de levar o voto ao plenário, abrir prazo de três dias para ouvir as partes interessadas, no caso os advogados de Kerinho e do deputado Fernando Mineiro (PT), que entrou no caso como “assessor” do Ministério Público Eleitoral. Esse prazo deverá ser aberto até o final desta semana.
3 – Depois de ouvir as partes interessadas e de construir o seu voto, o ministro Jorge Mussi levará o Recurso Especial Eleitoral para julgamento em plenário, para decisão final dos sete ministros da Corte. A previsão é que entre na pauta de julgamento do TSE na primeira semana de dezembro, ou mais tardar antes da diplomação dos eleitos em outubro deste ano, prevista para o dia 19 de dezembro. Portanto, esse é o cenário em torno do “Caso Kerinho”. E o que pode acontecer? Existem duas possibilidades:
1 – Se o TSE julgar procedente o Recurso Especial Eleitoral e reconhecer o registro de candidatura de Kerinho, os 8.990 votos que ele recebeu serão validados. Por consequência, a Coligação 100% RN passará a somar mais votos do que a coligação do Lado Certo, entrando Beto Rosado na lista dos oito deputados federais eleitos e saindo Fernando Mineiro (PT).
2 – Se o TSE julgar improcedente, os votos de Kerinho continuarão inválidos e, dessa forma, a bancada federal eleita continuará a mesma, com Fernando Mineiro garantido e Beto Rosado na condição de primeiro suplente da Coligação 100% RN.
Esse é o cenário e nenhum outro. Isso, porém, não impede o achismo e cada um, de acordo com seu conhecimento e/ou desejo, exerce da maneira que achar confortável.
Porém, o bom senso aconselha esperar o veredicto do TSE.
FRASE
"Queremos a celebração de um pacto nacional pela segurança pública."
FÁTIMA BEZERRA – Governadora eleita do RN no encontro dos governadores do Nordeste em Brasília.
SANTA LUZIA
A Big Band do Sesi se apresentará na abertura oficial da Festa de Santa Luzia 2018, no dia 3 de dezembro. E a dupla Ítalo e Renno fará o show de encerramento, no dia 13, logo após a tradicional procissão, que neste ano sairá da Igreja São Paulo, no bairro Nove Betânia. O JORNAL DE FATO está editando a revista especial para circular no período da festa da padroeira dos mossoroenses.
CONTADOR
A Prefeitura de Mossoró criou o selo "Contador (a) Amigo (a) da Infância e Adolescência", para estimular o profissional a indicar pessoas jurídicas e físicas para contribuir com o Fundo para Infância e Adolescência (FIA). O selo será concedido aos que indicarem o maior número de contribuintes. E o contador poderá usar o selo para fins de propaganda e divulgação.
MANJADO
Emenda encartada no orçamento de 2019 do município impede que o Executivo faça abertura de créditos suplementares e remanejamentos sem autorização da Câmara. De autoria do vereador oposicionista Alex do Frango (MDB) teve apoio da bancada governista. Se vetar, a prefeita Rosalba (PP) terá que sentar com os caríssimos edis de sua bancada.
TORRE DE BABEL
O Palácio da Resistência e bancada governista não falam o mesmo idioma faz tempo. E o relacionamento conflituoso se esgarçou ainda mais na campanha eleitoral deste ano. Crise silenciosa, mas de efeitos profundos.
MAIS MÉDICOS
O site do Mais Médicos recebeu 3.336 inscrições em pouco mais de três horas. Houve ataque à plataforma, segundo o Ministério da Saúde. São 8.517 vagas ofertadas para substituir os cubanos que estão indo embora.
SEM SOBRAS
O Tribunal de Justiça do RN vai pagar férias vencidas e licenças prêmios aos seus servidores. São 240 juízes ativos, 15 desembargadores e mais de 2 mil servidores incluindo os comissionados que também têm direito. Com essa "moenda", é difícil devolver real ao Tesouro.
É NOTÍCIA
1 - O professor Lúcio Ney de Souza (Uern) lança hoje o livro "Tribunal do Júri - Reflexões sobre a Justiça", às 19h, no auditório do Tribunal do Júri da Comarca de Mossoró.
2 - A atriz Joana Limaverde está em Mossoró para ministrar curso sobre técnicas de atuação, aberto para atores e atrizes. Hoje e amanhã, na Escola de Artes. É gratuito. Limaverde é bastante conhecida por participar de novelas da Globo, SBT e Record.
3 - Se você acha que a sua vida está ruim porque acabou o crédito do celular, saiba que 85 mil crianças morreram de fome extrema (desnutrição aguda) no Iêmen nos últimos 4 anos.
4 - A rua projetada 879, bairro Costa e Silva, passa a ser chamada de Rua Caby da Costa Lima. Iniciativa do vereador João Gentil, em homenagem ao radialista falecido em janeiro deste ano.
5 - Cuidado: um estelionato está usando o nome do ex-candidato a prefeito Gutemberg Dias (PC do B) para pedir ajuda financeira. O bandido utiliza WhatsApp para se passar pela vítima.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.