CÚPULA DA SEGURANÇA É ACERTO
A definição da cúpula da Segurança e Defesa Social do futuro governo é recebida de forma positiva pela sociedade e por segmentos relacionados à área. Ponto para a governadora eleita Fátima Bezerra (PT). Os escolhidos estão respaldados por seus respectivos currículos e por bons trabalhos que eles já realizaram no Rio Grande do Norte.
Destaque para o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, um nome acima de qualquer questionamento. Araújo foi comandante geral da Polícia Militar nos governos de Iberê Ferreira de Souza (2010) e de Rosalba Ciarlini (2011/2014). Foi reconhecido por todos, mesmo diante da crise que já afetava o sistema de segurança.
Os outros três nomes anunciados oficialmente também tiveram uma resposta positiva, e principalmente dentro das corporações, que esperavam da futura governadora a formação de uma equipe capaz de atender não apenas aos anseios da sociedade, mas também que representassem os agentes de segurança.
O coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, comandante geral da Polícia Militar do RN, é uma unanimidade. Todos queriam o seu nome. Ele tem comprovado capacidade no cargo de chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Tribunal de Justiça do RN (TJRN).
Luís Mauro Albuquerque Araújo, que será responsável pela nova pasta, a Secretaria de Administração Penitenciária, foi um pedido quase unânime. Ele é o atual titular da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (SEJUC), sendo um dos principais responsáveis pela reorganização da Penitenciária Estadual de Alcaçuz.
A delegada Ana Cláudia Saraiva Gomes vai assumir a Delegacia Geral de Polícia Civil, com aval dos colegas. Ela foi indicada pelos delegados da Polícia Civil, que promoveram eleição direta interna para montagem de lista tríplice, com sugestões à futura governadora.
Pois bem.
Fátima decidiu na medida certa. Escolheu o melhor. Ela sabe que a segurança será um dos maiores desafios da sua gestão, pelo cenário de guerra que vive o estado do Rio Grande do Norte.
A segurança, que seria o selo do governo Robinson Faria, acabou se transformando em pesadelo. Para o atual governador, que fracassou, e para os potiguares que estão, cada vez mais, nas mãos e na mira dos bandidos.
Fátima, diferente de Robinson, não fez da segurança seu livro de promessas. Pelo contrário. Admitiu, no palanque, que trabalharia para amenizar o problema, evitando prometer o que não poderia cumprir. Foi sensata.
FRASE
"Já gastei o meu estoque de ministros. Não tenho mais."
OLAVO DE CARVALHO – Jornalista e ensaísta, que indicou os ministros da Educação e Relações Exteriores.
NOSSA ATRIZ
Mossoró celebra nesta segunda-feira, 26, os 90 anos de uma das maiores atrizes da cidade: Maria Lúcia Escóssia de Castro. Fez sucesso nos palcos do RN, RJ, PB e outros estados. Participou do filme "Jesuíno Brilhante - O Cangaceiro Romântico" e fez o papel de Santa Luzia na primeira edição do Oratório, em 2001. Além de atriz, também escritora. Patrimônio cultural de Mossoró.
MOEDA NA PRAÇA
A partir desta segunda-feira, 26, a Previdência Social vai oxigenar a economia potiguar com R$ 864 milhões. Os recursos são referentes ao pagamento da folha de novembro e da segunda parcela do 13° salário aos 587.329 aposentados e pensionistas. Nessa segunda parcela da gratificação natalina, haverá o desconto do Imposto de Renda sobre o 13°. O pagamento vai até o dia 7.
MÃOS SUJAS
A condenação por improbidade administrativa, praticada quando era prefeito de São Miguel, tira o deputado reeleito Galeno Torquato (PSD) das duas próximas eleições. Ele teve os direitos políticos suspensos por cinco anos. Galeno foi acusado e condenado por esquema que drenou dinheiro da saúde pública.
TÚNEL DO TEMPO
Em 1965, surgia o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), fundado oficialmente um ano depois, em 1965. O partido abrigou opositores do regime militar ante o poderio governista da Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Em setembro de 1979, foi dissolvido por divergências profundas, dando vida ao PMDB.
SEGUE
Em 2017, mergulhado em crise ética e política, os peemedebistas cortaram o "P" e voltaram ao MDB. Jogada de efeito, visual, mas que não apagou as marcas sujas por escândalos de corrupção. Rejeitado nas urnas.
RESISTÊNCIA
As mudanças que precisam ser feitas serão feitas. Já definidas, que se diga. Vão se tornar públicas ao seu tempo. Sem açodamento, como diria o saudoso empresário e político Diran Amaral.
É NOTÍCIA
1 - Hoje, tem o espetáculo "Alegria de um sonho" no Teatro Dix-huit Rosado, às 19h, em celebração aos 50 anos de fundação do Instituto Alvorada, das irmãs educadoras Zileide e Zilma Vieira.
2 - Todas as vagas disponíveis no edital do Mais Médicos para o Rio Grande do Norte foram preenchidas. Os médicos deverão iniciar o trabalho nos 67 municípios potiguares na primeira quinzena de dezembro. Mossoró manteve as 14 vagas no programa.
3 - Sancionada lei que assegura ao aluno portador de deficiência locomotora na rede municipal de ensino a matrícula em escola mais próxima de sua residência. Em vigor no ano letivo de 2019.
4 - No Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado neste domingo, 25, um alerta: os estoques do banco de sangue do Hemocentro Mossoró estão precisando de doações. Faça a sua parte.
5 - O Estação Juventude 2.0 vai inserir jovens de 15 a 29 anos nos programas e ações que promovam a inclusão social. O projeto será lançado pela prefeita Rosalba na quarta-feira, 28.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.