Terça-Feira, 25 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 05 Jan 2019 | Coluna César Santos - 5 de janeiro

Crédito da foto: Blog do Skarlack Isolda Dantas monitorou ofensiva contra Rosalba da janela da Câmara Municipal

ISOLDA ANTECIPA SUCESSÃO

A decisão de estabelecer novos critérios e regras para adequar à lei o programa de estágio remunerado no âmbito da Prefeitura de Mossoró, virou polêmica desnecessária. Em situação normal, o diálogo ganharia força e o entendimento também, uma vez que não há o interesse de prejudicar a quem precisa do benefício.

Nesse caso, dois pontos devem ser observados:

1 – Faltou ao Município melhor comunicação.

Explicar à sociedade o que há de verdade, certamente evitaria a máquina da contrainformação.

Era para ter informado, de forma bem clara e que não restassem dúvidas, o seguinte:

A Prefeitura de Mossoró tem atualmente mais de 600 estagiários, sendo 248 somente na Secretaria Municipal de Educação. Decidiu estabelecer critérios e regras para se adequar à lei.

Para isso, o Executivo vai rescindir o contrato atual dos estagiários, fazer convênios com as instituições de ensino, examinar tecnicamente cada candidato e abrir novamente a contratação.

O Município deveria, também, ter esclarecido, que uma comissão de estagiários já foi recebida pelo secretário de Administração, Pedro Almeida, para dialogar sobre o assunto e assumir compromisso.

2 – Está havendo o uso politiqueiro por parte da vereadora e deputada estadual eleita Isolda Dantas (PT), tida e vista como pré-candidata à Prefeitura de Mossoró nas eleições de 2020.

A petista organizou uma ofensiva para atingir a prefeita Rosalba Ciarlini (PP), quando esta saía da Câmara Municipal onde havia prestigiado a posse da nova mesa diretora. Isolda foi flagrada, com imagens gravadas, monitorando o movimento que ocorria no lado de fora da sede do Legislativo mossoroense.

No grupo de manifestantes, poucos estagiários. A maioria havia sido garimpada dos corredores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde funciona estrutura de grupos de esquerda ligados a Isolda e de movimentos organizados pela vereadora que participaram ativamente de sua campanha eleitoral. Também foram chamados reforços que atuam no IF local, que nem de longe sabem o que é o programa de estágio remunerado, nem tem qualquer identificação com a causa.

Pois bem.

O fato é que a prefeita Rosalba poderia ter melhor sorte se a sua comunicação tivesse funcionado nesse caso.

Por outro lado, a chefe do Executivo mossoroense já sabe que Isolda está com as armas afiadas para tentar atingi-la politicamente, de olho em 2020.

É jogar o jogo, então.

 

FRASE

"É o povo do Ceará que precisa neste momento".

JAIR BOLSONARO – Presidente, sobre o socorro das Forças Armadas ao estado governado pelo PT.

 

HELOÍSA LEÃO

 Há 61 anos, Heloisa Leão de Moura entrava para a história como a primeira mulher eleita para a Câmara Municipal de Mossoró. Era 1958. A filha de Raimundo Leão e dona Francisca era professora por formação e devoção e foi a fundadora da Escola Ambulatório Cardeal Câmara. Mossoró presta homenagem dando o seu nome na Escola Municipal do bairro Bom Jesus.

 

CULTURA

 O padre Guimarães Neto confirmou ao titular da coluna que vai assumir a direção do Teatro Estadual Lauro Monte Filho. Aceitou convite feito pelo presidente da Fundação José Augusto, jornalista e poeta Crispiniano Neto. Guimarães assume o desafio de revitalizar o teatro que passou 10 anos fechado. Reformado, o Lauro Monte Filho reabriu no finalzinho do ano passado.

 

PITADA POLÍTICA

 O Sindsaúde anuncia paralisação de 24 horas no Hospital Walfredo Gurgel no dia 10 deste mês. Pressão para o Governo pagar os salários atrasados dos servidores de saúde. Por trás do protesto, justo, a pitada política. O PC do B, que controla o sindicato, está indignado por não ter sido ouvido na distribuição de cargos do governo Fátima Bezerra (PT).

 

RETROVISOR

 A chegada do advogado Nereu Linhares na presidência do Instituto da Previdência do RN (IPERN) torna inevitável o aumento da alíquota de 11% para 14%. Coisa que ele e a governadora Fátima Bezerra (PT) criticavam num passado bem recente.

 

COM A BOLA TODA

 O vereador Paulinho Freire inicia 2019 com tudo: empossado na presidência da Câmara de Natal, eleito presidente da Federação das Câmaras Municipais e prestigiado pelo prefeito Álvaro Dias. Como 2020 é bem aí, Freire ganha força.

 

FEMURN

 O prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Cassimiro, “Naldinho”, será eleito presidente da Federação dos Municípios do RN. Encabeça chapa de consenso. As eleições estão marcadas para terça-feira, 8.

 

 É NOTÍCIA

1 - Finalzinho da tarde deste sábado, 5, vibezinha no Hotel Dunas, praia das Manoelas, com Melim, Sax in the house, Felipe Costa e Rhian Ferraz. Vamos lá, a partir das 17h.

2 - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, passa o fim de semana em Natal. E, na segunda-feira, 7, prestigia a posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador João Rebouças.

3 - O presidente Jair Bolsonaro (PSL) defende idade mínima para aposentadoria de 62 anos para homem e 57 para mulher. O projeto de reforma da Previdência chegará à Câmara em fevereiro.

4 - O ministro Sérgio Moro vai socorrer o Governo do Ceará na "guerra" contra o crime organizado. 300 homens das Forças Armadas chegam hoje a Fortaleza para colocar ordem na casa.

5 - Mossoró aderiu à campanha nacional "Janeiro Branco", em favor da saúde mental. A programação será lançada pela Secretaria de Saúde na terça-feira, 8, envolvendo todas as unidades.

Tags:

Sucessão
Mossoró
Prefeitura
Isolda Dantas
Rosalba Ciarlini
estágio

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO