POR QUÉ NO TE CALLAS?
A governadora Fátima Bezerra (PT) pediu à futura bancada federal potiguar para viabilizar uma audiência com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), com a finalidade de buscar o apoio do Governo Federal para tirar o Rio Grande do Norte do buraco em que se encontra. Fátima também pediu aos deputados federais a união para lutar, em Brasília, pela liberação de recursos extras.
Na reunião da governadora e a bancada federal, realizada na segunda-feira, 21, o deputado eleito e diplomado general Eliéser Girão, legítimo representante do governo Bolsonaro no RN, estendeu a mão para ajudar o Estado. Deixou claro que a política partidária, as diferenças ideológicas, devem ser deixadas de lado nesse momento em que o RN precisa da ajuda de todos. De imediato, se comprometeu a intervir junto ao Palácio do Planalto para marcar audiência da governadora com o presidente.
Beleza.
Só que, 48 horas depois, o deputado estadual Fernando Mineiro, que faz parte do primeiro escalão do governo Fátima Bezerra, tratou de espalhar o que estava se juntando. Através das redes sociais, o expoente do petismo potiguar atacou de forma dura e radical o presidente da República, usando como pano de fundo o noticiário negativo em torno do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL), filho mais velho de Jair Bolsonaro.
Entre outras coisas, disse que o presidente da República é uma “fraude” e que só foi eleito “graças a um clima favorável ao ódio de classe e intolerância criado pela mídia e pelo Ministério Público.” E completou: “Ele é fruto de parte do sistema político. O que vemos agora é a ponta do iceberg revelando o modus operandi dele e dos filhos na política”.
Nomeado para a Secretaria de Gestão de Projetos e Metas do Governo, pasta que coordena o maior programa de investimento do Estado – “RN Sustentável”, rebatizado de “Governo Cidadão”, Mineiro expôs o que o governo pensa de Jair Bolsonaro, afinal, a sua palavra representa a palavra do governo, não há como desassociar.
Daí, questiona-se: como Fátima Bezerra quer a parceria de um governo que seu auxiliar e seu partido consideram uma “fraude”? Complicado.
É provável que Mineiro, ao falar pelos cotovelos, não teve a menor preocupação de destruir o que a governadora Fátima construiu até aqui. Nesse caso, Fátima tem por obrigação chamar a atenção do seu auxiliar e, de forma direta, mandar calar a boca. Se persistir, abrir a porta de saída. Do contrário, muito dificilmente o presidente, chamado de “fraude”, estenderá a mão a quem o agride gratuitamente.
O RN tem uma dívida pendurada no pescoço de quase R$ 3 bilhões. Para sair dela, só com a mão amiga de Brasília. Ponto.
FRASE
"Se Flávio errou, ele terá de pagar, e eu lamento como pai."
JAIR BOLSONARO – Presidente, afirmando que não passará a mão na cabeça do encrencado filho Flávio Bolsonaro.
CIDADE JUNINA
O Mossoró Cidade Junina de 2019 será realizado entre os dias 8 e 30 de junho. O ''Pingo da Mei Dia", comboio junino que abre o evento, sairá do primeiro para o segundo sábado de junho. O ''Boca da Noite" será realizado no dia 29 e a final do Festival de Quadrilhas Juninas encerrará a festa no dia 30. O calendário está pronto, agora a Secretaria de Cultura vai definir as atrações.
CASCA GROSSA
A escolha do conselheiro Carlos Thompson para relatar as contas do primeiro ano da gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) é um aviso ao novo governo para zelar pelas contas. Conhecido como "casca grossa", Thompson não deixa passar um centavo fora da matemática exata. O conselheiro já deu dores de cabeça em muitos agentes públicos. Tá dado o recado.
POSIÇÃO FIRME
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirma que se o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL), seu filho mais velho, tiver errado, deve pagar pelo erro. E lamentou como pai. A posição do presidente é difícil, mexe com filho, mas ele fortalece a agenda contra a corrupção.
CIRURGIAS
A secretária de Saúde de Mossoró, Saudade Azevedo, prevê a retomada de cirurgias eletivas no mês de fevereiro. Para isso, a Prefeitura está negociando débitos com prestadores de serviços e correndo atrás da contrapartida do Estado que não é feita desde 2018. As cirurgias foram suspensas há um ano.
SEM ADVERSÁRIO
A eleição para presidente da Assembleia Legislativa caminha para chapa única. O atual presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) está costurando o apoio de todos. Dos 24 parlamentares da futura legislatura, ele já conta quase duas dezenas. As eleições estão marcadas para 1º de fevereiro.
NOVA LIDERANÇA
No momento de exposição dos pelegos, um vácuo vai se abrindo no movimento de luta dos servidores estaduais. E a sindicalista Janeayre Souto, do Sinsp, ocupando com discurso forte.
É NOTÍCIA
1 - A jornalista Andréa Ramos assume a Secretaria de Comunicação do Tribunal de Justiça do RN. Já a jornalista Geórgia Nery assume a Chefia de Gabinete do presidente João Rebouças.
2 - O país fechou 2018 com saldo positivo com 529,5 mil novos postos de trabalho. Esse foi o primeiro saldo positivo desde 2014, quando houve geração de 420,6 mil empregos formais. E Temer terminou o ano esculachado pelo povo. Coisas do Brasil.
3 - O ex-prefeito Laércio José, de São José do Campestre, está atrás das grades. Ele foi condenado e preso por fraudes em licitações da Prefeitura no ano de 2003. Antes tarde do que nunca.
4 - Hoje é o Dia Nacional do Aposentado e da Previdência Social. Sem motivo para comemoração. O aposentado, apreensivo, e a Previdência, quebrada à espera de um milagre.
5 - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, cumprirá agenda em Mossoró nos dias 14 e 15 de fevereiro. Na agenda, reunião-jantar com o setor produtivo e visita a fazenda de melão da Famosa.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.