Segunda-Feira, 24 de fevereiro de 2025

Postado às 10h15 | 31 Jan 2019 | Sancionada lei estadual que institui cotas étnico-raciais na Uern

Crédito da foto: Arquivo/JORNAL DE FATO Uern tem políticas que permitem maior acesso ao ensino superior

A governadora Fátima Bezerra, da lei 10.480/2019, que institui as cotas étnico-raciais e o Argumento de Inclusão Regional no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A lei, que está publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (31), preserva também a cota social (50%) e a cota para pessoa com deficiência (5%), já praticadas pela instituição.

A proposta da lei foi elaborada pela Administração Central da universidade, e encaminhada ao deputado federal, Fernando Mineiro (PT), que a apresentou na Assembleia Legislativa, onde foi aprovada por unanimidade. De lá seguiu para sanção da governadora.

A proposta visa garantir na universidade o atendimento às políticas de ações afirmativas que são base do projeto de uma universidade socialmente referenciada.

Com a sanção da lei, o novo sistema de cotas já será implantado nos próximos processos seletivos da universidade.

A implementação de políticas de maior acesso à universidade e garantia de permanência dos alunos faz parte dos compromissos assumidos pela gestão atual da universidade, que tem à frente o reitor Pedro Fernandes e a vice-reitora Fátima Raquel.

Tags:

Uern
lei
étnico-racial
Fátima Bezerra
governadora
Rio Grande do Norte

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO