Segunda-Feira, 24 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 06 Fev 2019 | Uern pode participar do projeto de consórcios federativos da saúde

Crédito da foto: Cedida Reitor Pedro Fernandes se reuniu com Cipriano Maia em Mossoró

O secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, está propondo parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no campo da educação na área da saúde, como parte do projeto de implantação dos consórcios interfederativos no Estado.

Maia e o reitor Pedro Fernandes discutiram o assunto nesta terça-feira (5), em reunião realizada na Reitoria da Uern. Antes, o secretário de saúde se reuniu com prefeitos e secretários municipais na 2ª Ursap para debater o projeto.

"Temos um desafio grande que é efetivar uma política de educação pública com o Sistema Único de Saúde", afirmou maia. Segundo ele, a parceria com a Uern pode fortalecer a rede SUS como espaço de formação acadêmica, “por isso temos interesse em fazer essa parceria institucional, porque quem ganha é o sistema de saúde e a população a ser atendida".

Maia ressaltou também a importância da regionalização e dos consórcios interfederativos de Saúde como nova política da gestão.

O reitor colocou a Uern à disposição para fazer essa parceria e enfatizou a necessidade da inserção do aluno nesse projeto.

"O nosso aluno tem que ter muita motivação para desenvolver o seu potencial. Nós temos muita coisa para mostrar", disse. Para Pedro Fernandes, ao ter uma motivação prática, o aluno começa a ter mais apego ao curso.

A convite do reitor, Cipriano, juntamente com a subsecretária de Planejamento e Gestão, Márcia Lucas, e a coordenadora de Operações de Hospitais e Unidades de Referência da Sesap, Milena Martins, visitaram o laboratório da Uern.

 

Tags:

Uern
saúde
consórcio
federativo
Cipriano Maia
Pedro Fernandes

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO