A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, garantiu três ações concretas em benefício a produção agrícola potiguar, a partir do diagnóstico feito durante visita a Mossoró nesta sexta-feira (16) e sábado (17).
“Vim a essa fazenda que é famosa na produção de melão para conversar com os produtores, com a prefeita e com o pessoal da assistência técnica, porque temos ainda muitas políticas dispersas e o Ministério quer concentrá-las para que possam chegar diretamente ao produtor”, disse Tereza Cristina, durante a visita a agrícola Famosa, acompanhada da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), de produtores, técnicos e políticos.
Tereza Cristina teve o contato mais próximo com os produtores. Ouviu as reivindicações e assumiu compromisso. Essa proximidade, segundo a ministra, será com a viabilidade de assistência técnica e crédito para o pequeno produtor.
“Esse crédito existe em abundância, mas às vezes fica na metade do caminho. Pretendemos voltar daqui a três meses com ações concretas para geração de emprego e renda, principalmente para o pequeno produtor”, continuou.
A prefeita Rosalba destacou que Mossoró é o maior exportador de melão do mundo e possui uma importante área de fruticultura irrigada. “Vamos conversar com a ministra no sentido de apresentar reinvindicações como melhorias de estradas, apoio ao pequeno produtor. Está sendo ótimo ele vir aqui, ver de perto o que Mossoró produz”, frisou.
Rosalba aproveitou a agenda da ministra para abrir fortalecer a luta da indústria salineira, que neste momento enfrenta dificuldade em virtude de ação do Ministério Público Federal que exige a saída e realocação de 18 salinas da Área de Proteção Permanente. A prefeita pediu o apoio ao decreto presidencial que torna de interesse social o sal potiguar.
“Esse documento tem como objetivo dar segurança jurídica para os produtores e isso dá respaldo e segurança ao setor salineiro. A ministra vai conhecer melhor o setor local e as dificuldades enfrentadas e conversar com representantes dos sindicatos”, disse o deputado federal Beto Rosado, que acompanhou a agenda de Tereza Cristina.
Rosalba Ciarlini falou sobre a importância da preservação do meio ambiente, mas justificou a permanência do apoio ao setor salineiro. “Temos que garantir a permanência dessa atividade secular, que garante emprego e renda para Mossoró e toda região”, afirmou a prefeita.
Tereza Cristina desembarcou em Mossoró na tarde de sexta-feira. Em seguida, visitou a fazenda de produção de melão Famosa. Depois, jantou com empresários e político no Thermas. Na manhã deste sábado, antes de viajar para Ipanguassu, se reuniu com Rosalba e Beto Rosado.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.