TRIO PARADA DURA
O ditador Nicolás Maduro mandou fechar a fronteira do Brasil com a Venezuela. Deu uma de bicho brabo, que não tem medo de nada e que se lasque o resto, afinal, ele é ele e um jacaré é um bicho. Vade retro!
Maduro fechou a fronteira para impedir a entrada de ajuda humanitária. Um atestado de óbito – antecipado – do seu próprio povo.
Do lado verde, amarelo, branco, azul anil, duas pontas do universo político são chamados aos carretéis, pela própria natureza de seus atos e de companhias sebosas além fronteiras: o PT e o presidente Jair Bolsonaro (PSL).
No caso do PT, o partido precisa explicar por que é amigo do ditador. Ou, pelo menos, pedir desculpa por ter enviado a sua presidente nacional, Gleisi Hoffmann, para a posse do ditador, reeleito em pleito contaminado, cujo governo não é reconhecido pelo resto do mundo, exceto alguns apoios vermelhos cor de sangue.
Pior do que isso é o silêncio dos companheiros de Gleisi, logo eles que sempre foram barulhentos. Sem o corretivo na maquiagem do PT, o partido fica desmoralizado cada vez que o ditador Maduro apodrece a sua biografia com decisões absurdas e criminosas, como essa de impedir a entrada de ajuda humanitária para salvar os venezuelanos que estão morrendo de fome.
No lado do presidente Bolsonaro, ele deve fazer um mea culpa, ou pedir perdão mesmo, por ter empurrado o país para servir de puxadinho dos Estados Unidos, fazendo o Brasil abrir mão de sua condição de gigante sul-americano.
O governo Bolsonaro está fazendo a vez do menino traquino dentro de casa, mas quando sai às ruas se esconde à sombra do valentão, porque não tem coragem ou não sabe como enfrentar o inimigo. Bolsonaro provocou Maduro e, quando o bicho soltou fogo pelas ventas, ele se agarrou à barra da saia americana.
Isso é o que dá quando um metido a louco se aconselha com um louco diagnosticado.
Bolsonaro aceitou ser o soldadinho de chumbo de Donald Trump, um desequilibrado montado numa potência mundial.
De sorte, Maduro é um ditador caseiro, um cachorro que ladra ao correr atrás da carroça e murcha ao alcançá-la. Ele não tem uma baladeira para rachar o quengo de Bolsonaro ou de Trump. Sobra a ele apenas ruindade para matar o seu povo indefeso.
Em nome da "pátria";
E do "Chaves vive!".
Agora fez lembrar o besteirol do "Lula Livre".
Que Deus tenha piedade dos venezuelanos e de nós brasileiros.
FRASE
"Essa não é uma luta exclusivamente minha. É uma luta de todos."
TATIANA MENDES CUNHA – Chefe de Gabinete no governo Robinson Faria, que ganhou na Justiça o direito de receber os salários atrasados de novembro e dezembro.
SEM SAÚDE
Não tem luvas para procedimento simples no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Já no Walfredo Gurgel, os exames foram suspensos, inclusive, de pacientes internados na UTI. Quem alarma é o deputado estadual dr. Bernardo Amorim (Avante), preocupado com o caos nos dois maiores pronto-socorros do Rio Grande do Norte. E vai piorar. A Sesap-RN está esvaziada.
SEM SAÚDE II
Os grevistas da saúde se concentram hoje no pátio do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Eles exigem o pagamento dos salários atrasados (novembro, dezembro e 13º de 2018). Os servidores vão expor o "Mural da Vergonha", onde denunciam o déficit no quadro de funcionários e a falta de medicamentos e de materiais básicos nas unidades de saúde em todo o Estado do RN.
MAIS TRABALHO
A Câmara Municipal de Mossoró vai reduzir o tempo do recesso parlamentar para trabalhar mais. Diminuirá de 90 dias para 52. Corte de 38 dias. A proposta de iniciativa da presidente Izabel Montenegro (MDB) e do vereador Ozaniel Mesquita (PR) será votada, em caráter de urgência, na próxima semana.
RÁPIDO
A proposta da reforma da Previdência já está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Foi o primeiro movimento da PEC 24 horas depois de chegar à Casa. Uma comissão especial também analisará a proposta. O texto é considerado "enxuto", mas deverá sofrer alterações em pontos cruciais e polêmicos.
CONSTRUÇÃO CIVIL
O gerente geral da Caixa Econômica Federal (CEF) em Mossoró, Julierme Torres, está otimista com a retomada de investimentos na construção civil. Ele destaca que a Caixa tem R$ 17 milhões para investir só no primeiro semestre do ano.
SEGUE
Julierme Torres também mostra-se empolgado com o volume de projetos do programa Minha Casa, Minha Vida, que sairão do papel durante o ano. Centenas de unidades serão construídas.
É NOTÍCIA
1 - Se a Justiça determinou o pagamento dos salários atrasados da ex-chefe de Gabinete Civil do governo, Tatiana Cunha, tem que mandar pagar os atrasados de 104 mil servidores estaduais.
2 - O scanner para fiscalização de cargas no Porto de Natal custa R$ 11 milhões. A Codern não tem esses recursos. E a empresa francesa CMA CGM diz que só volta a usar o porto com o scanner. Ela é a única que transporta produtos do RN para a Europa.
3 - A cantora mossoroense Thábata Mendes voltou com tudo, agora com a carreira administrada pelo renomado produtor musical Rick Bonadio. O single “Credo que Delícia” está bombando.
4 - Está em vigor a lei estadual que reduz o valor cobrado para motocicletas em estacionamentos privados de todo o RN. A tabela deverá estar afixada na entrada dos estacionamentos.
5 - O ex-presidente Lula (PT) teve negado mais um pedido de habeas corpus no STF no caso do triplex. Assim, Lula continuará pagando pena de 12 anos e 1 mês de prisão por crime comum.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.